Por Gildo Júnior
Em 13/07/2019

EDITORIAL

Nossa viagem desta semana vai de Presidente Figueiredo até a nossa linda capital, Boa Vista, passando pela Linha do Equador, conhecido Marco Zero, e Parque Nacional do Viruá. Passando pela enorme ponte de Caracaraí e aproveitando a paisagem que segue por todo o caminho. Nosso roteiro é a Rota 174, a rota do Turismo no Norte do Brasil. Conheça seu mundo, conheça Roraima ao Extremo.

FICA A DICA

Roupas de leves (e claras, roupas pretas atraem insetos), fáceis de secar, sandálias e/ou tênis, repelente e medicamentos pessoais, inclusive antialérgicos, bolsa estanque para colocar as máquinas fotográficas, filmadoras ou celular.

Não esqueça de levar em suas viagens água para estar sempre se reidratando ou tabletes de cereais para repor as proteínas e sais perdidos na caminhada.

Procure pela agência Roraima Adventure que possui ótimos pacotes de turismo e aventura em Roraima e também te levam por vários lugares pelo Brasil a um ótimo preço e também para a prática deste roteiro procure-a pelo fone 3624-9611 ou 3623-6972 ou pelo site www.roraima-brasil.com.br.

​​

ROTA 174 – 2ª PARTE – DE PRESIDENTE FIGUEIREDO A BOA VISTA

Natureza, vida nativa em abundância, pessoas simples e de bem com o mundo, e lugares inesquecíveis. Assim é a rota 174, uma viagem para nunca mais esquecer.

A ROTA 174 pode ser visitada durante o ano todo. A região tem apenas duas estações climáticas distintas: as chuvas e a seca. A viagem tem início em Manaus, mas o roteiro pode ser modificado, conforme a disponibilidade de tempo do viajante, ou se preferir fazer somente algumas das partes que tenha mais interesse.

A Roraima Adventure em Roraima é uma das empresas cadastradas para fazer este roteiro.

4º AO 6º DIA

4º Dia – DE PRESIDENTE FIGUEIREDO AO PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ

– 07h30 – Saída para Parque Nacional do Viruá, com uma parada no Marco da Linha do Equador. 

O marco fica localizado à beira da BR 174, no município de Rorainópolis (sul do Estado), no distrito de Nova Colina, na comunidade Equador, já próximo à divisa com o Estado do Amazonas. Segundo exotéricos, nesse local paira uma grande magia, que mexe com a imaginação de quem o visita.

O almoço será na cidade de Rorainópolis, situada à margem da BR 174.

– Chegada no final da tarde no Parque Nacional do Viruá. Jantar e pernoite.

5º Dia – PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ

O Parque Nacional do Viruá foi criado com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica que ocorrem ao sul de Roraima, permitindo também a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico. O parque está localizado no município de Caracaraí (RR) e desde 1998 protege mais de 200.000 ha de um tipo de vegetação de transição entre a floresta densa e o cerrado, conhecido como lavrado na região.

O nome do parque vem do igarapé que nasce em seu interior. A área compreende uma vasta superfície praticamente plana, com predomínio de solos arenosos e mal drenados, com grande quantidade de lagoas. Na parte norte existe alguns morros com altitudes modestas, de aproximadamente 300 m. Ao longo da extensão oeste, delimitada pelo Rio Branco, há ocorrência de planícies inundáveis, situação observada também na porção sul, ao longo do Rio Anauá. O clima é quente e úmido na maior parte do ano, mas apresenta uma estação seca entre os meses de setembro a março.

A área do parque abriga espécies características de ambientes alagados, como palmeiras buriti, açaí, jauari e outras como a bacaba e o inajá que ocorrem em áreas de igapó. A fauna apresenta espécies migratórias de aves como o tuiuiú (chamado de passarão no estado de Roraima) e a águia pescadora, aves de ambientes encharcados como a garça-branca e a jaçanã, além de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a suçuarana e a anta.

– 07h00 – Café da manhã e passeio na Estrada Perdida, onde iremos observar a fauna na Trilha de Pesquisa do Parque e passeios na floresta de transição.

– O almoço será no Parque mesmo. Neste dia pernoita-se novamente no Parque.

6º Dia – DO PARQUE NACIONAL DO VIRUÁ A BOA VISTA

– 06h30 – Café da manhã e saída para Boa Vista, com chegada prevista para as 10h00. Check-in no hotel.
– 12h00 – Almoço em local recomendado.
– 14h30 – Inicia-se o city-tour, terminando as 17h00 na Orla Taumannan, de onde se inicia o river-tour pelo Rio Branco no barco Bicho do Rio.
– 19h00 – Happy-hour na Orla Taumannan.
– 21h30 – Transfer para hotel. Pernoite.
    
Na próxima semana daremos continuidade a essa viagem, saindo de Boa Vista e seguindo pela BR-174 até cruzar nossa fronteira e seguir até a comunidade Paraitepuy, com vista para o Monte Roraima e de lá seguindo para o Tepequém.

BÓRA VIAJAR?

IX Edição do Lual na Gran Sabana com a turma da Clube Native, saindo dia 13 de JULHO, por apenas R$ 210,00, você terá translado de Boa Vista, taxas das cachoeiras, serviços de guia e hospedagem, além de um final de semana repleto de muita aventura e emoção. Entre em contato no 95 98102-0913 e vamos nessa!
 
BÓRA VIAJAR 2?

Opa, aproveitar o final de semana na Gran Sabana, indo para as cachoeiras, curtindo a viagem e fazendo muitas fotos. Contato 99135-2288 ou pelo Instagram @caburai.adventure.
 
INSTAGRAM RORAIMA

A foto selecionada da semana foi a da @noramportela, publicada no Instagram e obtida por meio da hashtag #roraima e publicada em nosso IG @roraimaaoextremo. Uma linda foto show, que já dá vontade de remar pelo rio Branco, aproveitando o por do sol, parabéns pelo registro. Quer que sua foto seja a próxima a estar aqui na coluna Roraima ao Extremo? Faça uma com o tema belezas naturais, turismo, esporte ou aventura em nossa região e, ao publicá-la no Instagram, adicione a hashtag #roraima. Assim, nossa equipe selecionará a melhor foto da semana. Quem sabe não será a sua a próxima a estar aqui!
     
Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail roraimaextremo@gmail.com ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.

Gildo Júnior
Desde: 2000-01-01
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Roraima ao Extremo
+ Ler mais artigos de Roraima ao Extremo