Roraima ao Extremo

Roraima ao Extremo 29 06 2019 8466

EDITORIAL

Hoje nosso roteiro de viagem vai a um lugar abençoado pela natureza. Bem no centro deste país, no estado do Tocantins, encontra-se um paraíso natural de beleza única: o Jalapão, um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura. No mundo, com certeza, não há cenário igual. Conheça Roraima ao Extremo.

FICA A DICA

Durante o dia a sugestão e de roupas leves e claras e trajes de banho por baixo, Sandálias (tipo franciscana) e tênis para calçar nas caminhadas longas, lanterna para caminhadas noturnas e snorkel para mergulhos. A noite no Parque Estadual do Jalapão faz bastante frio recomendam-se agasalhos. São imprescindíveis o uso de protetor solar, repelente e uma boa hidratação; beber bastante liquido. A infraestrutura é pouca e os atrativos são distantes por isso fazem piquenique no 3º terceiro dia. Procure pela agência Korubo através do site: www.korubo.com.br ou a Norte Turismo pelo www.nortetur.com.br para obter mais informações sobre saídas, trajeto e pacotes.

JALAPÃO – SAFARI BRASILEIRO

Diversas agências de turismo oferecem o pacote completo até o Jalapão. Em todos os casos, o ponto de partida é Palmas-TO, a última cidade brasileira totalmente planejada.

De Palmas, segue-se 64 quilômetros pela rodovia TO-050 até Porto Nacional, e depois 116 quilômetros pela TO-255, até Ponte Alta do Tocantins, considerada a entrada do Jalapão. Resta seguir até os atrativos, sempre por estradas de terra – o que torna recomendável o uso de veículos com tração 4×4.

A região do Jalapão é um lugar de descobertas permanentes. Em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, surgem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas.

Neste cenário, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão. Seria um deserto, se o Jalapão não fosse também um paraíso das águas e um lugar onde a presença de flores e animais exóticos salta aos olhos. Um convite à contemplação e à aventura.      Prainha da Cachoeira da Velha

Após curtir a exuberância da Cachoeira da Velha, é hora de percorrer uma trilha de aproximadamente uma hora até chegar à prainha, um lugar bastante agradável, com sombra e águas doces e mansas, cercado por matas de galeria. É o momento para relaxar e refletir.

Rio Novo

Um dos últimos rios de água potável do mundo, de aparência totalmente cristalina. O Rio Novo chama a atenção também pela natureza selvagem que o envolve e pelas belas praias que se formam ao longo de suas margens.

Nas águas do Rio Novo, é comum a prática do rafting. Mas há espaço para outros esportes radicais, como a canoagem, rapel, boia-cross (descida pelas corredeiras do rio em boia individual) e acquaride (em que o esportista fica de bruços em cima da boia).

Rafting

Todo aventureiro que vai ao Jalapão tem um destino certo: o rafting nas corredeiras do Rio Novo. Mas não precisa ser experiente nem mesmo saber nadar para encarar as águas ora turbulentas, ora tranqüilas. Basta estar munido dos acessórios de segurança adequados, oferecidos pelas agências de turismo.

Mumbuca

Em seu passeio pelo Jalapão vale reservar um tempo para conhecer um povoado tradicional, o Mumbuca, distante 35 quilômetros da cidade de Mateiros. Foi nesse lugar, formado por uma maioria de descendentes de escravos, que surgiu o tão popular artesanato em capim dourado.

Acompanhe as mãos habilidosas das mulheres do Mumbuca trabalhando o capim dourado, produzindo peças artesanais que serão distribuídas em todo o Brasil e em diversos países.

O Jalapão é simplesmente lindo e que você deve visitar, indicado pelo Best Seller Mundial “1000 lugares para se conhecer antes de morrer”, então arrume as malas, e prepare-se para esta emocionante aventura a um local quase que inteiramente conservado pelo homem e arquitetado pelas mãos de Deus.      BÓRA VIAJAR?

Gran Sabana com muitas cachoeiras, no final de semana do dia 6/7, com transporte saindo de Boa Vista, taxas das cachoeiras e, serviços de guiamento e ainda hospedagem inclusa, somente com a Clube Native, tudo isso por apenas R$ 210,00. Contato 98102-0913 ou pelo Instagram @clubenative.

BÓRA VIAJAR 2?

Opa, aproveitar o final de semana e curtir a Serra Grande, indo para a cachoeira Excalibur com a turma da Caburai Adventure, por apenas R$ 80,00, que inclui translado, taxa de entrada e guia. Contato 99135-2288 ou pelo Instagram @caburai.adventure.

INSTAGRAM RORAIMA

A foto selecionada da semana foi a de @luismanuel_j3, publicada no Instagram @roraimaaoextremo e obtida por meio da hashtag #roraima. Um foto feita em longa exposição da cachoeira da Água Fria na Gran sabana. Quer que sua foto seja a próxima a estar aqui na coluna Roraima ao Extremo? Faça uma com o tema belezas naturais, turismo, esporte ou aventura em nossa região e, ao publicá-la no Instagram, adicione a hashtag #roraima. Assim, nossa equipe selecionará a melhor foto da semana. Quem sabe não será a sua a próxima a estar aqui!

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.