Por Gildo Júnior
Em 30/08/2019

EDITORIAL

Chapada Diamantina, um dos roteiros mais fantásticos pelo interior da Bahia. Repleta de histórias e atrativos turíticos, o Parque Nacional é cuidado e protegido pelo ICMBio. Viajei para a Chapada no período de julho, pois nas pesquisas que fiz, os melhores meses para viajar para o parque seriam entre abril a setembro. Então vamos embarcar nessa história com a Chapada Soul!

FICA A DICA

Nossa viagem nós fizemos com a empresa Chapada Soul, que é especializada em turismo de aventura na região da Chapada Diamantina, inclusive para quem curte fazer rapel, além do trekking.

Procure pela agência Chapada Soul que possui ótimos pacotes de turismo e aventura na Chapada Diamantina a um ótimo preço e também para a prática deste roteiro, pelo fone Telefone de Plantão: (75) 99940-6004 que também é whatsapp, ou pelo site www.chapadasoul.com.

Ah, além das informações que nossos fantásticos guias nos passavam, tive o apoio do Guia da Chapada Diamantina, que você encontra à venda pelo site, nas rodoviárias da Bahia, também em várias lojas pela Chapada Diamantina e/ou pelo site.

CHAPADA DIAMANTINA – 1ª PARTE

Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina é considerada um oásis em pleno sertão nordestino, com temperaturas amenas e reduto para diversas nascentes. Formada por dezenas de municípios, com quase 40 mil km², a região foi desenhada ao longo de bilhões de anos, quando as chuvas, os ventos e o rios esculpiram as rochas, criando vales e montanhas.

Da exploração de minérios às mais diferentes formas de turismo, a Chapada ficou conhecida em todo o mundo pela sua beleza cênica. A cultura garimpeira deixou o seu legado e, junto com tantas outras, deu sentimento, sabor e identidade à Chapada. Com uma rica arquitetura, em grande parte, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o lugar é um reduto para o intercâmbio cultural entre nativos e turistas.

Sede do segundo maior parque nacional do Brasil e berço para espécies de plantas e animais exclusivas, o destino recebe milhares de visitantes a cada ano, ávidos por experimentar os diferentes atrativos das localidades que compõem a região, com direito a uma boa dose de adrenalina, afinal, não é à toa que a Chapada Diamantina é referência no turismo de aventura no Brasil.

É hora de transformar o sonho em realidade e viajar por esta terra de encantos e singularidades!

ROTEIRO DE 4 DIAS PELA CHAPADA SOUL

1º dia: Chegada a Lençóis, visita ao Parque da Muritiba
Nível de esforço físico: moderado
Passeio de meio período

O Parque Municipal da Muritiba está localizado nos arredores de Lençóis. Com uma caminhada leve, vamos conhecer as quedas d’águas do rio Lençóis. Nossa primeira parada é no Serrano, com caldeirões de água ótimos para banho e visual da cidade.  Vamos continuar percorrendo o Parque, passando pelo Salão de Areias coloridas, Poço Halley, seguindo a trilha, chegamos à cachoeira da Primavera, banho de rio, cachoeira, um mirante que dá para ver toda a cidade de Lençóis num visual incrível. No retorno, vamos tomar banho nas águas cristalinas da Cachoeirinha.
 
2º dia: Cachoeira do Sossego 

Nível de esforço físico: intenso - Início: 08:00 e Retorno: 18:30

Saímos de Lençóis e iremos caminhar cerca de 6 km até a Cachoeira do Sossego. Vamos por trilha com flores e uma natureza intocada, parte do caminho pulando pedra pelo leito do rio, até chegarmos ao Sossego, que tem um poço grande e com muita água para tomarmos banho
 
3º dia: Cachoeira da Fumaça por cima

Nível de esforço físico: intenso - Início: 08:00 e Retorno: 18:30
 
Ás 08:30h saímos de carro de Lençóis para o Vale do Capão, onde inicia a trilha para a Cachoeira da Fumaça. Seguimos por trilha, sendo uma constante o visual do Vale do Capão, que vai descortinando seus morros, vales e serras, junto com sua rica fauna e flora, orquídeas, sempre-vivas; e à medida que subimos sentido os Gerais da Cachoeira da Fumaça, nos aproximamos da vista de uma queda d’água de 340m de altura. Após a trilha vamos para a Cachoeira do Riachinho, queda d´água forte e poços grandes e espaçosos para nos banhar e relaxar. Retornamos a Lençóis no fim do dia.
 
4° dia: Rapel na Gruta do Lapão / Trilha Gruta – Rio Lapão 

Nível de esforço físico: moderado / intenso - Início: 08:00 e Retorno: 13:30

Adrenalina e diversão!  Iniciamos nossa caminhada em Lençóis às 08:30h, após a trilha  leve, chegamos ao topo da maior gruta de quartzito do país, que tem 50m de altura, onde  vamos  fazer o rapel ( com equipamento certificado e homologado ), toda a descida tem um visual incrível do alto das montanhas. Voltaremos por outra trilha, seguindo as margens do rio Lapão, onde vamos também tomar banho e relaxar.
 
Esse é um dos roteiros oferecidos pela agnência de turismo Chapada Soul, na próxima semana irei contar como foi o meu passeio, no passo a passo de Roraima até a Chapada Diamantina.

BÓRA VIAJAR?

Curtir o final de semana na Gran Sabana com a turma da Clube Native, saindo dia 24 de AGOSTO, por apenas R$ 210,00, você terá translado de Boa Vista, taxas das cachoeiras, serviços de guia e hospedagem, além de um final de semana repleto de muita aventura e emoção. Entre em contato no 95 98102-0913 e vamos nessa!
 
BÓRA VIAJAR 2?

Opa, aproveitar o final de semana na Rota dos Campos, indo para as cachoeiras, curtindo a viagem e fazendo muitas fotos, na região de Iracema. Bate e volta nos dias 24 e 25/8. Contato 99135-2288 ou pelo Instagram @caburai.adventure.


ONDE SE HOSPEDAR

Na viagem à Chapada Diamantina, fiquei hospedado em Lençois, na Piçarras Pousada, que fica na rua Urbano Duarte, 159, Centro, Lençois/BA e o telefone para contato é (75) 99974-8163. Com um café da manhã fantástico, um super atendimento e uma hospedagem muito aconchegante. Se vai à Chapada Diamantina, aproveite e se hospede lá. Ah, vale lembrar que fica pertinho das pricipais ruas de Lençóis, rua das Pedras e da Baderna.

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail roraimaextremo@gmail.com ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.

Gildo Júnior
Desde: 2000-01-01
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Roraima ao Extremo
+ Ler mais artigos de Roraima ao Extremo