Por Gildo Júnior
Em 31/10/2019

EDITORIAL

Eita que o próximo feriadão está se aproximando e nessa semana preparamos mais atividades que podem ser desenvolvidas em Presidente Figueiredo, na de hoje apresentaremos a Caverna do Maroaga, a Gruta da Judéia e a observação do Galo da Serra, três atividades que podem ser feitas numa tarde com o apoio da equipe da BioTur Amazonas. Conheça seu mundo, conheça Roraima ao Extremo.

FICA A DICA

Roupas leves, protetor solar, tênis, repelente e medicamentos pessoais. Não esqueça de avisar ao guia ou companheiros de sobre algum tipo de alergia ou problemas de saúde e que medicamento tomar, essas informações podem facilitar num possível incidente. E se for de veículo próprio, não se esqueça de fazer uma revisão.

Procure pela agência BioTur Amazonas que possui ótimos pacotes de turismo e aventura em Presidente Figueiredo para a prática deste roteiro, além de outras atividades. Ligue para (92) 99348-2412 / 99493-3045 ou através do email bioturamazonas@gmail.com. 

PRESIDENTE FIGUEIREDO – 2ª PARTE

Poder aproveitar o feriadão numa cidade que não fica muito longe de Boa Vista. Presidente Figueiredo é um recanto das águas, com mais de 100 cachoeiras e outros atrativos naturais, atrai a atenção de turistas, pesquisadores e repórteres de todo o mundo.

Presidente Figueiredo despontou para o turismo ecológico em razão de sua fartura de águas, selva, recursos naturais, cavernas e cachoeiras. O Ministério do Turismo catalogou mais de cem quedas d'água no município, muitas delas exploradas economicamente através do ecoturismo. É existente na área urbana e rural uma ótima  infraestrutura turística em expansão.

ATRATIVOS NATURAIS

CAVERNA REFÚGIO DO MAROAGA: Está localizada dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental), na AM240 Km 06 da estrada de Balbina. É um atrativo turístico fascinante, cercada por floresta de terra firme e campinarana, onde caminhamos por trilhas com aclives e declives até a entrada caverna. Também podemos ter acesso pela mesma trilha até Gruta da Judéia, onde poderemos avistar um amplo conjunto de cavidades, paredões, tocas e grutas. Lugar ótimo para pratica a atividade de rapel e tomar um belíssimo banho. A visita só é permitida na companhia de um guia de turismo cadastrado na AGUIAS (Associação de Guias de Selva de Presidente Figueiredo) ou através das atividades de ecoturismo e turismo de aventura da Operadora de turismo Biotur Amazonas.

GRUTA DA JUDÉIA:  Está localizado dentro da APA Maroaga. Fica a trinta minutos de caminhada após a visita na caverna do Maroaga, é um daqueles lugares mais idílicos de Presidente Figueiredo. onde podemos avistar um amplo conjunto de cavidades, paredões, tocas e grutas. Lugar ótimo para praticar a atividade de rapel e tomar um delicioso banho nas suas águas meio avermelhadas.

OBSERVAÇÃO DO GALO DA SERRA: Dentro da região da APA Maroaga, podemos encontrar em vários locais o Galo da Serra, um espécime belíssimo de ave, de cor alaranjada com uma crista diferente sobre a cabeça. O Rupicula rupicula ocorre em regiões montanhosas e florestais do extremo Norte do Brasil, Amazonas, Pará, Roraima, regiões sul e sudoeste da Guiana, sul da Venezuela, Suriname e Guiana Francesa e leste da Colômbia. Chegam a medir até 28 cm de comprimento; os machos possuem exuberante plumagem alaranjada, uma proeminente crista em forma de meia-lua que cobre o bico. As fêmeas, por sua vez, possuem plumagem marrom-escura com crista menos evidente.

Seu ritual para a escolha dos pares é um espetáculo extraordinário. Na época reprodutiva os machos se agregam formando os leks. As arenas, local onde os machos fazem displays, são compostos por pequenas clareiras que são abertas involuntariamente por eles, durante as exibições individuais. Os machos descem para as clareiras onde são feitos os cortejos e as exibições não ocorrem ao mesmo tempo, devendo haver alguma hierarquização entre eles que determina quem é o primeiro. Não ocorre exibição de mais de um macho ao mesmo tempo. As fêmeas tem aparições relâmpagos e a presença delas determina o ritmo de atividade dos machos. O macho que se apresenta, salta alternadamente em circulo, em sentido horário emitindo fortes chamados e exibe as penas da cauda e as filigranas para a fêmea que o assiste. Quando a fêmea "simpatiza" com o macho que se exibe, rapidamente ela desce até a clareira e é copulada por ele, evento que ocorre em fração de segundos, então a fêmea parte. Nem sempre os machos, que são polígamos, se exibem com sucesso cortejando a fêmea.


BORA DE TRIP

Aê pessoal, além de nossa coluna semanal, temos nosso blog www.boradetrip.com.br, que é uma extensão do que produzimos no Roraima ao Extremo, com vídeos, textos completos, muitas fotos e experiências que vivemos em nossas viagens por aí. O Bora de Trip tem conteúdo semanal, e já tem a matéria completa sobre como ir e o que fazer na Chapada Diamantina. Já está se preparando para sua próxima viagem? Passa por lá e pegue algumas dicas!

BÓRA VIAJAR?

Curtir o feriado em Presidente Figueiredo, saindo de Boa Vista dia 15 de novembro (sexta), por apenas 2x de R$ 215,00, num passeio de 2 dias e 1 noite, com translado, hospedagem, taxas e condutor local, tudo isso no Paraíso das Cachoeiras e ainda participar de um mega LUAU. Entre em contato no 95 98102-0913 e vamos nessa!

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail roraimaextremo@gmail.com ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.

Gildo Júnior
Desde: 2000-01-01
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Roraima ao Extremo
+ Ler mais artigos de Roraima ao Extremo