Roraima ao Extremo

Roraima ao extremo 11383

EDITORIAL

Algodoal é uma das vilas que formam a Ilha de Maiandeua, no município de Maracanã, a nordeste do Pará. Algodoal é a vila mais conhecida, e por ser a maior da ilha, o seu nome acabou tomou o nome do original, “Maiandeua”, que quer dizer em tupi, “mãe da terra”. O porto de Marudá, fica próximo a Algodoal, e é utilizado para a travessia dos barcos que levam à ilha.  Conheça Roraima ao Extremo.

FICA A DICA

Não esqueça de levar roupas leves, protetor solar e muito espaço no celular, pois o lugar é lindo e com toda certeza irá fazer várias fotos e vídeos, como dizem, cada piscada, uma foto.

Ah, na ilha tem um local chamado Beco do Wi-Fi, onde a turma aproveita para conversar com a família/amigos e atualizar as redes sociais.

Para mais informações de onde se hospedar, ficamos na Pousada Marhesias, entre em contato pelo fone/whatsapp: 91 991123461 ou pelo Instagram https://www.instagram.com/marhesias/.

ALGODOAL, UM LUGAR PARADISÍACO NO PARÁ – PARTE 1

A ilha de Maiandeua no município de Maracanã, tem 4 vilas, dentre elas, a de Algodoal (mais conhecida, ao ponto de chamarem ilha de Algodoal). Para chegar lá, saindo de Belém, irá de transporte terrestre, carro ou moto, com mais ou menos 3h30 de viagem, ou de busão, saindo do terminal rodoviário de Belém, sendo 4h a 5h de viagem, até chegar à cidade de Marudá.

Chegando na ilha, logo no começo já tem as letras com o nome Algodoal para a turma que queira registrar que está passando por ali. Vale lembrar que por ter influência do mar, os barcos seguem os horários da maré, então, pode acontecer de você chegar no píer, do lado de Marudá ou da ilha e ter que esperar até a maré subir.

COMO SE LOMOCOVER PELA ILHA

Só existem três formas para se locomover pela ilha, de barco, a pé ou de ubervalo ou cavaluber (charrete). Todas as charretes levam marcas de carros, Ferrari, BMW e outros personagens como Papa-léguas. Então, caso não queira usar as charretes, é bom ir de mochila, ao invés de mala, pois as ruas são de areia e dificultará arrastar a mala pela ilha.

O QUE FAZER EM ALGODOAL

LAGOA DA PRINCESA

Um dos pontos de visitação da ilha de Marudá (Algodoal) é a Lagoa da Princesa. Uma lagoa de água bem escura, por conta da decomposição das folhas que caem dentro do lago.

Existem 3 formas de chegar até a lagoa, indo a pé, de charrete ou de canoa (barquinho). No meu caso, como fui visitar uma praia paradisíaca ao final da chamada Fortalezinha, e era um passeio que seguia pelo Furo Velho, que levava até esta praia e na volta, param na Lagoa da Princesa.

No caso das charretes tem todo o tempo várias passando pelas praias, basta pedir para levar até a lagoa. Já no caso do barco, basta chegar até a área do começo do Furo Velho e pedir para levar até lá. Sugiro que leve água e protetor solar.

O local tem algumas barraquinhas para deixar suas coisas. No dia que fui, o calor estava intenso e a água estava deliciosa, o passeio valeu demais. E claro, no retorno, voltamos para a pousada @marhesias que fica bem ao lado do Furo Velho.

Na próxima semana traremos outros atrações e dicas sobre a Ilha de Algodoal, então fiquem ligados e Bora de Trip!!!

BORA DE TRIP

Aê pessoal, além de nossa coluna semanal, temos nosso blog www.boradetrip.com.br, que é uma extensão do que produzimos no Roraima ao Extremo, com vídeos, textos completos, muitas fotos e experiências que vivemos em nossas viagens por aí. O Bora de Trip tem conteúdo semanal, e já tem a matéria completa sobre como ir e o que fazer na Chapada Diamantina. Já está se preparando para sua próxima viagem? Passa por lá e pegue algumas dicas!

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected] ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.