Parabólica

Roraima apresentou um dos piores IDH do Brasil 11088

Bom dia,

Hoje é quarta-feira (25.11). E a política econômica do ministro Paulo Guedes parece cada dia maios concentrada na estratégia de privatizar empresas estatais sob controle do governo federal. A narrativa governamental utiliza como argumento principal a folha de pagamentos salariais das estatais federais, considerada em seu conjunto, que alcança algo em torno de R$ 100 bilhões anuais. Embora não se discuta a veracidade dos números, o governo também deveria divulgar a produção conjunta de todas as estatais federais para que os brasileiros e as brasileiras pudessem tem um parâmetro de comparação entre os dois valores. Até quase metade do governo, o ministro Paulo Guedes e sua equipe conseguiram privatizar uma única empresa estatal, e para dar uma resposta a esse desejo o governo promete passar para a iniciativa privada até o final do próximo ano três grandes estatais federais: Eletrobrás, Correios e Companhia das Docas de Santos.

Ninguém questiona a necessidade do governo se livrar de estatais que dão prejuízos, por razões de mercado, ou por má gerência, mas, fazer disso uma profissão de fé parece ser apenas uma quimera, já provada sobejamente, que nalguns casos a intervenção do Estado na economia, ajuda os países a enfrentar os vícios que o mercado apresenta na organização da sociedade. O liberalismo como único caminho para resolver os graves problemas enfrentados pelo Brasil, ou qualquer outro país, restou comprovado que não resolve os problemas econômicos das nações, e geram como subproduto mais desigualdade social, e por isso mesmo, uma das principias tarefas de governos é promover a redistribuição de renda.

É preciso não confundir alhos com bugalhos. Empresa como a Petrobrás, que tem inclusive ações negociadas em Bolsas de Valores, portanto não se trata de estatal pura, têm sido fundamentais para o desenvolvimento do país. De um sonho de alguns militares e do presidente Getúlio Vargas, nos anos 50 do Século passado, a empresa se transformou numa das maiores petroleiras do mundo, responsável pelo desenvolvimento de tecnologia, como a exploração do petróleo em águas profundas, que ampliaram as reservas desse insumo, indispensável até a transição para a geração de energia menos poluente que se está processando no mundo inteiro.

Se os políticos se apropriaram da Petrobrás e roubaram bilhões de reais, é outra história. É preciso metê-los na cadeia, e não permitir que continuem rindo da cara dos brasileiros e das brasileiros. Muitos deles, aqui mesmo em Roraima, continuam comandado bilhões em dinheiro público, metendo à mão, com total impunidade. Essa sim, deveria ser uma bandeira, que foi prometida em campanha pelo governo Jair Bolsonaro, e parece estar progressivamente sendo esquecida. A narrativa liberal extremada de Guedes, não pode ser utilizada para fazer esquecer o que mal que essa gente corrupta, fez e continua fazendo para o Brasil.

IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é um indicador mais utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para medir o nível de desenvolvimento dos países. Ele incorpora indicadores econômicos (renda), sociais (emprego, saúde, e concentração de riqueza) e culturais (educação e cultura) que retratam as condições de vida dos habitantes de regiões, países, estados e municípios. Faz poucos dias o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou o IDH de 2019, para os estados brasileiros, e para a vergonha dos roraimenses nosso estado ocupa uma das piores posições no ranking nacional. Sem entrar em detalhes técnicos -este espaço não comportaria isso-, esse é o resultado mais visível da migração de estrangeiros para Roraima .

LDO

Finalmente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do estado para o exercício de 2021, foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, em sessão virtual realizada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), ontem, terça-feira. A LDO, tinha de ser aprovada para servir de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA)/2021, que estimará a receita e fixará a despesa dos órgãos e poderes do estado para o próximo ano. Só depois de divulgada a aprovação do LDO, foi anunciado que o deputado estadual Jorge Everton (MDB) é o relator do orçamento do estado. Detalhes: a transparência é requisito fundamental, estabelecido na Constituição Brasileira, para todos os atos que envolvem a discussão e aprovação das leis orçamentárias no país.

RÁPIDAS

O vereador eleito Gildean Gari (Progressistas) nem bem assumiu, e já tem sua representatividade questionada. Depois que ele anunciou o apoio ao candidato Arthur Henrique (MDB) no segundo turno, um presumível colega seu de profissão, gravou um vídeo divulgado em redes sociais dizendo que Gildean não representa da categoria. ### Alegando medo de perseguição, o  gari, fardado com as veste da empresa Sanepav, não mostra a cara. A empresa paulista já embolsou cerca de R$ 500 milhões em contratos assinados com a atual administração municipal, nos últimos anos. ### Ontem, na Avenida Venezuela, menos de 10% das pessoas que transitavam por lá, ou que entravam, e saíam  dos estabelecimentos comerciais do local usavam máscaras. Por conta das eleições, ninguém está fiscalizando o uso desse equipamento, que é obrigatório por lei. ### Até amanhã.