Economizando

SAIBA COMO EVITAR IMPREVISTOS FINANCEIROS 12851

SAIBA COMO EVITAR IMPREVISTOS FINANCEIROS

Que a nossa vida é repleta de imprevistos financeiros, todos já sabem, agora, o que poucos fazem é se preparar para que esses imprevistos não se tornem grandes transtornos financeiros dentro do orçamento. A falta de planejamento financeiro já faz muitas famílias viverem no limite do cartão de crédito, com a conta bancária no vermelho e sem reserva de emergência, todo esse cenário contribui para transformar um simples imprevisto em uma grande avalanche financeira.

A melhor forma de contornar esses imprevistos financeiros é se planejando, isso mesmo, você não leu errado. Vamos usar como exemplo as datas festivas, natal, réveillon, carnaval, dia dos namorados, dia das mães, todas essas datas acabam sendo “imprevistos” para muitas pessoas, mas na verdade todos já sabem o dia exato desses momentos comemorativos e já deviam ter levado em consideração na hora de fazer o orçamento mensal e o planejamento financeiro.

O que acontece é que muitas pessoas acham chato sentar e fazer algumas continhas para saber exatamente o quanto podem gastar e acabam transferindo a culpa de fechar o mês no vermelho para algum “imprevisto” financeiro.

Imprevistos, de fato, sempre vão acontecer, mas se você se planejar e tiver uma reserva de emergência, as situações não passarão disso, um simples imprevisto. Um orçamento mensal bem feito pode ser reajustado assim que surgir algum imprevisto simples como levar o carro na oficina por exemplo, e em casos de imprevistos que demandem um valor financeiro maior, você pode usar a sua reserva de emergência, que foi formada justamente para isso.

No geral, existem três passos simples que você pode seguir para melhorar seu planejamento e evitar grandes imprevistos financeiros. Poupe mais, compre menos a prazo e construa uma boa reserva de emergência, esses três passos já te ajudam a ter um orçamento mais flexível, o que é de grande ajuda quando surgem imprevistos.