Social

SOCIAL 14041

Com Nada  

* Se a imagem do Brasil com relação a segurança dos cidadãos já não era das melhores perante a comunidade internacional, imaginem agora com o provável homicídio do jornalista inglês, Dom Phillip (The Guardian) e do indigenista Bruno Pereira. Tudo indica que eles estão mortos, até pela confirmação de que seus pertences foram encontrados. Desde sexta-feira, há falatórios de que os corpos foram encontrados, o que é oficialmente negado. Mas demora de uma posição oficial, torna a situação ainda mais angustiante e queira Deus, tudo não acabe como o Caso Anderson e Marielle, que até hoje não se identificou os mandantes.  

 

Com Tudo 

* A Defensoria Pública do Estado de Roraima, abriu inscrições para o 1º Prêmio DPE de Fotografia, em comemoração aos 22 anos da instituição. O prêmio aborda o tema “DPE-RR em todo lugar: onde há Defensoria, há justiça e cidadania”. A inscrição deve ser enviada até o dia 15 de julho exclusivamente para o e-mail: ([email protected]), conforme o edital, que encontra-se disponível AQUI em caso de dúvida, os interessados poderão entrar em contato pelo e-mail: [email protected].  

 

O defensor público geral em exercício, Oleno Matos, com os defensores, Natanael Ferreira, Jeane Xaud e Terezinha Muniz: DPE/RR em alta  

Importante  

* E por falar em Defensoria Pública, DPE-RR, por meio da Defensoria Especializada de Promoção e de Defesa dos Direitos da Mulher passou a integrar o Observatório da Violência contra a Mulher, cujo lançamento deve ocorrer em dezembro deste ano.  Nesse momento, o grupo responsável tem buscado o maior número de parceiros que atuam na rede de proteção estadual.   

* A iniciativa surgiu como projeto de extensão do curso de Ciências Sociais da UFRR e pretende observar e mapear o fenômeno da violência sob uma perspectiva interseccional, considerando gênero, classe e raça, no contexto amazônico.  

 

Simulado 

* O júri simulado já virou uma tradição acadêmica e possibilita ao aluno trabalhar vários princípios do Direito. Os acadêmicos da Faculdade Cathedral discutirão O Caso dos Exploradores da Caverna nesta terça e quarta-feira, 13 e se estenderá até quinta-feira, 14.  

* Nesta atividade, eles também desenvolvem a oralidade e as diversas linhas de argumentação, e é uma ótima dica para os futuros advogados! O evento será online e terá inscrição pela plataforma Even, com direito a certificação. Mais informações telefone 2121-3460. 

 Festival  

 * Pra comemorar o primeiro ano de funcionamento do Coletivo de Artes Toca da Bruxa, será realizado no período de 1 a 4 de setembro o 1º Festival de Artes da Toca da Bruxa, com prêmios homenageando artistas de Roraima que partiram durante a pandemia. 

* O empreendimento, inaugurado em 14 de maio de 2021, durante a pandemia, tem sido uma referência na geração de renda para micro–empreendedores. A Toca cresceu além das expectativas, se tornando também um destaque no meio artístico, com opção de entretenimento diversificado para vários públicos. 

 

Homenagens  

* Na verdade, o Coletivo de Artes Toca da Bruxa, já completou um ano em 14 de maio, mas a comemoração será em setembro, período em que as chuvas já terão cessado por aqui. Os artistas que se foram durante a pandemia e receberão homenagens póstumas, no I TocaFest, serão:   

* O artista plástico Augusto Cardoso; a cantora lírica e maestrina Miriam Blos; músico e interprete Marzinho Carvalho;  o multiinstrumentista Noronha e o músico Limbert. Além deles, também serão homenageados o   

o professor e poeta Devair Fioretti, e a fotógrafa France Teles (que nos deixaram antes da pandemia). Informações:  95 991758476 

 

A princesinha Carolina Uchoa, ladeada por seus irmãos, Caçari e Cauã Uchoa, ilustrando a coluna desta terça-feira  

#Rápidas  

* inaugurando idade nova hoje, coronel Alexson Mamed, o médico Rodolfo Pereira e o colega jornalista Marcone Lázaro 

* Também trocando de data nesta terça-feira, Dr. Samuel Weber, Flavia Araujo, Francivani de Souza, Lindalva Melo e Pedro Pinto.

 

O professor Dr. Luiz Fernandes Machado Mendes, coordenador do curso de Direito da Faculdade Cathedral, nos preparativos finais para o Júri Simulado deste semestre 

 

Tá Valendo  

Leilão  

* A Polícia Civil de Roraima encaminhou para leilão 64 veículos, entre carros e motos, considerados inservíveis, antieconômicos e sucateados e que pertencem à frota da Instituição. O leilão vai ser realizado no próximo dia 15 de junho. 

 Preocupante  

* As autoridades da área de saúde, alertam para a média móvel de mortes por Covid 19, que subiu cerca de 48%, com relação há duas semanas atrás. O período das chuvas e as aglomerações das festas juninas, aliado ao fato de que muitos não se vacinaram ou não estão com o esquema vacinal completo, torna a situação ainda mais preocupante.  

A advogada Iana Santos, recebendo homenagens nesta terça, por conta de sua troca de data