Social

SOCIAL 14347

 Com Nada  

* Depois que o Governo Federal instituiu no país a política armamentista, a violência só aumentou e a cada dia que passa é tragédia atrás de tragédia. A última aconteceu na noite de sábado, quando o campeão mundial de jui-jitsu, Leandro Lo, foi assassinado com um tiro na cabeça, num show no Clube Sírio de Indianópolis – São Paulo. Tudo aconteceu quando Leandro foi chamado pra ajudar a apartar uma briga, durante o evento e imobilizou o rapaz para acalmar a situação. Depois disso, o dito cujo sacou uma arma, atirou na cabeça do atleta e fugiu. A informação (ainda não confirmada) é de que o assassino é policial e estava embriagado.   

 

Com Tudo 

* O Conselho Superior da Universidade Federal de Roraima, aprovou recentemente a concessão do título de Doutor Honoris Causa, ao xamã, escritor, líder do povo yanomami, Davi Kopenawa. A proposição do título, foi da professora Sandra Buenafuente, via Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras. Premiado pelas Nações Unidas, o xabori yanomami é presidente da Associação Hutukara de defesa dos povos originários e desde muito jovem, luta em favor dos direitos do seu povo. A data da cerimônia de outorga do merecido título, ainda não foi definida e a torcida, é para que seja em 8 de setembro, dia em que a UFRR celebra 33 anos. 

 PUBLICIDADE

O xamã, escritor e liderança do povo Yanomami, Davi Kopenawa, receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Roraima   

Desembargador  

* Como é de conhecimento geral, o juiz Erick Linhares, foi escolhido na última quarta-feira, 3, como o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima, pelo critério de Merecimento, por cinco votos a três. Ele ocupará a vacância do desembargador Jefferson Fernandes.  

* E só a título de esclarecimento, considerando postagens que circularam em redes sociais e grupos de whatsApp, não é o presidente da República quem nomeia desembargador do TJRR. A posse será efetivada pelo Presidente do Tribunal numa seção do Tribunal Pleno e a data da cerimônia, deverá ser definida de comum acordo entre a instituição e o empossado.  

 

Noite Paraense  

* Após dois anos de pandemia, aos poucos os tradicionais eventos estão voltando a ser realizados, embora ainda com o cuidado necessário, considerando que o coronavírus, infelizmente ainda não foi extinto de vez. E foi assim que aconteceu no último sábado a 13ª edição da Noite Paraense.  

* O formato do evento foi menor do que de costume, mas teve de tudo, desde decoração típica, comidas da deliciosa cozinha paraense, som ao vivo da melhor qualidade, com Tony Rodrigues (pré-show) e o verdadeiro espetáculo com Allan Roffé. Tudo sob a proteção da padroeira, Nossa Senhora de Nazaré.  

 

Preocupante  

* O 3º Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti/ LIRAa, revelou que oito municípios de Roraima apresentaram alto risco de infestação para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. 

* Segundo os dados, Alto Alegre foi o que apresentou o maior percentual dentre os 15 municípios do Estado, com 12,4%. Logo em seguida aparecem Cantá, com 10,9%; Caracaraí, com 10,0%; Boa Vista, com 8,3%; Mucajaí, com 7,9%; Rorainópolis, com 7,5%; Pacaraima, com 6,0%; e Bonfim, com 4,2%. Considera-se alto risco de infestação quando o município obtém índice igual ou acima de 4,0%. 

  < /span>

Agosto Dourado  

* Várias ações de incentivo a amamentação, tem sido implementadas durante esse mês por conta do “Agosto Dourado”, tanto pelo poder público, quanto por iniciativas privadas e uma delas, é o projeto  “Potes de Vidro – Sinônimo de Vida”, da tradicional  Escola Oswaldo Cruz, que envolve professores e alunos.  

* A iniciativa, é da professora Gisele Sandra – mãe de criança nascida prematura – e visa a doação de potes de vidro com tampas de plástico para guardar o alimento, incentivando assim a amamentação. Com a ajuda dos alunos da escola, o projeto é um sucesso desde 2019, e as doações são destinados ao Banco de Leite da maternidade. 

  PUBLICIDADE

Rosangela e Francisco Oliveira: Noite Paraense sempre alta  

 

#Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, a empresária Regina Natanael, Dra. Zita Cruz, Francisco Lopes e Benildo Pereira.  

* O Procon Boa Vista, veio a público por meio de Nota Oficial, fazer  alerta a população para um novo golpe por meio do aplicativo WhatsApp,  onde estão utilizando o nome do órgão de defesa do consumidor municipal. 

*Diante disso, o Procon Boa Vista esclarece que NÃO UTILIZA nenhum número de celular com conta no aplicativo WhatsApp para atendimento ao público.  

* Esclarece ainda que os contatos oficiais estão no site da Prefeitura de Boa Vista, que são: o número de celular (utilizado apenas para ligações): (95) 98400-4441 e  e-mail oficial: [email protected]

* E caso as pessoas recebam mensagem envolvendo o nome do Procon Municipal que não seja pelas vias oficiais, é importante não acessar ou clicar em nenhum link fornecido. 

* O  Procon Boa Vista está localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, na Av. dos Imigrantes, 1612, 1º andar, Sala 01, bairro Buritis.  

   PUBLICIDADE

 

Henrieth Melo, ilustrando a Coluna  

 

Tá Valendo 

Boa Notícia  

* O Governo de Roraima, anunciou, que pessoas que possuem diagnóstico para cirurgias cardíacas de grande porte não precisam mais sair de Roraima para realizar os procedimentos.* Uma UTI cardiológica e leitos de enfermaria no HGR , foram implementados para garantir que as cirurgias cardíacas sejam realizadas em Roraima, proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes.  

 

 

Na UERR 

* A Unive
rsidade Estadual de Roraima  lançou edital para contratação de professores temporários na modalidade horistas para os cursos de Administração, Enfermagem, Medicina, Segurança Pública, Serviço Social e Química. O edital pode ser acessado em uerr.edu.br e inscrições serão feitas no período de 8 a 12 de agosto exclusivamente pela internet, na página cpc.uerr.edu.br.   

  PUBLICIDADE

O jornalista Julio Ventilari, titular da coluna social do jornal A Crítica /Manaus (também formado em Direito, na turma do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti), durante sua posse  na Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia  

  PUBLICIDADE