Parabólica

Sesau e foco de acordo para evitar impeachment de Denarium 10307

Bom dia!

Hoje é quarta-feira (03.06). A semana já chega a metade, e com ela a notícia de que o Brasil registra novos recordes de mortes e confirmação de casos de infecções em 24 horas. Aqui em Roraima, dormimos e acordamos com a notícia da “via crus” e morte de um idoso de 86 anos, pastor evangélico, que sentindo os sintomas típicos dos infectados acometidos pela Covid-19, foi levado -juntamente com a filha, com os mesmos sintomas-, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Satélite. Lá, nenhum dos dois fez os testes para comprovar, ou não, a infecção. A filha ainda teve atendimento médico, recebeu uma receita para amenizar as dores da doença, cujos remédios prescritos não existiam na farmácia daquela unidade médica. Apenas, um deles (Azitromicina) pode ser comprado.

O idoso, que era diabético, não recebeu qualquer prescrição médica e como os sintomas se agravavam foi levado ao Hospital Geral de Roraima (HGR), lá permanecendo por cerca de duas horas. Sem atendimento adequado, e como na UBS, sem fazer o teste de verificação, ele foi levado de volta para casa. Uma de suas filhas, disse a um amigo: “O que achamos é que mandaram meu pai para morrer em casa. Sem qualquer tentativa de preservar sua vida”.

Consequência do descaso, seu Wilson morreu no meio da tarde. Fábio Almeida, funcionário público federal, que fez a narrativa, via redes sociais, das agruras do idoso, também comunicou seu falecimento, e atônito registrou: “ASSASSINOS”.

COMPENSAÇÃO 1

A Parabólica registrou: o convite ao deputado estadual Soldado Sampaio (PC do B) para assumir a chefia da Casa Civil do governo estadual, forçaria um entendimento do governador Antonio Denarium (sem partido) com o deputado estadual Jalser Renier (Solidariedade), presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Sampaio, como dissemos, é adversário público de Jalser, que tem um pedido de impeachment contra o governador, cuja tramitação depende unicamente de sua decisão. E como Jalser vinha fazendo reiteradas críticas ao desempenho do governador na condução da administração estadual, parecia sinalizar pela aceitação do pedido de impeachment.

COMPENSAÇÃO 2

Os articuladores políticos, e o próprio governador, perceberam esta sinalização –Jalser chegou a chamar para um reunião na tarde de segunda-feira (01.06) os seus aliados mais próximos para discutir o pedido de impeachment-, e as negociações começaram a ganhar corpo. Ontem, terça-feira (02.06) vários encontros entre aliados de Denarium e Jalser foram realizados e dele resultou um acordo que parece apaziguar a situação: O deputado estadual Soldado Sampaio teve confirmado, e aceitou, o convite para assumir a Casa Civil; e em contrapartida, o grupo do deputado estadual Jalser Renier indicaria Marcelo Lopes, atual diretor-geral da ALE, para assumir a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), apesar do anúncio do atual secretário Olivan Júnior de querer permanecer no cargo.

DETALHES 1

Apesar do entendimento no atacado já ter o martelo batido – e aparentemente com a ponta do prego virada-, ainda faltam alguns detalhes. Jalser quer a Sesau com porteira fechada, isto é, quer indicar toda a gestão da Sesau. Seus aliados dizem que ele sabe do risco político de assumir a paternidade da indicação para a chefia de uma instituição complexa, e numa situação de pandemia que parece estar fora de controle. Além de indicar Marcelo Lopes para dirigir a Sesau, quer fazer do médico infectologista Alexandre Salomão e do advogado Leocádio Vasconcelos, secretários-adjuntos. O primeiro para cuidar da área médica, e o segundo para gestar os setores administrativos e financeiro. Jalser diz a correligionários e assessores que não pode falhar tanto no combate a Covid-19, quanto na reorganização da Sesau.

DETALHES 2

Fontes da Parabólica dizem que o governador Antonio Denarium e muitos de seus correligionários mais próximos, estão resistindo a entregar para o grupo do deputado estadual Jalser Renier a Secretária Estadual de Saúde (Sesau) de porteira fechada. O governador quer ter em alguns postos daquela pasta pessoas de sua absoluta confiança. O imbróglio deve ser resolvido até a próxima sexta-feira (05.05), afinal, as mesmas fontes dizem que a posse de Marcelo Lopes na Sesau estaria marcada para as 10h daquele dia. Provavelmente com a presença do ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazzuelo, que adiou sua vinda a Boa Vista, já que preferiu visitar antes Macapá, capital do Amapá.

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

Embora os políticos e mesmo os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) venham falando da grande possibilidade de adiamento das eleições municipais, ainda previstas para 4 de outubro próximo, por contada pandemia da Covid-19, o certo é que o calendário eleitoral continua o mesmo. Por conta disso, os ocupantes de cargos comissionados de primeiro e segundo escalões no serviço públicos devem encaminhar ainda hoje, os seus pedidos de afastamento dessas funções. É a chamada desincompatibilização exigida por lei. São os casos do secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge, pré-candidato do Republicanos; e do vice-prefeito Arthur Machado, se for mesmo o escolhido pela prefeita Teresa Surtia (MDB) para disputar sua sucessão.