Social

Social 22 09 2018 6963

Com Nada * Alguém já parou aí pra contabilizar quantas pessoas morreram de morte matada somente essa semana? Na segunda foram dois; na quarta três; quinta o assassinato do major e ontem – até o fechamento desta edição às 17h – tinham sido sete assassinatos. Além desses uma senhora morreu após ter sido espancada, elevando o numero de mortes violentas para 14. Desses homicídios, apenas um foi de faca (o corpo estava decapitado), os demais foram à bala, inclusive um caso em que a vítima levou 23 tiros. 

Com Tudo * A Paróquia de São Francisco, por meio da Pastoral do Batismo, estará realizando neste sábado, 22, a partir das 14h, na igreja do padroeiro (bairro São Francisco), o Curso de Pais e Padrinhos, para o qual a comunidade poderá participar comparecendo ao local no horário mencionado e fazendo sua inscrição. A Pastoral do Batismo informa ainda aos interessados, que o batizado das crianças cujos pais e futuros padrinhos fizerem o curso hoje será celebrado no próximo dia 4 de outubro – Dia de São Francisco. 

O Patrão do CTG Nova Querência, Leocádio Vasconcelos, e a jornalista Iara Bednarzuck, durante o encerramento da Semana Farroupilha 2018

Fake News  * A senadora Ângela Portela estava cumprindo normalmente sua agenda de campanha na última quinta-feira, quando o boato explodiu nas redes sociais, com trocentos comentários. 

* Teve pessoas que juraram que viram a senadora de Roraima, candidata à reeleição, entrando num jato enviado pelo Governo da Venezuela e indo se encontrar com Nicolás Maduro, em Caracas. Era mentira! Mais uma fake news que mesmo tendo sido desmentida pela imprensa e pela própria parlamentar, ainda hoje circula na internet como se verdade fosse. 

Fake News II * Aliás, Ângela Portela tem sido vítima de uma série de Fake News nessa campanha. Além de trecho retirado do Facebook da Folha e editado para dar a conotação de agressividade num contexto completamente diferente, ela tem sofrido ataques sistemáticos nas redes sociais. 

* A informação que se tem é que um candidato está pagando várias pessoas pra espalhar acusações falsas contra ela, acusando das coisas mais absurdas, inclusive de roubo. Logo ela, que é uma das únicas políticas Ficha Limpa desse país, que nunca foi sequer denunciada pelo Ministério Público. 

Dr. Maurício Souza celebrando idade neste sábado

Circuito  * O Conselho Regional de Contabilidade de Roraima estará realizando neste sábado, 22, o VII Circuito de Saúde do Profissional Contábil. O evento faz parte das ações comemorativas ao Dia do Contador.

* O referido Circuito terá início marcado para as 7h e começará com aferição de pressão, teste de glicemia e cálculo de IMC. Haverá Caminhada saindo do CRC-RR (Rua Major Manoel Correa), com destino à Praça da Pirâmide (Complexo Ayrton Senna); no trajeto de volta, haverá uma parada para uma aula de zumba, encerrando o percurso no CRC-RR. 

Circuito II * Na chegada da caminhada do VII Circuito de Saúde do Profissional Contábil, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Palmira Leão, e sua Diretoria oferecem um café da manhã aos presentes. Haverá na sequência, palestra sobre qualidade de vida e prevenção ao suicídio.

* Nesta edição, o circuito recebeu o patrocínio de 17 empresas contábeis e apoio de instituições de ensino. O evento é da área contábil, mas aberto ao público em geral. Informações: 99114-5860/e-mail: [email protected]

Grazi Gervazonni inaugurando idade nova neste sábado

Bazar  * A Manttovany, do Pátio Roraima Shopping, está promovendo um superbazar, com peças de marcas como Calvin Klein Jeans, Spezzato, Ellus e muito mais!  * Essas peças vão até R$ 149,90, ou seja, é uma oportunidade única! O bazar é uma ação exclusiva da loja do Pátio Roraima, localizada no primeiro piso do shopping. 

#Rápidas * A partir deste sábado, 22, nenhum candidato a qualquer cargo eletivo poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. Tudo isso, por conta das eleições gerais. 

* Trata-se de regra do Código Eleitoral, que determina que 15 dias antes da votação nem os candidatos nem membros das mesas receptoras e os fiscais de partidos, no exercício de suas funções, poderão ser detidos ou presos, salvo o caso de flagrante delito.

* E caso haja prisão de concorrente a partir de sábado, o preso será “imediatamente conduzido à presença do juiz competente que, se verificar a ilegalidade da detenção, a relaxará e promoverá a responsabilidade do co-ator”.

* A propósito, cinco dias antes da eleição, 2 de outubro, essa regra passará a valer também para os eleitores. Salvo, é claro, em caso de flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto. 

* Mas, de acordo com previsões dos mais experientes analistas políticos, poderá ocorrer coisas que (com o perdão da heresia) até Deus duvida. 

Perfil

Capitão Diego Bezerra: “A Codesaima foi criada com o objetivo nobre de desenvolver o Estado e estamos aqui para colocar as coisas nos seus devidos lugares”

Capitão da Policia Militar de Roraima, Diego Souza Bezerra é natural do Amazonas e mora em Roraima há 12 anos. Pai de um menino, é formado na primeira turma do Curso de Formação de Oficiais realizado no Estado de Roraima. É tecnólogo em Gestão de Manutenção Aeronáutica e piloto de helicóptero.

Sua trajetória profissional foi marcada por diversas atividades, entre as quais de comandante de Unidades da Polícia Militar na Capital e no Interior; foi diretor do Centro Socioeducativo e secretário adjunto da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Por determinação da Justiça do Trabalho, recentemente assumiu o cargo de diretor-presidente interventor judicial da Companhia de Desenvolvimento de Roraima – Codesaima, a princípio por um período de 180 dias, e em menos de três semanas já realizou várias mudanças. 

* Porque decidiu fixar residência em Roraima?

Em dezembro de 2006, vim transferido para Roraima quando ainda era militar da Força Aérea Brasileira. Na época servia em São Paulo, no Vale do Paraíba. 

* Como se deu a escolha pela carreira militar?

Sou de berço militar e nasci em um hospital militar. Meu pai é da reserva da Força Aérea Brasileira e grande parte da minha infância e adolescência foi dentro da Base Aérea. Essa convivência despertou em mim a vontade de ser militar. Assim, iniciei minha carreira aos 17 anos. Já tenho 14 anos de farda.

* Como avalia sua passagem pela Direção do CSE?

Foi um desafio, pois na época que me convidaram para assumir a Direção daquela instituição, havia um conflito muito grande entre facções que se concentravam naquele local. Fizemos um trabalho intenso e fomos construindo um novo Centro Socioeducativo em parceria com o Juizado da Infância e Juventude e com as famílias dos internos, por meio de um programa social. Na época, alcançamos bons resultados com esse trabal
ho e temos como exemplo jovens que fizeram faculdade e se tornaram cidadãos de bem.

* E com relação à SEJUC?

Outro desafio em minha vida. Infelizmente muitas coisas idealizadas por nós na época não foram possíveis concretizar. São muitos os problemas enfrentados naquela Secretaria. Mas acredito que é uma situação que pode ser resolvida, basta existir uma cooperação entre todas as instituições envolvidas para que possamos construir um caminho certo para esse problema.

* Nomeado recentemente diretor-presidente interventor judicial da Codesaima, qual será sua principal missão naquela empresa de economia mista?

A minha principal missão, baseada na decisão judicial que me nomeou interventor judicial, é sanear administrativamente a Codesaima, no que diz respeito à área de recursos humanos. Estamos dando prosseguimento ao concurso público e estamos exonerando aquelas pessoas nomeadas de forma contrária dessa decisão. Também é nossa missão estruturar a empresa, principalmente em setores essenciais para o seu desenvolvimento e investir na área de Tecnologia da Informação da Companhia para que possamos trabalhar com mais eficiência.

* Na sua opinião, quais são os principais problemas da Companhia atualmente?

São inúmeros processos trabalhistas, cíveis e fiscais, bem como pendências judiciais. Precisamos aumentar as receitas da empresa para que ela possa cada vez menos depender do Governo do Estado. Quando a Companhia foi criada, tinha como objetivo ser autossustentável, o que não está acontecendo atualmente, pois grande parte dos seus recursos é proveniente do Poder Executivo, que também passa por problemas financeiros.

* Nessas três primeiras semanas de sua gestão, o que já foi realizado na empresa?

Demos prosseguimento ao concurso público, com a convocação de mais candidatos aprovados; realizamos a posse de sete servidores; fizemos algumas exonerações para atender ao comando judicial, além da abertura de processos para a compra de material de informática e outras rotinas de trabalho que precisam ser elaboradas para que a empresa tenha uma eficiência cada vez maior.

* Como Interventor você tem prerrogativa pra fazer todas as alterações que julgar necessárias, inclusive mudanças de membros da Diretoria?

A decisão judicial me concedeu esse poder para fazer as alterações que forem necessárias. As minhas limitações estão de comum acordo com a Justiça do Trabalho, que me nomeou como interventor.

* A essas alturas dos fatos, já daria pra responder se a Codesaima tem jeito?

Seria prematuro falar agora qual seria o desfecho da Companhia. Acredito que, ao longo do processo e com mais informações, deveremos conseguir organizar melhor as coisas e ter uma posição definitiva.

* Acredita que esse prazo estipulado pela Justiça do Trabalho daria para solucionar todas as questões?

Também é prematuro falar sobre esse assunto, pois ainda há muita coisa a ser feita.

* Que critério foi utilizado para a escolha do interventor da Codesaima?

Acredito que tenham analisado o meu currículo, os cargos públicos que já exerci e graças a Deus sempre procurei trabalhar dentro da legalidade. 

* Que Mensagem deixa pra população?

Gostaria de deixar para toda a população de Roraima que a Codesaima foi criada com o objetivo muito nobre de desenvolver o Estado e estamos aqui para colocar as coisas nos seus devidos lugares para que a empresa cumpra o seu papel perante a sociedade.