Social - Folha de Boa Vista
Por Shirley Rodrigues
Em 15/09/2021

Com Nada 

* As previsões meteorológicas, apontam pancadas de chuvas na região norte para esta quarta-feira, especialmente em parte do Amazonas e do Pará, menos para Roraima, onde o calor está infernal desde o começo deste mês. Na verdade, essa quentura toda só vai ser atenuada lá pra meados de novembro, quando começar a ventar. Ou seja,  daqui até lá tem pelo menos uns dois meses de calor escaldante, como aliás acontece periodicamente nessa época do ano, mas agora – provavelmente devido ao avanço do desmatamento visível a olho nu – a coisa está ainda pior. E o povo que lute pra sobreviver esse tempo quente, com a tarifa de energia nas alturas e o abastecimento de água prejudicado por diversos motivos, inclusive pela prestação precária de energia elétrica.  

 

Com Tudo  

* A Universidade Estadual de Roraima, divulgou ontem,  edital com oferta de vagas para Mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e Embrapa. O curso, que é recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, está ofertando  17 vagas, divididas entre as linhas de pesquisas: Biodiversidade funcional em agroecossistemas amazônicos (13), e Sistemas agroecológicos, gestão territorial e sustentabilidade na Amazônia (4). As  inscrições ocorrem no período entre 6 e 25 de outubro, exclusivamente pela internet, no site cpc.uerr.edu.br, no menu Pós-Graduação. Mais informações pelo telefone 2121-0931, ou no e-mail: cpc@uerr.edu.br 

 

A presidente da Fier, Izabel Itikawa, recebendo kilométricas homenagens por conta de seu aniversário nesta quinta-feira. Na foto, ela divide clic com seu marido Nelson Itikawa (empresário do Agronegócio)   

Na UFRR 

 * A Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima, está disponibilizando curso sobre diálogo intercultural do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. As inscrições já estão abertas e seguem até dia 11 de outubro e o curso será ministrado, todas as quintas-feiras das 16h30 às 18h30, de 14 de outubro a 18 de novembro.   

* Trata-se de um curso formado por teorias e práticas sobre o diálogo intercultural e tem por objetivos promover relações harmoniosas entre membros de comunidades de diferentes culturas; Propiciar formação de relacionamentos ou parcerias com grupos e organizações que celebram a diversidade e o multiculturalismo, entre outros...   

 

Reclamações  

* Várias pessoas têm denunciado um sério problema de instabilidade no site da Gol, que já dura alguns dias e tem deixado os clientes aflitos. A maioria das queixas, refere-se a falta de comunicação adequada  com a companhia aérea, que só faz atendimento por telefone, com quem for viajar nas próximas 48h, justamente por conta do problema no site.  

* Os clientes também alegam, que todas as vezes que acessam o site, nunca conseguem finalizar porque sempre dá erro e por conta disso tem que ir para o atendimento presencial no aeroporto, onde perdem muito tempo nas kilométricas filas. O que realmente está acontecendo, não se sabe, mas pelo menos as reclamações, a gente registra, aguardando que tudo se normalize o mais rápido possível.  

 

Volta às Aulas  

* O Governo de Roraima anunciou para o dia  20 deste mês a volta  aulas presenciais na rede estadual de ensino no formato gradual e mantendo ainda o atendimento remoto.  

* No primeiro momento, vão retornar às salas de aula os estudantes do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).O público inicial para o retorno foi definido em função da terminalidade da etapa de ensino, com estudantes se preparando para o Enem, vestibulares e outros certames, levando ainda em consideração o avanço da vacinação, em especial para os estudantes da EJA, que já é um público adulto. 

  

Seletivo  

* E por falar nisso, o Governo de Roraima por meio da Secretaria de Educação publicou no Diário Oficial do Estado, o edital do processo seletivo para a contratação temporária de profissional de copa e cozinha (merendeiros). O objetivo é suprir a necessidade desses profissionais no atendimento da rede de ensino na capital e interior, além de Formação de Cadastro Reserva. Serão ofertadas 284 vagas.  

 * Além das vagas disponibilizadas, haverá a formação do Cadastro Reserva, ou seja, o candidato aprovado poderá ser convocado e nomeado assim que for detectada a necessidade. O edital do processo seletivo foi publicado no DOE do dia 10 de setembro e está disponível para consulta no site www.imprensaoficial.rr.gov.br

 

 

Silvia Carla, está inovando sua empresa Silvia Despachante, com todo sistema informatizado  

#Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada a Dra. Cleonice Andrigo (Ministério Público estadual), que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data. 

* Também inaugurando idade nova hoje, Francisco Mendes da Silva, Raimundo Nonato Soares Neto, Roosevelt Oliveira e Iverton Duarte.  

* Já foi anunciado para o período de 11 a 13 de novembro, a segunda edição do Festival Literário.  

* Com a temática “Entre Linhas e Lavrados – uma literatura de pluralidades”, o festival pretende ressaltar a diversidade literária no estado.  

* Para participar do evento, serão selecionados oficineiros e contadores de histórias, individuais e em grupo.  

* Todos os selecionados receberão cachês e os interessados poderão realizar inscrições até o dia 26 deste mês.  

* O principal objetivo do Festival, é disponibilizar um ambiente de interação artística propício às manifestações regionais e oportunizar aos artistas, mostrar seus trabalhos.  

 

Rômulo Sena, desembarca essa semana em Boa Vista, com muitas novidades, entre as quais, a estréia de um programa de TV  

Tá Valendo  

Concurso Jurídico  

A acadêmica do curso de Direito da Estácio da Amazônia, Elizandra Ribeiro de Araújo, é a única representante de Roraima no concurso jurídico, promovido pela OAB Amazonas. Ela já esteve em dois confrontos, contra estudantes da Universidade Federal do Amazonas e agora aguarda o resultado para as quartas de final. A competição, que reuniu estudantes do Amazonas, Roraima e do Chile, simula uma sessão oral na Corte Interamericana de Direitos Humanos. 

 

Campanha 

* O Hemocentro de Roraima está solicitando doações de sangue para repor seu estoque. Sangue do tipo O fator RH negativo, que está praticamente zerado. Poderão doar sangue qualquer pessoa acima de 18 anos com mais de 50 kilos e que apresente boas condições de saúde. Vale lembrar que uma simples doação pode salvar vidas.  

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social