Social

Social 12754

 Com Nada

* Com a gasolina batendo novo recorde (chegando a quase 7 reais); o dólar na cotação mais alta dos últimos anos; milhões de desempregados e muita gente recorrendo ao caminhão do lixo pra procurar comida, o presidente Bolsonaro chega a Roraima pela segunda vez em menos de um mês;  visita abrigo de imigrantes, pega criancinhas no colo e faz Live afirmando, que se o PT voltar ao poder o Brasil vai virar Venezuela. Na verdade, nos 13 anos em que o país foi comandado pelo PT, não nos transformamos em Venezuela, ao passo que no atual Governo, infelizmente, estamos visivelmente caminhando para esse triste fim.  

Com Tudo

* Começou ontem, a Semana de Design online do Centro Universitário Estácio da Amazônia, via plataforma Teams, com a palestra da designer visual Greice Vaz. Nesta quarta, 27, está confirmada a participação de Marcos Moura que vai abordar ‘Design 3D na prática’. E no último dia do evento, o designer Carlos Junio, apresentará uma palestra sobre ‘Cultura Maker e Fabricação Digital’.  A realização do evento é dos cursos de Arquitetura e Design da Estácio e seu conteúdo será direcionado prioritariamente a acadêmicos dessas duas áreas, mas qualquer interessado nos temas, poderá participar. 

Helena e Renildo Lima (Asatur), Remídio Monai e sua Isa (Amatur) em recente acontecimento social

 

Protestos 

* E enquanto o presidente Jair Bolsonaro, passeava ontem sem máscara pelos abrigos com criancinhas estrangeiras no colo, o plenário da Assembleia Legislativa de Roraima, pegava fogo. Parlamentares usaram a tribuna para protestar pelo fato da agenda do presidente, não ter incluído a pauta da imigração venezuelana.  

* Causou estranheza aos parlamentares, a visita do presidente ao Estado, não contemplar sequer uma ida ao município de Pacaraima, que segundo dados, recebe diariamente um fluxo de imigrantes inversamente proporcional a capacidade de acolhimento nos abrigos da Operação Acolhida e ao programa de interiorização.    

Via Cursis 

* Daí a pergunta que não quer calar: o que foi mesmo que o presidente Jair Bolsonaro veio fazer a Roraima? Por aqui, ele só visitou abrigos de imigrantes e a comunidade indígena do Flexal no município do Uiramutã, quando poderia ter ido a Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. 

* Porém, o outro compromisso do presidente no nosso estado, dá uma pista do real objetivo da visita a Roraima, encerrada com sua participação num culto pelos 106 da Igreja Assembleia de Deus. Na verdade, as Assembleias de Deus, em todos o país, estão fazendo aniversário nesse período, e é possível que ele participe de todos. Recentemente esteve em Goiânia, ontem foi em Boa Vista e amanhã estará em Manaus. 

Da CPI

* Após seis meses de trabalho, a CPI da Covid vota relatório final e sugere o indiciamento de 81 pessoas (entre físicas, jurídicas, autoridades nomeadas e com mandato eletivo), por 24 diferentes crimes, que vão desde charlatanismo; emprego irregular de verbas públicas; crime de responsabilidade a crimes contra a humanidade…   

* O próximo passo, será a entrega do relatório final ao Senado, o que deverá acontecer nesta quarta-feira; como não tem poder de punir os acusados, a CPI irá encaminhar o relatório ao Ministério Público Federal através da Procuradoria Geral da República e ao Ministério Público dos Estados onde já haja investigações em andamento, para as providências cabíveis. 

Áurea Onília Cruz (Mexendo a Panela) dividindo clic com o empresário, comunicador e filantropo Pedro Gravata 

 #Rápidas 

* A coluna de hoje é dedicada a Zerbini Araujo, que hoje recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data. 

* Também inaugurando idade nova em dose dupla nesta quarta-feira, as gêmeas. Izadora e Izacalra Maciel Pteri. 

* Ainda de aniversário hoje, nosso amigo Otoniel Ferreira, Fernanda Camilo e Antonio Carlos Nantes de Oliveira. 

* Roraima recebeu a visita dos dois ex comandantes gerais da Operação Acolhida, essa semana. 

* O primeiro comandante, general Eduardo Pazuello, chegou a Boa Vista no voo das 13h na segunda-feira e deixou Roraima ainda ontem; 

O general Antonio Barros, chegou a Boa Vista ontem e de acordo com fontes, ainda se encontra por aqui. 

* A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está funcionando em novo endereço. 

* Agora instalada em novo prédio localizado na Rua General Penha Brasil, 705-S.Francisco.

 

Professora Kézia Lima, ainda em clima de comemoração de sua recente troca de data

 Tá Valendo 

#DaHora 

* Em artigo publicado ontem na revista Nature Communications nesta terça cientistas do Instituto Butantan, em parceria com pesquisadores do Brasil e países como Inglaterra, Holanda e França, indicam que o macaco rhesus (Macaca mulata) pode ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra a esquistossomose, doença parasitária que afeta anualmente mais de 200 milhões de pessoas no mundo. Os resultados da pesquisa estão na publicação “Rhesus macaques self-curing from a schistosome infection can display complete immunity to challenge” . 

#Tucunaré 

* Após intenso debate o Projeto de Lei (PL) 115/2019, de autoria do Executivo, que proíbe a captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização do peixe da espécie Cichla ocellaris, popularmente conhecido como tucunaré da Amazônia, foi aprovado durante a sessão de ontem na Assembleia Legislativa de Roraima, com nove votos favoráveis, sete contrários e três abstenções.

Henriqueta e Paulo Henrique Portugal, durante renovação de votos, em Maceió-Alagoas