Social

Social 14121

Com Nada  

* Quem mora na beira do rio branco e adjacências, tem passado muito perrengue nos finais de semana, com a grande  quantidade de criaturas que vão aos portos da cidade promover seções contínuas de perturbação do sossego público. São lanças, Jet ski, carros com paredões, pessoas com sons portáteis, cada um com músicas diferentes e volume nas alturas,  até altas horas da madrugada. As muvucas, rolam durante feriados e finais de semana,  sem que ninguém saiba a quem recorrer pra solucionar essa questão tão desagradável, que alias, está prevista no Art. 42 da Lei de Contravenções Penais. Com a palavra, as autoridades…

  

Com Tudo 

* A ANIR – Associação Nipobrasileira de Roraima (ANIR), está articulando mais evento especial aberto à toda a comunidade. Dessa vez, vai unir as culturas oriental e brasileira no Tanabata Junina: O Arraiá das Estrelas, confirmado para 9 de julho, a partir das 14h no Centro Cultural da ANIR, bairro Caçari. A proposta  é fazer um evento tradicional do Japão, com uma roupagem junina. E para tanto,  além das apresentações culturais, o evento em Roraima vai contar com comidas típicas de ambos os países, como sushi, udon, tempurá, yakitori, nikuman, além de milho verde cozido, mungunzá, canjica e muito mais. 

PUBLICIDADE

Beto Freitas e Fábio Neves, preparam-se para inaugurar mais uma unidade Casa Freitas, desta vez, no próximo dia 30, na Av. Severino Soares de Freitas   

Na ANIRR 

* A propósito, o Tanabata acontece no Japão anualmente, desde 1603 e é baseado em uma lenda, onde Tanabata representa o sétimo dia do sétimo mês. É o dia de encontro de dois apaixonados que foram separados pela via láctea. Desde então, desejos são escritos em tiras de papel coloridas e penduradas nos ramos de bambu.  

* Na programação deste ano, oficinas de Origami (arte com dobraduras de papel) e Nihongo (idioma japonês); workshop “Fundamentos dos Desfiles e Apresentações de Cosplay”, apresentações de Taiko, Odori (dança japonesa), artes marciais, cosplay, etc… A Anir, congrega mais de 100 famílias japonesas em Roraima. 

Sucesso 

A parceria entre a cantora @anitta e Estácio tá que só se firma a cada dia. A novidade da semana foi o filme de campanha da instituição de ensino superior em que a artista conta por que ela contrata um ‘Aluno Estácio’. Segundo ela, os estudantes da Estácio “não têm medo de desafios, correm atrás de seus objetivos, são proativos e dão valor a uma boa formação”. 

* Atualmente, diversos estudantes, de alguns cursos de graduação e pós-graduação, da instituição trabalham com a equipe da Anitta, uma artista e empresária reconhecida pela seriedade, exigência e qualidade que requer para os seus negócios. 

RR em Harvard 

* Em agosto, o mestre em Segurança Pública Josué Santos, participará de um importante evento nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo. Ele estudou na UERR e foi selecionado para apresentar um artigo fruto da sua dissertação de mestrado sobre o ensino da língua portuguesa em comunidades indígenas de Roraima. 

* Mas ele recebeu bolsa para apenas custear parte da viagem, ou seja, o valor não cobre todas as despesas. Por isso,foi criada uma  “vaquinha online” para sua ida a Harvard. As doações podem ser feitas no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/roraima-em-harvard 

Da Audiência  

*Semana passada na Assembleia Legislativa de Roraima, aconteceu uma audiência pública para apresentar o Mapa de Gestão Territorial do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) de Roraima. O Zoneamento era a última etapa que faltava para que a redução da reserva legal pudesse ocorrer em Roraima e dependia do Governo do Estado. 

* Depois de mais de uma década da aprovação da emenda da ex-senadora Ângela Portela ao Código Florestal Brasileiro, a reserva legal deve oficialmente ser reduzida em até a 50%, para fins de recomposição florestal nos imóveis situados em municípios de Roraima que tenham mais de metade de áreas constituídas por unidades de conservação ambiental e terras indígenas homologadas.  

PUBLICIDADE

A ex-senadora Ângela Portela , é a autora da emenda ao Código Florestal Brasileiro, que prevê a redução em até 50% da reserva legal, para fins de recomposição florestal 

#Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada ao conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima, Dr. Célio Wanderley, que hoje recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca de data.  

* Também inaugurando idade nova hoje, Dr. Erico Gomes (MPF), Paula Raphaela Bendahan e Franco Martins.  

* Para que a assistência jurídica gratuita chegue à população de todos os municípios de Roraima, a deputada estadual Lenir Rodrigues, defensora pública de carreira, apresentou indicações para a implantação de núcleos da Defensoria Pública em seis cidades do interior do estado.  

* A parlamentar pediu que, as unidades da instituição sejam implantadas em Iracema, Uiramutã, Caroebe, Cantá, Normandia, São João da Baliza e Amajari.  

* A medida está em consonância com a Constituição Federal, que diz ser dever do Estado garantir assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos que comprovarem a insuficiência de recursos.  

PUBLICIDADE

Dra. Fernanda Pelizetti e Izabelle Queiroz, em clic exclusivo para a coluna  

 

Ta Valendo  

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) divulgou ontem uma nova oportunidade para quem quer cursar Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania. São 20 vagas com início previsto para março do ano que vem. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no período de 8 a 28 de julho. Basta acessar o link cpc.uerr.edu.br.  

PUBLICIDADE

Defensora Pública de carreira, a deputada Lenir Rodrigues, apresentou indicações para a implantação de núcleos da Defensoria Pública em seis cidades do interior do estado  

PUBLICIDADE