Social

Social 14368

Com Nada  

* Foram 259 mortos por Covid no Brasil nas últimas 24 horas e mais de 30 mil diagnósticos positivos da doença nesse período, o que deixa claro, que a pandemia ainda não acabou. Porém, isso não é o mais grave nesse momento. O pior de tudo, são as inúmeras seqüelas de quem foi contaminado por coronavírus por mais de uma vez e agora adquiriu outras doenças que antes não possuía. Os problemas vão desde  pulmonares e circulatórios, com inúmeros casos de pneumonia e AVC pós covid,  além de problemas cardíacos, comprometimento da memória e questões mais simples, mas que afetam diretamente a autoestima, como a constante queda de cabelos, por exemplo.  

 

Com Tudo 

* Começou na última terça-feira, 9 em Brasília, as Paraolimpíadas Escolares Nacional (etapa Centro Norte), com a presença de várias autoridades nacionais, inclusive ministros de estado e o secretário nacional  da Pessoa com Deficiência, Dr. Cláudio Panoeiro. No primeiro dia de competições, Roraima ganhou sua primeira medalha no atletismo paraolímpico, com o migrante venezuelano Jorge Alejandro Álvares Tortoledo (do bairro Pricumã), no lançamento de pelota. Foi um momento emocionante para o Comitê Paraolímpico brasileiro (organizador do evento), diante da superação dessas crianças, que estão refazendo suas vidas no Brasil.  

 

Dra. Florany Mota, idealizadora do Movimento Mais Mulheres na OAB e Dra. Cléa Carpi – única mulher detentor da Medalha Ruy Barbosa no Sistema OAB – durante a recente Conferência da Mulher Advogada em Porto Alegre-RS 

Felinos  

* Vem aí o III Workshop de Felinos de Roraima, que reunirá profissionais e acadêmicos de Medicina Veterinária  e será realizado pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia em parceria com a Universidade Federal de Roraima, no próximo dia 19 deste mês, com temas importantes relacionados à saúde dos gatos,  pesquisas e novidades da área. 

* As inscrições podem ser feitas nas duas instituições com a doação de 1kg de ração para gatos. Na Estácio, os interessados poderão se inscrever com  a prof. Juliana Colodo, de 2ª a 5ª feira, das 11h às 11h30. Já na UFRR, as inscrições acontecem na sala 636, bloco 6, do Campus Paricarana. O evento traz palestras específicas nos cuidados com os felinos.  

 

Da Superlua  

* Nesta quinta-feira, 11, haverá mais uma superlua que poderá ser observada  no céu de todo o Brasil, a depender das condições do clima em cada região. Esse ano já tivemos duas superluas, uma em junho, chamada superlua de Morango; em julho, a Superlua dos Cervos  e a de hoje, a última superlua de 2022,  que é a superlua de esturjão.  

* O termo “superlua”, não é utilizado pelos astrônomos, mas popularmente quer dizer que ela aparecerá maior e mais brilhante do que de costume, considerando que estará mais perto do ponto mais próximo da Terra durante sua órbita, chamado pelos especialistas de perigeu.  

 

Feira  

* Nesta quinta-feira, 11, o Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado – CET/SESI em parceria com a Faculdade Estácio da Amazônia, estará realizando, das 19 às 21h, a Feira de Serviços da Educação de Jovens e Adultos – EJA SESI/SENAI. O evento acontece no Campus da Estácio, no bairro União. 

* Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos irão expor e comercializar seus produtos e serviços que foram desenvolvidos ao longo de três meses. Serão 20 projetos, entre doces variados (bolos, tortas, brigadeiros); serviços de beleza, floricultura, joias, artesanato, entre outros.  Durante a feira haverá palestras e apresentações de vários produtos.  

 

A coordenadora do Projeto Sumaúma, Áurea Onília Cruz (Mexendo a Panela) dividindo clic com a cerimonialista Kethellen Fernandes 

 

#Rápidas  

* Nesta quinta-feira, 11, Dia do Advogado, quem recebe homenagens é nosso amigo Mario Pankeka, que fica um ano mais querido.  

* Também inaugurando idade nova hoje, Rogério Siqueira, Heber Saraiva e Tamera Marques.  < /span>

* Essa semana, as equipes de limpeza da Prefeitura de Boa Vista fizeram  trabalho de recolhimento de lixo e resíduos que são descartados de forma inadequada no rio branco e igarapés dos arredores da cidade.  

* A conclusão é que há uma média de 600 quilos por dia desse material recolhido só no período de cheias e que no verão, esse número pode dobrar. 

* Foram recolhidos desde garrafas PET, sacos plásticos e até mesmo geladeiras, que além de poluir o meio ambiente, prejudicam a fauna e a flora e podem causar doenças nas pessoas. 

 

O migrante venezuelano, Jorge Alejandro Álvares Tortoledo (do bairro Pricumã), ganhou a primeira medalha do atletismo para Roraima nas as Paraolimpíadas Escolares Nacional, ontem em Brasília

Tá Valendo 

 Três anos 

*As agências descentralizadas do Detran-RR completam, nesta sexta-feira 12, três anos de criação. Essas unidades são uma alternativa para a população, que passou a ter mais facilidade de acesso aos serviços disponibilizados pela autarquia. Nesses três anos, já foram realizados mais de 80 mil atendimentos. Além das unidades nos shoppings Garden e Pátio e na Casa do Cidadão, recentemente foi inaugurada uma nova agência no bairro Raiar do Sol (Rua Três Marias, 139). 

  

Brechó 

* Neste sábado, 13, a Igreja Batista Monte Sinai (Rua Acre, 838, bairro dos Estados), realizará o Brechó dos Estados, das 9h às 18h, na quadra da própria igreja. Nesta edição haverá várias ofertas de artigos masculinos, por se tratar da edição Dia dos Pais. Os recursos arrecadados serão destinados à construção do novo templo da igreja e para ampliação dos trabalhos sociais oferecidos à comunidade.

Neuber Uchoa e seus filhos, Caçari e Tauã Uchoa, tem se destacado em shows pelos points mais badalados da cidade