Opinião

opiniao 13816

Explore seu universo de possibilidades

Por Lucas Freire*

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia? Bom, partindo do princípio de que ninguém é igual a ninguém, parece limitante pensar que existe uma única solução para todos estes desafios. A verdade é que há um universo de possibilidades à nossa frente!

Aplicar métodos e modelos fechados para solucionar problemas no trabalho ou na vida, sem nenhum tipo de questionamento e até mesmo de customização, é deixar de exercitar o nosso potencial e limitar a nossa existência.

Você, eu e todos os habitantes do nosso planeta azul somos resultado de 3 bilhões de anos de evolução. Somos, oficialmente, a tecnologia mais potente e enigmática que existe. Tanto é que uma parcela muito pequena do DNA nos distingue, menos de 1%.

Não somos minhocas, mas corremos o risco de nos tornar uma ao abdicarmos do direito de pensar, de experimentar, de viver em flow. O termo em inglês, segundo o dicionário Cambridge, quer dizer corrente, fluxo, vazão. “O contínuo, o movimento suave de algo”, explica a tradicional publicação britânica.

Esta fluidez é alcançada quando você entra em um estado de atenção plena, no aqui e agora, resistindo às tentações e a todos os sabotadores e dissabores, dando o seu melhor, por um objetivo relevante para você. É quando você está focado em uma tarefa que te faz tão bem que nada mais importa.

O flow é mais do que um impulso, trata-se de uma força de resistência capaz de nos fazer esquecer tudo, em nome do movimento e da criação. Só que para encontrar este ponto, você precisa aceitar e explorar seu universo de possibilidades. Então, fica o convite: não se deixe limitar, entre no fluxo também!

*Lucas Freire é psicólogo especialista em desenvolvimento de lideranças, escritor e criador do método Playfulness

Sem amor, nada feito

Afonso Rodrigues de Oliveira

“O reino de Deus está em nós. Não está sujeito ao tempo nem ao espaço”. (Murilo Mendes)

Na evolução do ser humano sobre a Terra a maior dificuldade é acreditar em si mesmo. E quando não acreditamos em nós não somos dignos de nós. E é aí que ficamos a vida toda navegando em pirogas furadas. E acabamos nos afogando numa vida de eternos ir e vir. “O reino de Deus está dentro de nós”. Já conhecemos essa joia. O que nos leva a crer que não estamos preparados para o mundo em evolução. O extraordinário Gandhi também disse: “Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a Terra”.

Chiara Lubich também nos mandou esse recado: “Nada do que é feito por amor é pequeno”. Acompanhando e acreditando nesses caras descobrimos a grandeza do amor. Só que ainda não aprendemos a amar. Ainda confundimos amor com certos sentimentos, nem sempre racionais. A grandeza do amor é incomensurável. Logo não pode ser medida. Apenas vivida como deve ser vivida. Quem ama respeita, e quem respeita cuida bem.

É isso aí. Vamos amar, mas sem derramamento de sentimentos vazios. O comportamento humano sempre esteve fora dos padrões do amor. Ainda há animais considerados racionais, que matam alegando amor. Respire e reflita sobre isso, mas sem preocupação. E não vá pensar que estou tentando dirigir você para uma religião. Estou apenas externando minha preocupação com o andamento da carruagem. Porque, pelo que vemos, continuamos, como seres humanos, caminhado em carruagem dos velhos tempos. Vez por outra caímos no lamaçal das barbáries e demoramos pra dedéu, a sair da lama.

Minha sugestão é que você não fique se preocupando com vendavais. Um provérbio egípcio nos diz: “Enfrenta o sol, e as sombras cairão atrás de ti”. Por que ficar preocupado com a escuridão das sombras se você precisa da luz do Sol? Tudo é possível. O importante é que acreditemos nisso. Nada de ficar amedrontado com o dinossauro humano. Alguém também já disse que os covardes e os cachorros sabem quando você está com medo. Se você ceder eles caem no seu pescoço. Se você não demonstrar medo, eles ficam na deles.

O mundo é assim. Protege os fortes e derruba os fracos. E não se trata de fraqueza física. Não perca seu tempo olhando para o bico do seu sapato. Levante a cabeça e mire no horizonte. É lá que o Sol sai pela manhã e entra pela noite. A escuridão da noite é para descanso da alma. Viva seu dia, hoje com amor e muita coragem. Nada nem minguem é mais forte do que você, se você não se sentir fraco, ou fraca. Ame com amor e não com euforia, nem futilidade. Amor é coisa séria e construtiva. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460