Opinião

opiniao 13825

Não existe fórmula mágica para sucesso empresarial, importante observar alguns fatores

Fábio Lima*

 

Ao ter uma ideia de negócios e buscar recursos e esforços para transformar uma ideia em algo concreto, o empreendedor desconhece alguns itens que o diferenciam do empresário que gostaria de ser.

É muito comum os empreendedores só perceberem que cometeram erros, ou que faltou algo na empreitada, quando não estão conseguindo ter o retorno financeiro ou de satisfação idealizada.

No mundo dos negócios, o empresário precisa ter a iniciativa, ousadia e criatividade do empreendedor aliada à técnica de execução de um perito no ofício. Também são necessários a habilidade, a flexibilidade e o poder de execução, a gestão e o controle de um administrador.

Quando não se tem algumas destas habilidades, é fundamental buscar sócios e parceiros complementares para assim garantir o equilíbrio necessário para o sucesso empresarial.

A gestão correta de cada setor e departamento da empresa, com ações e reportes que alinham os resultados atingidos pelos departamentos aos planejamentos e expectativas geradas pelos empreendedores, é o que vai ajudar a entender se empresa está mais perto ou mais distante do sucesso empresarial.

Para uma boa gestão empresarial, o primeiro passo é reconhecer que um negócio não é composto apenas de um setor, como alguns empreendedores e alguns gestores defendem, colocando forças, energia, atenção e importância em departamentos isolados.

Uma empresa é um sistema complexo e, como todo organismo, precisa de trabalho em conjunto.

Setores interligados entre si, quando trabalham em harmonia e interdependência, são mais eficazmente gerenciados, direcionados e potencializadores de resultados, garantindo uma empresa mais saudável.

Em um país como o Brasil, apesar de toda a burocracia, cada vez mais as pessoas decidem abrir uma empresa. Seja por necessidade, sonho ou mesmo pela real oportunidade de mudar uma situação econômica e comercia desfavorável, empreender no Brasil e no resto do mundo é uma tarefa gratificante, quando bem planejada e executada, principalmente no que se refere ao impacto socioeconômico. Porém, Infelizmente, muitas acabam fechando as suas portas precocemente, seja por não adequação a fatores externos ou mesmo por inexperiência.

Portanto, é importante ter consciência de que a longevidade de uma organização depende, além da venda e entrega de produtos e serviços com valor para os clientes, de uma boa gestão. Afinal de contas, a administração competente possibilita o uso adequado dos recursos e controle para o melhor direcionamento das ações que ajudam no alcance dos objetivos.

Para melhorar a gestão de um negócio e não virar estatística negativa, é recomendável a busca pela ajuda de consultores em gestão empresarial e estratégia, como os da Light Consulting & Coaching, que por meio de diagnósticos estratégicos e personalizados, ajudam a identificar as áreas da empresa que precisam de suporte prioritário. Assim, é possível diagnosticar e indicar soluções para o crescimento de maneira estruturada e organizada.

O importante é não abrir mão de uma atuação mais segura na gestão empresarial de um empreendimento.

*Fábio Lima é consultor e mentor especialista em gestão empresarial, CEO da LCC – Light Consulting e Coaching. www.lightconsulting.com.br

Sacrifícios em Sociedade

Viver em grupo é muito mais do que conseguir tudo aquilo que se deseja, mas de se esforçar o máximo para fazer o melhor para si em conjunto para os outros. É de se aperfeiçoar com propósitos que vão além do simples ego e vaidade e que visa a expansão e a superação para todos.

Sacrifícios, na origem da palavra, representa tornar a vida sacra. De ajudar ao próximo com espontaneidade, de forma repetitiva e sem cara amarrada. De fazer com bom gosto e coração. São estes heróis anônimos que acabam ajudando a existência de muitos e que se prezam aos valores que o dinheiro não compra. Com pessoas assim, que realizam de maneira abnegada, e que retratam o amor fraterno e prestígio que melhora o mundo para todos.

De certo modo, o amor materno de fazer tudo pelos filhos demonstra o quão forte são os sacrifícios para o bem. Do orgulho, por exemplo, de uma mãe em se limitar para proporcionar a prole o que se pode oferecer de modo justo e honesto. Dentre os vários recursos pode-se colocar o ensinamento da moral e da espiritualidade como incentivos aos sacrifícios e exemplos para a humanidade. Há em ambos os gérmens futuros para que a roda do progresso continue a girar. A roda do progresso muda de forma favorável quando não se esquece nem do bem dos outros, tampouco do amor à Deus. Fazer corretamente as ações e atos certos configura muito mais do que simples sorte ou acaso, mas a realização daqueles que souberam se preparar para a vida em si e para a sociedade.

Paulo Hayashi Jr – doutor em administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp.

Tente, mesmo assim

Afonso Rodrigues de Oliveira

“As palestras de autoajuda pouco ajudam quando as pessoas não compreendem o funcionamento da mente”. (Augusto Cury)

O pensamento do Cury bate com o do Confúcio. O que indica que os pensamentos positivos e educativos vêm de longas datas. O que nos remete ao desenvolvimento racional. Tudo que necessitamos para nosso desenvolvimento está em nossas mentes. A dificuldade está em desenvolvê-la, por ignorarmos a simplicidade mental.

Confúcio disse: “De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos”. Mas o mais importante é que nos conscientizemos da tarefa importante que cada um de nós tem: o dever de colaborar com o desenvolvimento da humanidade. Somos seres humanos e nosso desenvolvimento depende do desenvolvimento do próximo. E só nos desenvolveremos quando entendermos a importância das relações humanas. E esta está onde estamos. Então vamos nos desenvolver para podermos desenvolver a humanidade. Simples pra dedéu.

Seus pensamentos é que vão fazer de você o que você é. A escolha é sua. Sempre sua. Alguém já disse que “Nada nem ninguém tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz, se você não estiver a fim”. Todo o poder está com você e em você. Mantenha seus pensamentos sempre no futuro. Nada de ficar perdendo tempo com o passado. Você já sabe que depois da meia-noite, hoje já será amanhã. Tão simples que nem prestamos atenção. Porque ontem já será passado, e só temos dele o que trouxemos do que fizemos ontem. Então vamos fazer o melhor no que fizermos hoje, para vivermos um dia melhor, amanhã.

Já estamos vivendo um sábado. E nem prestamos atenção à velocidade com que a sexta-feira passou. Aí começamos a coçar a cabeça, preocupados com o que não fizemos por falta de tempo. Quando na verdade não soubemos viver o dia normal que tivemos, por falta de conhecimento de nós mesmos. Fique calmo, ou calma, e viva o dia como ele deve ser vivido: com amor, perseverança e muito respeito à vida. “O reino de Deus está dentro de nós”. Nós é que não sabemos usá-lo. Então vamos aprender. Respeite-se no que você é, e tudo mudará para você. Mas não se esqueça de que você é o que você pensa, mas nem sempre você é o que você pensa que é. Descubra e viva o poder que você tem em sua mente.

Mas use-o com racionalidade e amor. Porque você tem que doar, e só doamos o que temos. E você tem tudo para fazer um mundo melhor. É só creditar nisso, para acreditar em você mesmo, ou mesma. Tenha um bom fim de semana e aproveite cada minuto de sua vida para vivê-la como ela deve ser vivia, e como você merece ser, e viver. Quem anda para traz é caranguejo. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460