Opinião

opiniao 14346

Eleições e Eleitos: Um perfil do voto ideológico e da produção do Poder Legislativo em Roraima

Prof. Dr. Edileuson Almeida*

O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) é um observatório interinstitucional em rede, com a participação de pesquisadores e pesquisadoras de Instituições de Ensino Superior dos estados pertencentes à Amazônia Legal brasileira sob a coordenação geral do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). O laboratório conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

A produção do LEGAL é organizada em três eixos específicos:

– Relatório de pesquisa com grupos focais: realizados em todos os estados da Amazônia Legal com o objetivo de compreender, a partir do mapeamento de perspectivas, sentimentos, narrativas e argumentos, como está organizada a “Agenda da Amazônia” na opinião política dos(as) amazônidas e avaliar as conexões entre tais percepções e a motivação para a escolha do voto nas eleições (abordagem qualitativa);

– Boletins de monitoramento eleitoral: mapeamento das candidaturas majoritárias e proporcionais em todos os estados da Amazônia Legal e que obtiveram êxito nos últimos pleitos considerando: a classificação por blocos ideológicos, o grau de fragmentação partidária, a volatilidade nas eleições legislativas e a geografia eleitoral.

– Boletins de monitoramento dos legislativos estaduais: mapeamento da atuação das bancadas estaduais eleitas nas assembleias legislativas buscando identificar: prioridades orçamentárias, temas que ganharam maior atenção legislativa, agenda de políticas públicas e destino das emendas parlamentares.

A principal missão do LEGAL é debruçar-se sobre a realidade política dos Estados da Amazônia Legal, a evolução dos cenários e as tendências, bem como fomentar o debate público mediante análises e geração de dados quantitativos e pesquisas qualitativas.

É também seu objetivo qualificar estudantes da região através de treinamento nas mais modernas técnicas de pesquisa disponíveis, ciência de dados e produção de textos.

Por último, o Laboratório tem como horizonte a formação pedagógica de populações locais quanto à prática da cidadania, especificamente, no que traz de aprendizado em torno da convivência plural, debate crítico e tolerância societal.

Em cada estado um grupo de pesquisadores é responsável por analisar os resultados eleitorais e também a produção legislativa estadual, principalmente.

Em Roraima já foram produzidos três boletins sobre Monitoramento Eleitoral e a Produção do Legislativo Estadual, além de duas Pesquisas Focais.

Na questão do Monitoramento eleitoral, o primeiro boletim trata sobre a “Distribuição de votos por blocos ideológicos de partidos em Roraima (2002-2018)” e o segundo sobre a “Fragmentação e volatilidade no Sistema Partidário de Roraima (2002-2018)”.

Quanto ao Monitoramento do Legislativo Estadual, o primeiro boletim trata sobre a “Produção legislativa do parlamento estadual de Roraima, 2019-2021” e o segundo sobre “Assembleia Legislativa de Roraima: Projetos de Lei sobre Meio Ambiente e energia protocolados”.

Este ano também já foram realizados dois grupos focais. O primeiro ouviu moradores da capital e tratou sobre “Clima, meio Ambiente e Eleições 2022: percepções dos cidadãos da Amazônia Legal”; o segundo, ouvindo moradores dos demais município, tratou sobre o mesma tema: “Clima, Meio Ambiente e eleições 2022: percepções dos cidadãos da Amazônia Legal (residentes no interior dos estados)”.

Em Roraima, além do coordenador estadual, mais três pesquisadores fazem parte do LEGAL: o pesquisador sênior e professor doutor Cleber Batalha (UFRR), a pesquisadora plena e professora doutora Antonia Miguel (Estácio-Amazônia) e o pesquisador júnior e acadêmico de Ciências Sociais Jeferson França (UFRR).

Todos os boletins e os resultados das pesquisas em andamento e dos grupos focais estão disponíveis no site https://legal-amazonia.org/.

*Mestre em Ciências da Comunicação (USP), Doutor em Comunicação (UFSM), Professor Associado I (UFRR) e coordenador Estadual do LEGAL em Roraima.

  

Não tente ser quando já é

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Não é preciso fazer seja o que for para ser popular. É preciso somente ser alguém que seja popular consigo mesmo. Então, quando estiver com outras pessoas, saberá sempre o que fazer e como fazer”. (Vernon Howard)

É desagradável quando percebemos, que alguém está tentando, mesmo involuntariamente, ser o que realmente não é. Mas para isso você precisa primeiro aprender a ler nos olhos da pessoa. Nunca tente mostrar para alguém o que você quer que ele pense que você é. Quando seu interlocutor não consegue identificar você no que você é, o problema está com ele, e não com você. Então caia fora. Senão você estará caindo na advertência do Emerson: “Você é tão pobre ou tão rico quando o seu vizinho, senão não seria vizinho dele”. Não jogue para escanteio a amizade com seu interlocutor, mas mantenha-o na distância que evita a familiaridade.

Eu já vivi um episódio assim. Sempre que eu chegava ao Rio de Janeiro, ia diretamente aos estaleiros para, emprego. Sempre adorei trabalhar em estaleiros. Eles são uma verdadeira faculdade profissional. Naquele estaleiro, fui aprovado nos testes. Mas no dia em que fui se
r registrado no Departamento Pessoal, o funcionário, meio encabulado, falou:

– Infelizmente, o senhor foi aprovado, mas não achamos que o senhor possa trabalhar no setor.

– Tudo bem, e por quê?

Ele refletiu por alguns segundos e respondeu categórico:

– Por que seu chefe é uma mulher.

Ao meu estilo, olhei para o cara com muita calma e perguntei?

– Você não está pensando que eu sou tarado, tá?

Ele segurou o sorriso e deu uma justificativa bem esfarrapada. Também segurei o sorriso e falei calmamente:

– Tudo bem, entendi o recado. Pra você eu sou um machista. Obrigado pela atenção e irei procurar outro estaleiro onde não haja discriminação.

O cara pareceu meio encabulado, mas não falou nada. Retirei-me e fui trabalhar em outro estaleiro, de onde saí para vir para Roraima.

Nunca leve à discussão o despreparo de alguém. Sua superioridade está na maneira de você encarar, entender e sair na sua. Mostre sempre o que você é, e não o que os outros pensam e acham que você é. Aqui vai uma sugestão do Bob Marly: “Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida”. Mantenha-se sempre com seu espírito preparado para sua vida. Sua mente é o seu timão e você o timoneiro. A direção do seu barco da vida é responsabilidade sua e de mais ninguém. Então esteja sempre preparado para levar seu barco sempre no rumo certo. Mas não se esqueça que a verdade e a razão podem estar, tanto com o comandante quanto com o cabo Sivirino. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460