Social

social 12334

Com Nada 

* Estudo publicado no último dia 22 deste mês, na EClinicalMedicine, que contou com a participação de mais de 80 mil pessoas e foi conduzido pelo renomado Imperial College London (Inglaterra), confirmou que a Covid afeta diversos órgãos e pode deixar sequelas graves, por isso a grande preocupação dos especialistas. A referida pesquisa revelou que o cérebro é um dos órgãos mais atingidos, deixando os pacientes com um déficit cognitivo, ou seja,  com problemas de memória, dificuldade de raciocínio, de resolução de problemas, etc… O estudo também demonstra, que quanto mais grave é a forma da doença, pior são as seqüelas e os cientistas ainda não sabem se essas implicações são ou não reversíveis.  

 

Com Tudo 

* A linda linda Karenn Khristiny, de apenas 18 anos, é atualmente streamer oficial do Flamengo Esports na plataforma Nimo Tv. Ela é a  primeira menina, a chegar em uma organização de grande escala no cenário e está nesse metier de esports desde 2018, já tendo passado por várias grandes organizações, sempre carregando com muito orgulho o nome do Estado. Karenn pode ser encontrada no Instagram, no perfil: @deusaaa._ff , onde possui um expressivo engajamento com seus seguidores. A colunista, ela confessou está nervosa com esse novo desafio, agora que está  representando uma nação. “Estou em um dos maiores times do Brasil” – Disse ela – “mas estou 100% focada em fazer acontecer” – concluiu !  

 

A atuante Fátima Souza, ladeada por Junior Carolino e Miranda De Aquino (Zezé Maku), em clic exclusivo para a Coluna  

Capacitação  

* A Secretaria de Estado da Educação, por meio do da Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), está com inscrições abertas para o curso “Avaliação de Trabalhos de Iniciação Científica: Feira de Ciências e Steam”, cujo objetivo é  capacitar profissionais que atuarão na I Feira Virtual de Ciências de Roraima. 

* O curso será ofertado de forma remota, por meio das plataformas digitais Google Meete APICE (Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia). As aulas terão início no dia 9 de agosto e seguirão até o dia 31 do mesmo mês. Os participantes serão certificados ao final da formação, que terá carga horária de 80 horas. 

 

Escritores  

* Desde o começo da semana, está acontecendo no  Palácio da Cultura, um Encontro com escritores locais, que se estenderá  até a próxima sexta-feira, dia 30, das 9h até às 13h. Na programação do evento, consta a realização de um debate literário entre o público e os escritores, com discussão, contação de histórias e declamações de poesias. 

* A iniciativa, contou em sua abertura, com a presença dos escritores Bruno Garmatz, João Euclides, Elienai do Vale Menezes e Dinéia Silva Oliveira, todos contemplados pela Lei Aldir Blanc. Eles foram unânimes em ressaltar a importância desse apoio para a produção literária, que nesses tempos difíceis tem sido uma das áreas mais afetadas, especialmente os autores de livros impressos.  

 

Importante  

* Com o objetivo de minimizar os impactos do distanciamento social na saúde emocional causados pela pandemia de Covid-19, a Universidade Federal de Roraima, disponibiliza importante projeto de Acolhimento Psicológico On-line, cujas inscrições encontram-se abertas e pode participar qualquer pessoa da comunidade a partir de 12 anos (os menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis).  

*  De acordo com a coordenadora do projeto, professora Joelma Ana Gutiérrez Espíndula, desde junho de 2020 foram atendidas mais de 140 pessoas pelo projeto. O público apresentou queixas de ansiedade, insônia, desmotivação, depressão, ideação ou tentativa de suicídio. 

Importante II 

*A equipe de colaboradores no atendimento on-line do projeto de Acolhimento Psicológico, é composta por psicólogas, alunos da graduação do curso de Psicologia da UFRR (estagiários da graduação e estagiários extensionistas) e uma estudante de pós-graduação. Todos os atendimentos são realizados sob supervisão de uma docente. 

* Interessados poderão preencher o formulário disponível no site da UFRR e após triagem, será feito o agendamento por e-mail ou telefone. O atendimento é pontual, ou seja, acontece com uma sessão de atendimento psicológico online e, eventualmente, mais uma ou duas sessões complementares de acordo com a situação. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira das 10h às 21h.  

 

 

Bruno Dantas e Leninha Cardoso, respectivamente, presidente e vice-presidente do Centro de Tradições Nordestinas, dividindo clic com o presidente da OAB/RR, Ednaldo Vidal e a cantora Samya Maia (ex-Banda Magníficos), na recente solenidade de fundação do CTN 

 

Rápidas  

* A Prefeitura de Boa Vista está vacinando essa semana pessoas a partir de 18 anos de idade e também todos aqueles que ainda não se vacinaram e fazem parte dos grupos prioritários do Ministério da Saúde. 

* Desde ontem, 26, e nesta terça-feira, 27, além dos pontos fixos de vacinação, as equipes da prefeitura estão vacinando nos bairros Asa Branca e Silvio Leite. 

 * Na quarta, quinta e sexta-feira, as equipes estarão nos bairros Silvio Botelho e Bela Vista.  

* Quem tem a partir de 18 anos de idade, poderá se vacinar também em uma das escolas que contam na lista disponibilizada pelo Município. As equipes atendem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. 

 * No ato da vacinação, é preciso apresentar original e cópia do comprovante de residência, um documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e cartão de va
cina, se tiver 

 * Vale lembrar sempre que a imunização só se completa após a segunda dose da vacina e que só a primeira dose, não impede de pegar a Covid da forma grave.  

* Então, nesse intervalo todos os cuidados devem ser mantidos.  

 

 

Karenn Khristiny, streamer oficial do Flamengo Esports na plataforma Nimo Tv 

 

Tá Valendo  

 Apagão  

*Inconformados com o foto da progressão salarial não haver sido paga pelo órgão em que trabalham e também não terem sido contemplados com auxílio alimentação, como forma de compensação, um grupo de servidores baixou a hastahg #apagao3dias que tá bombando na internet.   

 

Inauguração  

* A Casa Freitas – Vinhos & Empório, já disponibilizou o Save The Date para a inauguração da sua mais nova Unidade, no Bairro Jóquei Clube (Rua Mauro Campelo, 636). Será no sábado, 31, a partir das 14h. O novo point seguirá o mesmo padrão dos demais.  

Ana Heloisa Rodrigues (sobrinha do nosso colega, jornalista Edílson Rodrigues), ilustrando a coluna desta terça-feira