Social

social 13853

Com Nada  

* Como é de conhecimento público, desde sempre Roraima padece com o crônico problema da internet e absolutamente ninguém é capaz de resolver essa situação que constantemente nos deixa sem acesso on line causando prejuízos diversos pra geral. Também como sabemos, todas as vezes em que acontece um apagão, a justificativa é sempre a mesma: “rompimento dos cabos de fibra ótica”. E não há uma única semana em que não haja episódios desses, nos deixando off line por horas. Daí a pergunta que não quer calar: se a questão toda reside nos tais cabos de fibra ótica, porque não cuidam deles e evita-se  tanto transtorno? #prontofalei! 

 

Com Tudo 

* Marinês Esbell está na França para a abertura da exposição do seu saudoso irmão Jaider Esbell, na Lille 3000, dentro da qual está  exposição Les Vivants produzida pela Fundação Cartier com curadoria do antropólogo Bruce Albert. Participam do evento como expositores, além de Jaider Esbell, os indígenas brasileiros Bane Huni Kuin (Acre), Joseca Yanomami,  Ehuana Yaira e Sheroanawe Hakihiiwe, ambos também da etnia Yanomami. Além de Marinês Esbell, representando a Galeria Jaider Esbell, a comitiva brasileira que chegou ontem a Paris, conta com a participação de Ana Maria Machado (Isa), interprete de inglês e yanomami. 

 

Ana Maria Machado, Bene Huni Kuin, Joseca Yanomami e Marinês Esbell (representando a família de Jaider Esbell) integram a comitiva do Brasil que chegou ontem a Paris para a abertura da exposição de arte da Fundação Cartier

Dos Cabos  

* Recentemente, o jornalista Jessé Souza, fez um artigo publicado aqui na Folha, expondo a triste situação em que se encontram aos cabos de fibra ótica que distribuem a internet pra Roraima. Na verdade, não só ele, mas outros jornalistas e pessoas comuns também já expuseram a situação caótica nas redes sociais e grupos de whatsApp.  

* Há locais, ao longo da BR 174, em que toda a fiação fica exposta, a tudo quando é tipo questões fortuitas, como queimadas, arados, veículos que passam por cima, enfim entregues a própria sorte do que posso vir a ocorrer para arrebentá-los e interromper o fornecimento de internet. E nós que lute… 

 

Dos Cabos II 

* Então vamos parar de cobrir o sol com peneira e falar a verdade de vez, não é mesmo, minha gente!? Se a empresa responsável pelo fornecimento de internet sabe que toda a questão reside nos cabos de fibra ótica, deveria ter mais zelo pelos mesmos e encontrar uma forma de protegê-los. 

* É o mínimo que deve ser feito, até pelo tempo que esse grave problema persiste e por respeito aos consumidores, que padecem com essa situação crônica e tem diversos prejuízos por conta disso. Ontem por exemplo, os caixas eletrônicos dos bancos pararam de funcionar por longas horas… 

 

Importante  

*Além da exposição Lille 3000, que será aberta na França, no próximo sábado, 14, e se estenderá até 2 de outubro, as obras de Jaider Esbell seguem na  Bienal de Veneza  até novembro. Ontem,11,  no site do famoso MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), a curadora Madeline Murphy Turner, escreveu um texto emocionante.  

* No interessante artigo, ela – que já conhecia a trajetória do artista macuxi – fez uma espécie de “retrato falado” da sua história com precisão cirúrgica. O artigo e as fotos das obras by Marcelo Camacho, encontram-se no disponíveis no site no MoMA.  

 

Importante II 

* Em trecho de seu artigo no site do MoMA, Madeline Murphy Turner, diz: “Exposições e bienais vêm e vão, mas o que é evidente é que a profunda obra de Jaider Esbell continuará a tecer seu caminho através e além do mundo da arte brasileira. Sua vida e prática demonstram, no entanto, os imensos desafios que ainda enfrentam os povos indígenas e as instituições de arte que tentam apresentar sua arte.”  

* E prossegue? “Como esclarece o projeto de vida de Esbell, comprar e colecionar arte indígena é insuficiente. É preciso um investimento profundo em educação, ativismo e futuras gerações de artistas indígenas, e um sério acerto de contas institucional com os imensos danos causados ​​por práticas excludentes de coleta e exibição” – Disse ela! 

 

Junior Carolino e Beatriz Ribeiro, ilustrando a coluna desta quinta-feira  

 

#Rápidas  

*  Inaugurando idade nova hoje, Coronel Wilson Silva, Liviane Mesquita, Cristiane Cordeiro (Oculistas Associados) e Lucinda Prado (Essencial Viva Bella)  

* A Defensoria Pública do Estado de Roraima, promove nesta sexta-feira, 13, a palestra de direito “Pena de prisão – Um olhar crítico libertário”. 

* A palestra será ministrada pelo professor Amilton Bueno de Carvalho, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS).  

* O evento ocorre a partir das 19h no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

* A iniciativa, integra a programação do “Maio Verde”, alusivo aos 22 anos da DPE-RR, será gratuita, mas para emissão de certificado, os interessados devem realizar a inscrição no site da Esdep da DPE-RR http://escolasuperior.rr.def.br

 

Stela Pinheiro, ficando um ano mais maravilhosa  

 

Tá Valendo  

Da Hora  

* Desde ontem, o serviço de inspeção veicular passou a ser disponibilizado para os motoristas de Roraima, com a inauguração uma Instituição Técnica Licenciada, empresa credenciada ao Detran-RR, que vai fazer esse trabalho no Estado.  

 

Rozane Inácio, dando o ar de sua iluminada presença na Coluna de hoje