Bom dia,

Hoje é terça-feira (17.11). Não faltam palpiteiros projetando os resultados da última eleição municipal, ainda não encerrada por conta do segundo turno,  para o próximo pleito de 2022. Pode até ter alguma racionalidade esta projeção, mas o fato é que cada eleição tem sua própria história e normalmente ela é única. Faz pouco menos de dois anos, os eleitores participaram de uma eleição geral e elegeram um presidente da República que passou quase toda a eleição num leito hospitalar convalescendo de uma tentativa de assassinato que quase lhe tirou vida. Essa candidato sem participar de qualquer debate público, numa legenda minúscula, atingiu mentes e corações de 57 milhões de brasileiros e brasileiras com o discurso contra a política e os políticos tradicionais, bem como uma mensagem de combate à corrupção e um resgate de valores cristãos para a sociedade tupiniquim.

Pois bem, nestas eleições municipais até agora, os eleitores e as eleitoras brasileiras preferiram votar em políticos profissionais e a discussão de valores éticos, morais e familiares andou muito longe das discussões entre os candidatos. O mesmo político, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que em 2018 arrastou milhões e votos para candidatos que se elegeram sob o manto do bolsonarismo, não conseguiu eleger nenhum prefeito de capital no primeiro turno da eleição e sequer foi suficientemente ouvido para convencer o eleitor boa-vistense a eleger para a Câmara Municipal de Boa Vista  (CMBV) um vereador, que leva seu próprio sobrenome político.

Como os políticos quase sempre trabalham objetivando a próxima eleição é natural que alguns vitoriosos, ainda que parcialmente, já antevejam conquistar nova vitória no pleito de 2022. É bom olhar pelo retrovisor da história, e ele pode mostrar um exemplo relativamente recente: na eleição municipal de 2016, a atual prefeita de Boa vista, Teresa Surtia (MDB) foi reeleita com uma vitória reluzente no primeiro turno, quando obteve uma votação de quase 80% dos votos válidos. Menos de dois anos após, embora tenha dispensado o melhor de seus esforços não conseguiu reeleger para o Senado Federal seu velho, e constante parceiro político, Romero Jucá (MDB).

ACERTOU

Mais uma vez, o Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope), considerando à margem de erro, acertou com razoável precisão, o resultado das pesquisas de intenção de votos na eleição de Boa Vista e de 13 municípios do interior do estado. O Inope também acertou a pesquisa de boca de urna realizada no começo da tarde do último domingo na capital do estado. A parceria entre o Inope e o Grupo Folha já dura cerca de 10 anos, e neste período, temos acertado, com os pequenos desvios que esse tipo de pesquisa apresenta o resultado antecipado nas eleições do estado. E não é fácil trabalhar num mercado tão complicado como o de Roraima.

SEM RETOMADA

Até ontem, por volta das 17h, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o deputado estadual Jálser Renier (Solidariedade) não havia entrado em contato com seus colegas de parlamento para tratar da reorganização da campanha do deputado federal Ottaci Nascimento (Solidariedade). Fontes da Parabólica dizem que para enfrentar um cenário tão adverso é necessário que os apoiadores de Ottaci Nascimento se mobilizem rapidamente, pois o período de campanha no segundo turno é curtíssimo. Só restam 13 dias de campanha.

VISITA

O professor e candidato da Rede Sustentabilidade à Prefeitura de Boa Vista, Linoberg Almeida, visitou ontem (16.11) a redação da Folha. Disse que apesar ter ficado em terceiro lugar – perdeu a possibilidade de disputar o segundo turno, por cerca de mil votos-,  sai do pleito com a sensação de ter cumprido bem seu papel de candidato. Linoberg, que é vereador de Boa vista não adiantou ainda seu posicionamento com relação ao segundo turno das eleições na capital do estado.

RÁPIDAS

De um atento observador da cena política local: “O governador do estado Antônio Denárium (sem partido) declarou que vai respeitar o resultado das eleições nos municípios do interior. E lhe restaria outra hipótese?” ### A eleição de um gari para a Câmara Municipal de Boa Vista tem sido para muita gente, a melhor surpresa nas eleições municipais na capital do estado. Não seria a demonstração clara do preconceito que temos lá no fundo da consciência? ### Ainda que as eleições municipais não tenham terminado, correligionários do presidente Jair Bolsonaro já marcam mobilização popular para a coleta de assinaturas de apoio à criação do Aliança para o Brasil, um novo partido para abrigar o bolsonarismo que ainda é forte no país. ### Os dois municípios com população marcadamente indígena, Normandia e Uiramutã, elegeram como prefeitos lideranças autenticamente indígenas. É uma avanço, sem sombra de dúvida. ### Até amanhã.