AFONSO RODRIGUES

A caminho do céu

“Cuidado com o homem cujo Deus está no céu”. (Bernard Shaw)

Você sabe onde fica o céu? Ele está exatamente onde estamos. Vivemos um céu ou um inferno, de acordo com nossos pensamentos. Quando não somos capazes de viver nosso céu, vivemos o inferno que nos mantém no inferno de estar sempre procurando o caminho do céu. É quando não somos capazes de saber que ninguém tem o poder de nos levar ao céu, nem tampouco para o céu. E é a ilusão tola que nos prende entre o céu e o inferno. Só quando descobrimos que não precisamos sair por aí procurando o caminho do céu é que nos preparamos para viver o céu. Mas, antes de pensar que estou bolando uma nova religião, caia fora da piroga furada. Estou só pensando e dizendo o que penso. Afinal de contas, somos o que pensamos.

De acordo com a Cultura Racional, nós, seres humanos, vivemos num pequeno universo que não é mais do que uma pequena parte do Universo. Chegamos aqui, num universo que estava iniciando sua evolução, na parte mais baixa do universo. Estamos aqui há vinte e uma eternidades e continuamos em estágio de evolução. E o pior é que, como seres humanos, continuamos evoluindo num processo de progresso a regresso. Progresso porque estamos evoluindo; regresso porque estamos, na nossa evolução, retornando para nosso lugar de origem. Lugar que os menos entendidos no assunto chamam de céu. E olha que ser entendido, aqui, não significa ser sábio nem instrutor. É apenas o que não vai na dos que se julgam entendidos.

“O reino de Deus está dentro de nós”. Esta pérola está na bíblia. Só não é bem entendida pelos que deveriam entendê-la. Ela diz tudo que estou tentando dizer. É o pensamento da Cultura Racional. Por que procurar o que já está em nós? Por que procurar mostrar e dizer que somos, se sabemos que somos? É ou não é? Por que perder tempo procurando o que já temos? Por que ir procurar lá fora o que já está no nosso interior? Nunca seremos felizes enquanto ficarmos procurando a felicidade como presente dos outros. Quando vamos nos convencer de que ninguém, além de nós mesmos, é capaz de nos fazer feliz ou infeliz? Só quando estamos a fim de ser feliz é que somos. E quando não estamos a fim, somos infelizes. Mas, escolha é nossa, ainda que não perceptível. Então seja feliz procurando descobrir o que está fazendo de você uma pessoa infeliz. É fácil pra dedéu. A dificuldade em entender isso está no nosso grau de evolução. E ninguém pode aperfeiçoá-lo pra você, a não ser você mesmo, ou mesma. Seu céu e seu inferno estão em você. Viver um ou outro é escolha sua. E só sua. Ninguém pode dirigi-lo nesse caminho. Pense nisso.

[email protected]

            99121-1460