Bom dia,
Estratégia 1
Um dos presentes no café da manhã oferecido no início da semana pelo senador Mecias de Jesus, com o objetivo de firmar apoio do partido Republicanos à pré-candidatura do deputado Soldado Sampaio, comentou com um dos editores da Parabólica que é bem possível que esse projeto nem vá muito adiante, mas também afastou totalmente a possibilidade de apoio desse grupo à deputada Catarina Guerra (União Brasil).
Estratégia 2
Inclusive, conforme essa fonte bem situada, existe chance muito mais concreta de que o apoio dos Republicanos migre para a candidatura à reeleição do prefeito Arthur Henrique (MDB). Observadores da política local consultados pela Coluna nem classificam essa possibilidade como um “racha” do grupo, mas como uma consequência de fatos ocorridos durante a eleição de 2018.
Apoio
Outra informação vinda de uma fonte privilegiada garante que a maior entusiasta da pré-candidatura da deputada Catarina Guerra é a primeira-dama e conselheira do Tribunal de Conta do Estado (TCE), Simone Souza, e que teria sido dela a iniciativa de introduzir de forma muito sutil o assunto durante o jantar oferecido pelo governador Antonio Denarium (Progressistas) a alguns deputados estaduais.
Inocência
O vereador Genilson Costa (Solidariedade) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Boa Vista, no final da manhã de ontem, declarou ser inocente e se disse vítima de perseguição política, com a intenção de prejudicar sua imagem, sem fazer menção aos seus supostos algozes. De acordo com ele, as acusações do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) não estariam amparadas em provas concretas, que fez questão de dizer não existirem. Fontes da Parabólica inclusive dizem que Genilson pode ser candidato à Prefeitura de Alto Alegre.
Apoio
Vários vereadores saíram em defesa do presidente da CMBV durante a sessão. Dr. Ilderson (PTB), um dos mais efusivos, chamou os membros do Ministério Público de oniscientes, adjetivo utilizado para qualificar pessoas com saberes ilimitados. Também afirmou que a instituição poderia ficar à vontade para colocar “grampos” em seu gabinete, ao comentar que os parlamentares recebem “gente de toda estirpe” naquelas dependências.
Orçamentos
Um dos vereadores comentou que chegou a perguntar a Genilson Costa se a sessão de ontem seria mantida, depois da repercussão em torno da denúncia do MPRR e que ele teria justificado a necessidade de discussão do Orçamento de Boa Vista, o que de fato tomou a maior parte do tempo e atenção dos parlamentares. O Projeto de Lei foi aprovado no início da tarde, depois de um intervalo e muito debate entre os vereadores.
Segundo turno
A Lei Orçamentária Anual (LOA) precisa passar pela votação em segundo turno, nesta quarta-feira, 20. No total, 29 emendas não passaram, algumas foram retiradas e outras não aprovadas. A maioria das rejeitadas é de autoria do vereador Ítalo Otávio (Republicanos), que faz oposição ao Executivo. Ele pedia a construção de calçadas, ampliação de escolas municipais e repasse a quadrilhas juninas, entre outras coisas.
Promoção
A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do MPRR instaurou, no último dia 18, procedimento preparatório para apurar suposto descumprimento do Estatuto dos Militares, no que diz respeito aos critérios de promoção de praças ao quadro de oficiais. Na publicação, não fica claro se a investigação decorreu de denúncia feita à instituição, mas realmente de vez em quando se ouve falar disso.
Rápidas
O governo Lula da Silva (PT) não vai dar qualquer aumento salarial para os servidores federais para 2024. ### Para amenizar o impacto negativo entre uma classe que aparentemente tem votado em sua grande maioria no petista, o governo pensa conceder reajustes nalguns penduricalhos como auxílio alimentação, auxílio creche e complementação de planos de saúde. ### Nos tempos da ditadura a atenção nacional fica atenta no que iriam dizer os militares comandantes das Forças Armadas. Hoje quem chama a atenção são os discursos dos ministros-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Foi assim, ontem, no encerramento do ano do Judiciário. Sinal dos tempos. ### O possível racha entre o governador Antônio Denarium e o presidente da Assembleia Legislativa Soldado Sampaio parece mais profundo do que parece. ### Sinal das desavenças entre os dois é a nova posição do Palácio Senador Hélio Campos em relação àquela compra de livros didáticos pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed). ### Por falar em Denarium, ele assina amanhã (quinta-feira) a Ordem de Serviço para a recuperação da antiga residência dos governadores na Jaime Brasil. Depois de recuperado, o local dever ser cedido para abrigar a sede da Academia Roraimense de Letras. ### O Congresso Nacional, reunião da Câmara Federal e Senado Federal, aprova hoje a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício fiscal de 2024. ### Só de emendas impositivas senadores e deputados federais terão quase R$ 50 bilhões para indicar para governadores e prefeitos executarem. ### Como 2024 é ano de eleições municipais, o governo federal será obrigado a liberar essa grana até julho. É o que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). ### Até amanhã.