AFONSO RODRIGUES

A colheita da vida

“A vida se mede não pelo número de anos que passamos na Terra, mas pelo que usufruímos”. (Henry David Thoreau)

Todos os dias nós fazemos a colheita do fruto da semente que plantamos no ontem. Ou mais precisamente, devemos fazer a colheita. Mas ainda não entendemos que a semente brota rapidamente. É só a gente ser inteligente para entender a qualidade da semente que plantamos. Ela tanto pode ser benéfica, como maléfica. O que nos orienta para fazermos sempre o melhor no que fazemos, mas dentro da racionalidade. E quando somos racionais sabemos que “O reino de Deus está dentro de nós”. E os milagres podemos, muito bem, estar fazendo-os constantemente. E nesse caso a coisa é tão simples que nem prestamos atenção. O que de per si, já pode ser um problema. Porque como é que vamos fazer a colheita sem saber colher?

Estamos iniciando mais um mês de labuta. Então vamos erguer a cabeça, mirar o horizonte e continuar na caminhada para o futuro. Não inicie seu mês preocupado ou preocupada com os aborrecimentos que podem ter vindo no mês anterior. O que passou, passou. Use seu telescópio mental. Com ele você não precisa olhar para o céu, que nem é céu, para ver a beleza da nuvem clara. Simples pra dedéu. Já sabemos que a vida só é ruim para quem não sabe viver. Quando ligar seu televisor, pela manhã, procure ver e ouvir algo que possa lhe trazer alegria e felicidade. Sei que é difícil pra dedéu, mas sempre há o milagre em cada um de nós. Há coisas simples que nos parece insignificantes, mas que na verdade nos faz bem.

Um dos momentos mais exemplares que já vivi na minha longa vida, foi o período que vivi na Ilha Comprida, no Litoral Sul de São Paulo. Fiquei três nos ali, vivendo os momentos mais agradáveis de minha vida, divertindo-me com comportamentos inusitados de animais como os cães, por exemplo. Sei que sempre que falo disso provoco sorriso maroto em pessoas que consideram o fato como tolice. A Ilha é Comprida porque tem setenta e quatro quilômetros de extensão e apenas quatro quilômetros de largura. O que já nos encanta. E já citei para você, vários dos acontecimentos que me encantaram na simplicidade, e que me fizeram muito feliz. E a felicidade perdura nas lembranças daqueles dias maravilhosos que encantaram minha vida. E o encantamento continua nas lembranças. Faça isso sempre, em sua vida. Procure viver momentos simples que façam você ser feliz pelo resto de sua vida. Não encha sua mente com pensamentos e coisas que possam fazer você se sentir uma marionete da vida. A vida é para ser vivida e não sofrida. Viva, não sofra, você pode. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460