FALANDO DE NEGÓCIOS

A difícil tarefa de posicionar uma marca: Uma estratégia para o sucesso empresarial

A difícil tarefa de posicionar uma marca: Uma estratégia para o sucesso empresarial

O mercado é uma grande arena de disputas entre marcas de produtos e serviços. Abrir um negócio não significa certeza de sucesso, mas ao pensar o mercado como um organismo dinâmico e cheio de variáveis você poderá colocar sua marca em posição de destaque, desde que use as estratégias adequadas. A sua marca é o seu RG com CNPJ, e como fazemos com o nosso nome, devemos preservá-lo, fazer investimentos como capacitação, inovação e respeito aos valores como ética e qualidade. Não é difícil subir os degraus do marcado, difícil é se manter nos degraus mais altos.  

No mundo empresarial contemporâneo o dinamismo é regra. Apenas criar ou gerar ideias não é suficiente, precisamos ter capacidade de colocá-las em prática. Esse dinamismo coloca o empreendedor em sinal de alerta constante, a necessidade de nunca ficar para trás e estar sempre a frente do seu tempo. Quando partimos para o mundo empresarial, temos que ter convicção do norte que desejamos seguir; metas a curto, médio e longo prazo; a imagem que queremos que as pessoas tenham do nosso negócio, que nada mais é, o posicionamento do nosso empreendimento.

O posicionamento de marca tem se tornado um aspecto central para o sucesso e sustentabilidade das empresas. Este conceito vai além da mera publicidade ou do design da identidade visual; trata-se de como uma marca se insere na mente dos consumidores e se diferencia no mercado. Um posicionamento de marca eficaz não apenas destaca a empresa frente aos concorrentes, mas também cria uma conexão emocional com o público, seja o alvo ou público em potencial. O artigo de hoje explora as várias facetas do posicionamento desejado pelas marcas e sua importância estratégica nos negócios e por consequência para o mercado como um todo.

O posicionamento de marca refere-se à forma como uma marca é percebida no mercado em relação aos seus concorrentes. Isso envolve a definição de valores, atributos e a proposta de valor que a marca oferece. O objetivo é criar uma imagem única na mente do consumidor, que associe a marca a certos valores e qualidades desejáveis.

Um posicionamento bem-sucedido pode transformar uma simples identidade visual em uma marca, tornando-a preferida e desejada entre os consumidores. Empresas como Apple, Google, Amazon, Coca-Cola, Pepsi e Nike são exemplos de marcas que alcançaram um posicionamento exemplar, associando-se a inovação, facilidade de acesso, uso, desempenho e vínculo emocional.

Temos vários objetivos com o trabalho de posicionamento de marca, que deve ser acompanhado por profissional qualificado, testado no mercado e com casos de sucesso no currículo. Para se diferenciar, criar conexões, consistência, relevância e agregar valor e respeito as empresas tem que entender que a filosofia organizacional de cima, chegará ao “chão de fábrica”, ou seja, em primeiro lugar temos que entender que o que chega na ponta ao cliente tem o aval de quem está no comando da organização, ou seja, se tenho um bom atendimento, equipe motivada, organização, foco no cliente isso vem de cima, mas quando entregamos algo negativo, também é validado pelo comando da organização.

É importante, que no mercado saturado de hoje, as empresas entendam que diferenciar-se é fundamental. Marcas buscam criar uma identidade única que as destaca dos concorrentes, além disso é necessário que se crie uma conexão emocional, que acompanha as marcas mais bem-sucedidas, pois ao estabelecer essa conexão com seu público, criam um nível de fidelização e uma base de clientes dedicados as marcas.

Outro ponto que não pode passar despercebido é a consistência da marca, confirmando que a imagem vendida será entregue ao cliente no contato que terá com a loja física ou digital. Posicionar uma marca exige consistência em todas as formas de comunicação e pontos de contato com o cliente. Caso o cliente confirme ou tenha sua expectativa superada a marca ganha relevância e ocupará um local especial na mente e no coração do mercado.

Temos que adotar algumas estratégias de posicionamento, como por exemplo:

Foco mais no valor do que no preço: Posicionar uma marca como a melhor relação de custo-benefício, porém sem se afastar da excelência, afinal de contas, a sua imagem é espelho do seu sucesso e esse reflexo vem dos produtos, serviços e sua relação com as pessoas que procuram sua marca.

Qualidade e Inovação: Posicionar sua marca sempre a frente das demais, como líder em qualidade e inovação.

Sustentabilidade: Marcas que se posicionam como ambientalmente responsáveis, ganham cada vez mais espaço no mercado e constroem relação com tema de grande relevância.

Experiência do Cliente: Focar na criação de uma experiência excepcional para o cliente, não apenas no atendimento das suas necessidades.

Personalização: Marca só existe uma, a sua, portanto ofereça produtos ou serviços personalizados para atender às necessidades específicas do cliente e surpreendê-lo sempre.

Empresa como organismo vivo: Não teremos marca bem-posicionada se ignorarmos o papel fundamental do maior capital de uma organização que é o capital humano (pessoas). Para que os outros comprem algo feito ou ofertado pela sua marca, os primeiros a comprar e defender devem ser os seus colaboradores.

O posicionamento de marca não está isento de desafios e problemas. A rápida mudança das tendências do mercado, a evolução das preferências dos consumidores e a crescente concorrência digital são apenas alguns dos obstáculos que as marcas enfrentam. Além disso, manter a consistência e a autenticidade ao longo do tempo é crucial para alcançar o posicionamento desejado.

O posicionamento de marca é uma ferramenta estratégica vital para as empresas que buscam estabelecer uma presença forte no mercado. Ao definir claramente o que a marca representa e como deseja ser percebida, as empresas podem criar uma identidade distinta e duradoura. Isso, por sua vez, pode levar a uma maior lealdade do cliente – diferente de fidelidade – vantagem competitiva e sucesso comercial sustentável. No entanto, é importante que as empresas reconheçam e se adaptem aos desafios contínuos do posicionamento de marca para manter sua relevância e apelo no dinâmico mercado global e quando for necessário, se reinvente e reposicione sua marca.

Por: Weber Negreiros

CEO da WN Treinamento, Consultoria e Planejamento

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