COLUNA PARABÓLICA

A entrevista de Gabriel Mota que revela o dinamismo da política

Coluna desta segunda-feira (15) repercute as entrevistas concedidas ao programa Agenda da Semana, da Folha FM

Bom dia!

Eleições 2024

O presidente da Federação Psol/Rede, Ray Kleber, concedeu entrevista à comunicadora Cida Lacerda, durante o programa Agenda da Semana desse domingo, 14, na rádio Folha FM 100.3, e adiantou alguns passos da agremiação relacionados ao processo eleitoral deste ano. Ele anunciou a pré-candidatura do advogado Gustavo Hugo, do Rede, à Prefeitura de Boa Vista, e de Hugo Gonçalves, a prefeito de Rorainópolis.

Reeleições

A Federação Psol/Rede também vai manter o apoio a seus atuais dirigentes com mandato, que seriam o Tuxaua Benísio, prefeito de Uiramutã, e a vice de Normandia, Veralice Lima de Oliveira. O atual vice de Bonfim, Márcio Nicácio, terá o apoio do grupo para disputar o cargo de prefeito naquele município. Conforme Ray Kleber, haverá fundo partidário para atender financeiramente as candidaturas.

Exemplo

A paixão do jovem Ray Kleber, de 27 anos, formado em Contabilidade e graduando em Economia, pela política partidária, é um exemplo a ser seguido pela nossa juventude. Durante sua entrevista, ele comentou que foi levado a comícios eleitorais do falecido governador Ottomar Pinto pela mãe, uma apaixonada pela política, e que inspirado pela postura do homem e do estadista, resolveu militar, sendo um dos dirigentes da Rede.

Positividade

O secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Granjeiro, participou do Agenda da Semana e afirmou estar animado com as perspectivas para a Safra de Grãos 2024/2025. Conforme ele, a previsão é de crescimento de pelo menos 15%, com produtividade favorecida pelas peculiaridades da própria agricultura. Conforme ele, de 128 mil hectares, a safra de soja deve subir para acima de 140 mil hectares.

Alinhamento 1

Em entrevista ao Agenda da Semana, o deputado federal Gabriel Mota (Republicanos) negou qualquer divergência com o senador Mecias de Jesus, presidente do seu partido, e com o governador Antonio Denarium (Progressistas), mesmo ratificando sua decisão de apoiar a reeleição do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB). Segundo ele, está tudo bem alinhado politicamente.

Alinhamento 2

Ainda conforme Mota, os partidos Republicanos e PSDB devem marchar juntos, em praticamente todos os municípios do interior do Estado, salvo algumas exceções que visam respeitar as disputas regionais. Nesses episódios, ainda segundo ele, o grupo político pode sim se dividir e apoiar diferentes candidatos, mas tudo foi pré-conversado e decidido caso a caso.

Dinamismo

Comprovando que a política é realmente muito dinâmica, o deputado Gabriel Mota adiantou, em entrevista à Folha FM, que há conversas com o atual prefeito de São Luiz, James Batista (Solidariedade), para compor com seu grupo e, quem sabe, apoiar a pré-candidatura à prefeita de Suzy Picanço, esposa do seu sogro, o deputado Gabriel Picanço. Este, por sua vez, havia lançado sua pré-candidatura em setembro.

Pacaraima

Uma novidade anunciada pelo deputado Gabriel Mota, durante a entrevista, é da possibilidade de pré-candidatura a prefeito de Pacaraima do atual presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marcelo Pereira, uma das instituições com maior destinação de recursos por emendas parlamentares da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e orçamento estimado de R$ 74.449.430,50 para 2024.

Matrinxã

Ouvintes da rádio Folha FM denunciaram nesse domingo a suposta pesca irregular da matrinxã, na região do rio Amajari. Conforme eles, pescadores do Município de Caracaraí teriam migrado para a região e acampado por lá, passando malhadeiras por toda a largura do rio, o que é proibido por lei. O dirigente de uma das associações dos profissionais disse que vai apurar a situação e comunicar aos órgãos de fiscalização.

Conselho

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público publicou extrato da portaria de instauração de procedimento preparatório para apurar possíveis irregularidades ocorridas no processo eleitoral do Conselho Estadual de Saúde de Roraima. Desde o final de semana que circulam em redes sociais algumas polêmicas envolvendo o colegiado. Resta à população acompanhar as cenas dos próximos capítulos.