Jessé Souza

A evolucao do pos verdade para o tempo das fake news como realidade 13306

A evolução do pós-verdade para o tempo das fake news como realidade

Jessé Souza*

O termo síndrome de Cassandra tem origem na mitologia grega, quando Cassandra, filha de Príamo, rei de Troia, conquista a paixão de Apolo, que lhe dá o dom da profecia. No entanto, quando o deus percebe que a jovem não corresponde a seus sentimentos amorosos, a amaldiçoa, fazendo com que todas as suas profecias, avisos e predições sejam tidas pelos demais como mentiras.

Conhecido também como complexo de Cassandra ou maldição de Cassandra, tornou-se um termo psicológico, mas não se trata de uma doença psicológica. Essa síndrome aplica-se a pessoas que, apesar de estarem dizendo a verdade, são tomadas como mentirosas; ou quando uma pessoa, visando o melhor, avisa e dá conselhos, mas têm seus conselhos ignorados; ou ainda quando uma pessoa sente constantemente que será tida como mentirosa.

Antes mesmo dos tempos atuais, em que ninguém mais consegue diferenciar verdade e mentira, a síndrome de Cassandra já era um instrumento usado pelos políticos para desacreditar não apenas seus adversários, mas qualquer pessoa que os criticavam ou que mexessem em seus interesses. Políticos corruptos ou mal intencionados temem imprensa livre e pessoas que têm opinião própria.

Os maus políticos sempre tentaram desacreditar quem os critica, tornando seus críticos em mentirosos perante a opinião pública, utilizando exatamente a tática da sídrome de Cassandra. Os políticos sempre contaram com uma rede que trabalha com a contra-informação na internet, especialmente em períodos eleitorais. Mas, antes disso, eles atuavam usando a pós-verdade.

Com a pós-verdade, a mentira, fraude e a falsidade passavam despercebidas nos discursos políticos faceteadas por apelos à emoção e crenças das pessoas). Mas agora ela evoluiu a ponto de a própria mentira passar a ser considerada “a” verdade. Então, chegamos ao tempo das fake news, ou seja, das notícias falsas, que nada mais são do que a mentira transformada em notícias como se fossem verdadeiras.

As fake news são compartilhadas principalmente através das redes sociais e grupos de WhatsApp, com teor extremamente dramático, apelativo e polêmico, atraindo a atenção das massas e atingindo principalmente pessoas desprovidas de senso crítico. É por isso que senso crítico tornou-se um instrumento importante na atualidade, daí que políticos mal intencionados também são contra a Filosofia e a Sociologia.

Essa é a importância de as pessoas terem um senso crítico aguçado para não cair nas armadilhas das fake news, pois agora os políticos não querem apenas ludibriar as pessoas com seus discursos cheio de sofismas ou fazer que seus críticos passem como mentirosos.

Agora eles usam a mentira como instrumento de manipulação da verdade para conseguir atingir seus objetivos mais facilmente, confundindo as pessoas pela mentira, trabalhando o medo através de conspirações diabólicas alimentadas pela sequela provocada na fé por falsos religiosos. É tempo de ficar atento, pois as fake news mexem até mesmo na crença de quem se acha imune a mentiras.

*Colunista