Bom dia.
Força 1
O evento de aniversário do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), na noite do sábado (8), foi uma verdadeira demonstração de força política, reunindo, conforme fontes da Coluna, mais de cinco mil pessoas entre lideranças políticas e comunitárias dos 15 municípios roraimenses, e levantando uma lebre entre aliados e adversários: seria esse um prenúncio de mudança de planos do grupo político?
Força 2
Os comentários sobre a festa foram reforçados pelo vídeo com parabenizações de grandes nomes da política nacional como o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado, e Hugo Motta (Republicanos-PB), que comanda a Câmara Federal, mas a cereja do bolo ficou por conta mesmo das participações, em destaque, do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos ícones da direita brasileira.
Projeto político
Todo mundo sabe que Mecias tem o sonho de ser governador de Roraima, o que é natural para um político com tanto tempo de vida pública e carreira política vitoriosa. Ele é também o presidente do partido republicano que abriga dois pré-candidatos declarados ao cargo, o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio, e o vice-governador, Edilson Damião. Ou seja, no final, qualquer projeto depende da palavra final dele.
Revogação 1
O Governo de São Paulo revogou a isenção para mercadorias enviadas às Áreas de Livre Comércio (ALCs), como Boa Vista e Bonfim, em Roraima. A única exceção foi a Zona Franca de Manaus. Antes, os produtos industrializados destinados ao comércio ou à indústria nessas regiões recebiam isenção de 7%, o que agora deixa empresários e consumidores preocupados com o impacto econômico.
Revogação 2
Em entrevista à rádio Folha FM, o presidente da Fecomércio-RR, Ademir dos Santos, destacou que, se a medida não for revertida, o custo será repassado ao consumidor, penalizando ainda mais a economia local. O temor é que, caso outros estados sigam o exemplo de São Paulo, as ALCs possam perder sua viabilidade. O representante acredita que apenas uma forte mobilização política poderá evitar esse cenário.
Pressão
Ouvinte do programa Agenda da Semana, Leocádio Vasconcelos, que já secretário estadual da Fazenda várias vezes – um dos mais competentes que por ali passaram -, disse em mensagem de WhatsApp que, se os apelos políticos não funcionarem para fazer o governo paulista voltar atrás da revogação dos benefícios às ALCs, tem uma fórmula que pode dar certo. Basta que o atual secretário da Fazenda de Roraima passe a votar contra no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) a todas as matérias do interesse de São Paulo. Como naquele conselho as decisões têm de ser unânimes, o governo paulista tem de ceder. Leocádio fez isso e funcionou.
Fundeb
Em entrevista ao Agenda da Semana, a secretária municipal de Educação, Consuêlo Sales, falou de avanços na rede municipal, que conta com mais de 52 mil estudantes em 143 unidades educacionais. Segundo ela, os investimentos com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) possibilitaram um aumento nas vagas de creche – de 2,4 mil para 5,9 mil – e a previsão de cinco mil novas matrículas ainda este ano, tanto em creches quanto nos anos finais do ensino fundamental.
Salários
Já o secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Lincoln Oliveira, informou, durante a mesma entrevista, que Boa Vista cumprirá a lei do piso nacional. Como houve um reajuste de 6,7% no parâmetro nacional, ele garantiu que a Prefeitura promoverá um reajuste retroativo a janeiro. Atualmente, com mais de 3,5 mil professores na rede, os vencimentos partem de R$ 2.906, faltando 4,07% para atingir o patamar nacional. Um Projeto de Lei com a nova remuneração deverá ser encaminhado à Câmara Municipal neste mês.
Aniversário
Nos próximos dias 13 e 14, o PT comemora 45 anos com uma programação especial em Roraima. Durante entrevista ao programa Agenda da Semana, Titonho Beserra, vice-presidente do partido no Estado, e Antonia Pedrosa, presidente do PT Mulher, detalharam as atividades. Na quinta-feira (13), haverá um debate sobre o comportamento ideológico do eleitorado em Roraima e, na sexta-feira (14), um festival cultural com cantores locais, a partir das 18h30.
Cassiterita
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil após uma operação que revelou a exploração ilegal de cassiterita na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O esquema envolvia a compra de minerais extraídos de forma clandestina, revendidos por intermediários, e adquiridos por grandes corporações, como Amazon e Walt Disney. O MPF quer responsabilizar as empresas envolvidas e evitar a entrada de recursos ilícitos no mercado formal.
Seletivos
O Ministério Público de Roraima (MPRR) recomendou a anulação de processos seletivos realizados nas prefeituras de São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe. A recomendação destaca indícios de irregularidades, como entrevistas sem critérios objetivos. Os gestores têm 24 horas para se manifestar sobre o cumprimento da recomendação.
Rápidas
- Segundo comentários de bastidores, os senadores Mecias de Jesus e Dr. Hiran (Progressistas-RR), ambos aliados do governador Antonio Denarium (Progressistas), também estariam pleiteando a indicação para a presidência do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), além do deputado estadual Renato Silva (Podemos).
- Correndo por fora na indicação do novo presidente do Detran, o deputado federal Pastor Diniz (União Brasil-RR) teve reunião na última quinta-feira com Denarium. Fontes dizem que o assunto foi tratado.
- O MPRR está investigando possíveis irregularidades em Iracema, que estaria descontando parcelas do INSS dos servidores públicos sem repassar os valores ao órgão previdenciário. A Prefeitura foi notificada e tem 15 dias para fornecer informações sobre o recolhimento das contribuições.
- Até amanhã.