Bom dia,
Hoje é quinta-feira (24.03). A invasão do território da Ucrânia por tropas russas vai completar um mês. Para além de procurar os responsáveis pela tragédia é preciso identificar os que lucram com ela. E com certeza, dentre eles é fácil ver que cartéis como os da produção, refino e distribuição de petróleo e seus derivados; e dos fabricantes de armas estão abarrotando os cofres à custa de vidas humanas estilhaçadas pelas bombas. Lamentável
VISITA
Depois de Carlos Lupi (PDT), outro presidente nacional de partido visita hoje Roraima. Agora a vez é Marcos Holanda que recentemente assumiu a direção nacional do PROS. Ele chega logo mais ao meio dia em avião de carreira para diversos compromissos com correligionários e pré-candidatos. As reuniões em horário diferenciado serão realizadas na sede do partido que fica na Avenida Mario Homem de Melo. Fontes da Coluna dizem que os dirigentes locais do PROS prometem nominata forte, tento para a disputa à Câmara Federal quanto a Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
POSSE E FILIAÇÃO
Ainda hoje à noite, Marcos Holanda vai participar da posse dos novos dirigentes locais do PROS, em reunião popular a partir das 18h, no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Nova Querência. Deve acontecer a filiação de vários pré-candidatos do partido, que tem como presidente regional o deputado Renato Silva (pré-candidato à reeleição) e vice-presidente o ex-diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) Igo Brasil, que concorrerá a uma das vagas de deputado estadual para a Assembleia Legislativa de Roraima.
AINDA ESTUDANDO
Mesmo depois de anunciar sua desfiliação do Rede Sustentabilidade, o ex-vereador e professor universitário Linoberg Almeida ainda não decidiu por qual partido vai concorrer a uma das oito a vagas em disputa para a Câmara dos Deputados. A Parabólica ele disse que uma das razões para sair do antigo partido foi a decisão da direção nacional do Rede Sustentabilidade de formar uma federação partidária com o PSOL. Linoberg diz não acreditar nesse tipo de arranjo, que ele acha pior do que as antigas coligações para eleições proporcionais.
SEM INfORMAÇÃO
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) decidiu não renovar o contrato com a empresa que fazia a coleta e a distribuição/divulgação dos dados relativos a número de mortes, de contaminados, e da vacinação no estado relativos à pandemia da Covid19. Com isso, desde ontem (quarta-feira) há um buraco negro nas informações sobre a situação sanitária da pandemia em Roraima. “Há pelo menos uma incongruência na decisão da Sesau. Faz poucos dias, a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) emitiu Decreto Legislativo prorrogando o estado de calamidade em Roraima por conta da pandemia”, diz a fonte que trouxe a notícia a Coluna.
NITROGLICERI NA
Parece que o presidente da República Jair Bolsonaro (PP) não precisa de adversários para tentar impedir sua reeleição. Essa confusão séria provocada por gravações de conversas de seu ministro Milton Ribeiro, admitindo tráfico de influência para liberação de recursos do Ministério da Educação, é nitroglicerina pura, como dizia o ex-presidente e hoje seu aliado Fernando Collor de Mello. Fontes de Brasília dizem que a simples demissão de Milton Ribeiro não vai apagar o incêndio.
RÁPIDAS
Um pastor que intermediava recursos no Ministério da Educação, cobrava propina em ouro, tinha acesso livre ao Palácio do Planalto e até vagas em voos de aviões da Força Aérea Brasileia (FAB). Vai ser difícil explicar. ### A Prefeitura de Boa Vista, finalmente, está asfaltando a entrada de acesso ao antigo aterro sanitário, hoje um lixão que já virou montanha de entulhos semienterrados. ### Tem muita gente que vai se filiar no último minuto do próximo dia 02 de abril. E ainda assim, a nominata dos partidos ainda poderá sofrer modificações antes de ser encaminhada à Justiça Eleitoral. ### Nomeações de funcionários públicos devem ser aceleradas nos próximos dias, Depois dessa data, elas ficam proibidas nos seis meses anteriores e nos seis meses posteriores ao pleito. ### Com Telmário Mota candidato a senador e pela composição de sua direção estadual, tudo indica que o PROS vai apoiar, informalmente, a reeleição do governador Antônio Denárium. Coligar com o PP não pode, afinal, o partido já definiu que o candidato ao Senado Federal é o deputado Federal Hiram Gonçalves. ### Até amanhã. .