AFONSO RODRIGUES

A idade do com dor

A idade do com dor

“Interessa menos a doença que o paciente tem, que o tipo de paciente que a doença tem”. (William Osler)

Se você chegar a um posto de saúde, por exemplo, orientado por essa observação, verá que o William Osler está certo. Sem exagero verificará que a maioria ali está levando, e não levada, pela doença. Não sei se vai lhe ficar claro, mas o médico brasileiro, Nuno Cobra, também nos conta sobre o que aconteceu entre ele e um dos seus pacientes. Ele conta que certa vez um cliente falou muito numa consulta, sobre sua doença. Quando o cliente parou de falar, ele, o Nuno, falou: “Meu amigo, você não tem nenhuma doença. O grande problema é que você não tem saúde”. A fala do Nuno Cobra pode até ser interpretada como piada, mas não é. O grande problema é que não somos orientados para viver sadiamente. Há pessoas que ficam o dia todo procurando uma doença pelo corpo. E o pior é que acaba encontrando, porque é o que seu subconsciente lhe manda, por entender que é o que ele está pedindo. Simples pra dedéu.

O Consultor Roberto E. Sibson também falou: “São inúmeras as pessoas que passam tempo demais tentando solucionar problemas, mas não passam tempo suficiente definindo exatamente as características do problema que estão procurando solucionar”. É verdade que ele não está se referindo às doenças, mas elas fazem parte dos problemas, por serem um problema. A vida não evoluiria se não houvesse os problemas. Eles vêm para que os usemos como um aprendizado. E não vamos aprender permitindo que eles, os problemas, nos torturem como doenças ou qualquer outra característica. E estas são inúmeras. Pronto, chega de problemas. Vamos sorrir e viver nosso dia como ele deve ser vivido, com alegria e pensamentos positivos. Busquemos em nós mesmos o melhor que temos dentro de nós, em nossas mentes.

Ainda iremos adentrar nesse assunto chato pra dedéu, mas que é indispensável ao nosso desenvolvimento racional. Cuide da sua saúde, com pensamentos sadios. Nunca diga para o seu subconsciente o que você não quer, porque é o que ele irá lhe dar. E não confunda isso como uma maldade dele. O erro é não entendermos que ele não fala nem entende nossa fala. Ele só entende os nossos pensamentos dirigidos a ele, e pronto. O que é muito simples, mas exige treinamento racional. Viva feliz porque você tem o poder de ser feliz ou infeliz. Já sabemos que “Ninguém, além de você mesmo, tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz se você não estiver a fim”. Escolha ser feliz e seja. O Universo está à sua disposição. Busque nele o melhor pra você e seja feliz. Você pode, é só acreditar. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460