Falando de Negócios

A logica do artista 13993

A lógica do artista

Faça suas tarefas buscando a excelência sempre e mesmo que erre as pessoas o reconhecerão pelos bons feitos de sua vida.

Em um dos treinamentos que ministro sempre trabalho para que se manifeste o melhor de cada um. Sonhar e realizar é um dos grandes desafios da vida, porém quando definido o propósito, as estratégias e os parceiros da caminhada, a probabilidade de sucesso é ainda maior.

Objetivo, norte, caminhos e outros termos tão utilizados de nada adiantam senão ocorrer o empenho em fazer sempre o melhor, independente de algumas expectativas que irão se frustrar naturalmente ao longo da vida.

Numa citação feita por Élida Pereira onde diz que: “Devemos sempre fazer o nosso melhor em tudo que fizermos, mesmo sem saber, pessoas te observarão, umas para te derrubar, algumas para se espelhar e outras para te valorizar”. Essa citação nos traz a uma reflexão interessante. Tem muita gente que deixa de fazer as coisas na vida por vários motivos ou desculpas. Uns colocam a responsabilidade no outro sempre, outros a falta de tempo que nada mais é do que a ausência de um planejamento mínimo na definição de prioridades. Tem aqueles que dizem que é melhor a total descrição para afastar a inveja (será?) e outros tem a plena convicção de que nada muda o mundo, que o seu ciclo já está traçado e que nós somos apenas coadjuvantes no processo da vida. Esse último ser, não tem mais o que fazer na vida, se rendeu a mesmice e a sua eterna zona de conforto, atrapalhando a si e aos outros.

Fazer o melhor sempre é o atalho para que você seja percebido, notado, diferenciado e é o que será responsável pela criação da sua marca pessoal. As suas atitudes, o seu comportamento e os seus resultados serão o que diferenciará você dos outros, o que colocará você como referência positiva ou o misturará na multidão da mediocridade.

Muitas pessoas têm como referência pessoais, artistas renomados, figuras públicas e pessoas que se destacam na multidão e esses artistas ajudam um pouco a explicar o que chamo da LÓGICA DO ARTISTA que nada mais é do que a forma com que as pessoas têm de perceber quem elas admiram. Vamos ao um exemplo: Quando comecei a assistir palestras, no final do século XX (não sou tão velho assim, apenas menos novo) e que buscava me espelhar para um projeto que já tinha em minha cabeça que era enveredar nessa área. Ficava horas e horas admirando essas pessoas, vendo-os chegar nos locais do evento como um grande pop star e um dia, um amigo me fez um questionamento que levo comigo até hoje, quando viu o palestrante chegar num fusca 1974 todo arrumado: “Já pensou se fosse você chegando nesse fusca na palestra? As pessoas comentariam com certeza que sua palestra deveria ser muito ruim, já que nem dinheiro para comprar um carro você teria”. Fiquei pensando e o raciocínio dele nos leva a descobrir que, quem não é referência, é pré-julgado de imediato. Caso fosse eu chegando ao evento, seria um palestrante FRACO, mas como era uma pessoa renomada ele era visto como COLECIONADOR DE FUSCA. A LÓGICA DO ARTISTA é exatamente isso. Você executa suas tarefas buscando excelência em tudo, e mesmo em cenários mais adversos você sempre será visto e percebido pelo seu melhor papel, pelo seu melhor desempenho e resultado.

É importante destacar que a lógica do artista deve ser validada, ou seja, não existe boa embalagem que não seja confirmada pelo seu conteúdo. O visual é fundamental, mas as pessoas querem algo mais, querem o seu conhecimento, as suas habilidades e competências que irão validar a sua imagem percebida.  

As pessoas ainda não descobriram que a melhor versão de si, nasce dentro delas mesmas. Que dar o melhor de si não significa apenas fazer tudo que pode. Que fazer bem-feito não combina com pressa e ausência de planejamento e que todos os resultados são frutos de esforço, determinação e foco.

As pessoas não precisam de plateia, o melhor resultado começa com o reconhecimento próprio, entre eles o dos seus limites e dos seus potenciais, coisa que você faz sozinho. Antes de buscar o aplauso do mundo pelo seu trabalho excelente, busque o seu aplauso e o seu reconhecimento, aí você estará pronto para o mundo. De nada adianta sonhar grande, se você não se levanta da cadeira para realizá-lo. Pessoas de excelência não esperam as coisas cair do céu, não aceitam a mesmice, não gostam de tarefas repetitivas e não aceitam apenas a criatividade como característica, aliam a ela a inovação.

Elon Musk diz: “Esteja sempre pensando em como fazer o melhor sempre”. Essa frase vinda de quem vem, explica um pouco o sucesso de um empresário referência mundial. Fazer por fazer não te faz diferente de ninguém, fazer as coisas não te fazem melhor do que ninguém, fazer o melhor dá a você a oportunidade de se diferenciar, de virar referência e a cada dia que amanhece temos que estar dispostos a fazer coisas novas, coisas melhores, sem esquecer nunca que tudo que fizermos tem como centro da ação e reação PESSOAS, por isso temos que ter responsabilidade com nossos atos e ai estaremos construindo um mundo melhor para todos.      

Por isso falo em todos os cantos que vou: FAÇA SEMPRE O MELHOR QUE PUDER, NUNCA ENTREGUE APENAS O QUE LHE PEDIRAM. AGREGUE VALOR A VOCÊ E O TEU RESULTADO FINANCEIRO VIRÁ QUASE QUE POR GRAVIDADE. A mesmice afasta as pessoas da zona mágica e as mantem eternizadas e presas na zona de conforto pela falta de atitude.

Por: Weber Negreiros