AFONSO RODRIGUES

A passos lentos

A passos lentos

“Persiste ainda comportamentos característicos do homem, idênticos aos comportamentos subumanos dos chimpanzés”. (Waldo Vieira)

Os seres humanos mais evoluídos racionalmente, vivem incomodados com o comportamento do ser humano, nos dias atuais. Ainda não evoluímos bastante para sermos considerados racionais. Mas não vamos nos entristecer. Os trancos e barrancos fazem parte da caminhada. Então vamos caminhar por veredas racionais. Não importa como tenha sido o seu fim de semana. O que importa mesmo é como você está se preparando para viver esta semana. E tudo vai depender, exclusivamente de você. Ninguém tem o poder de fazer por você o que você mesmo, ou mesma, deve fazer. Cada um é cada um. E cada um vive no seu nível de evolução racional. O que nos coloca no trem, do ir e vir.

 Procure viver cada minuto dos seus dias como se eles fossem o último. Porque não sabemos como iremos viver o dia de amanhã. E é, precisamente por isso que devemos preparar o nosso futuro no que fazemos no presente. Porque o presente é hoje, e o futuro é amanhã. Não perca seu tempo com notícias negativas e espalhafatosas. Procure viver cada momento se sua vida hoje, como preparação para o dia de amanhã. Não deixe de dar bom dia ao dia, quando acordar amanhã. E não pense que isso é filosofia de botequim. Sua felicidade vai depender do que você plantar, hoje, nos seus pensamentos. E estes vêm da sua mente. Por isso mantenha-a no grau da racionalidade em que você vive hoje. Mas com o objetivo de aprimorar seus pensamentos para viver o melhor amanhã.

Tenha sempre em mente que somos todos de origem racional. Que viemos todos do mesmo universo Racional. Que o que vivemos neste planeta, ainda em evolução, é resultado da evolução do planeta. O que implica responsabilidade. E cabe a cada um de nós saber acompanhar os passos lentos da evolução. E o importante é que não compliquemos. Quando sabemos encarara a vida ela se torna livre, leve e solta. O importante é que você se valorize no que você é. Porque somos todos iguais nas diferenças. E você já sabe disso, de sobejo.

Só quando sabemos respeitar as diferenças é que sabemos nos respeitar no que realmente somos. Não perca seu tempo aborrecendo-se com a inferioridade do seu vizinho. “Você é tão pobre ou tão rico quanto o seu vizinho, senão não seria vizinho dele”. O Emerson sabia o que dizia. E seu vizinho nem sempre é o vizinho que mora ao seu lado. Seu vizinho é qualquer pessoa que se relacione, ou não, com você. É só você respeitar sua origem como ser de origem racional. Só quando respeitamos somos respeitados. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460