Bom dia,

Hoje é quarta-feira (02.12). E os muitos políticos parecem ter ouvidos de moucos para o sussurrar das ruas e o grito que vem das urnas. Faz menos de uma semana, o resultado da eleição para a prefeitura de Boa Vista, especialmente no segundo turno, indicou uma vitória acachapante de atual prefeita boa-vistense, Teresa Surita (MDB), sobre quase todos os protagonistas da cena política local. Mesmo carregando o fardo representado pelo legado muito negativo -que ela soube esconder com competência durante o processo eleitoral -, do ex-senador Romero Jucá (MDB), um dos campeões nacionais de denúncias por corrupção, Teresa elegeu seu quase desconhecido candidato, Arthur Henrique (MDB), com mais de 85% dos votos válidos.

Quando os ruídos audíveis das urnas ainda sequer repercutiram em sua intensidade, esperava-se que os políticos derrotados flagrantemente no último pleito se dedicassem a juntar os cacos resultantes do embate autofágico que travaram entre si, acenando com correção de rotas e sinalizando com mudanças de conduta, uma postura de humildade para o sonoro não que receberam dos eleitores e eleitoras no último pleito. Ao contrário, sem qualquer sintonia com a população, o governo estadual encaminhou para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) um Projeto de Lei (PL), que vai mudar radicalmente a forma de gestão do sistema estadual de saúde pública, sem qualquer discussão com a sociedade local organizada, ou não.

A proposta do governo foi aprovada pelos deputados estaduais em menos de 48 horas -chegou na Assembleia Legislativa na manhã de segunda-feira (01.12) e na tarde de terça-feira (ontem) restou aprovada em sessão remota)-, sem passar por qualquer discussão pública e nem pelas comissões temáticas permanentes daquela Casa Legislativa, como manda seu regimento e a boa norma moral e democrática. Fontes ouvidas pela Parabólica garantem que vem muito banzeiro pela frente; das corporações e dos órgãos de fiscalização.

Que a gestão do sistema estadual de saúde pública anda precisando de um  choque de gestão é fora de qualquer dúvida. A população não aguenta mais desculpas esfarrapadas para a falta de remédios; da precariedade das instalações; da falta de médicos; e da quebra constantes de aparelhos que na iniciativa privada quase nunca dão problemas graves. De qualquer forma, as mudanças requeridas devem ter como objetivo final a população. A proposta enviada pelo governo a ALE, segundo especialistas ouvidos pela Parabólica, tem pontos positivos e outros nem tanto. Por isso mereceria um debate público para escoimar aqueles de evidente distorção. Por que  isso não foi feito?

O juiz eleitoral de São Paulo de Olivença, município do estado do Amazonas expediu  uma sentença que surpreendeu meio mundo político, acostumado a utilizar mentiras como instrumento de enganar os leitores. O magistrado, simplesmente, anulou o pedido de registro da candidatura de Nazareno Souza Martins, o prefeito eleito no último pleito e declarou vencedor o segunda mais votado. Motivo da anulação do registro da candidatura: Nazareno Martins declarou ter concluído o segundo grau e anexou como prova um diploma falsificado. Se a moda pegar….

FALSA

Como sempre, as redes sociais estão sendo utilizadas para espalhar informações falsas, que em nada ajudam os reais interesses da população. Por conta de informação de que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou as concessionárias de geração de energia a utilizarem a chamada bandeira vermelha, que permite o aumento da tarifa, algumas pessoas mal intencionadas espalhassem a notícia de que os consumidores roraimenses passariam a pagar mais caro a energia que consomem. Mentira, Roraima não está interligado ao Sistema Nacional de Energia, e por isso, o estado não é afetado pela bandeira vermelha da Aneel. A Roraima Energia foi obrigada a publicar nota desmentindo a informação mentirosa.

RÁPIDAS

 ### Por que será que o Ministério Público de Contas (MPC), através do procurador Paulo Sérgio de Sousa, deixou para denunciar a Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) só depois de passado o pleito? ### Quem diria, hein? O notório Romero Jucá disse que Teresa Surita vai ser eleita governadora em 2022 para acabar com a corrupção no estado. ### O Inope, que tem parceria aqui com o Grupo Folha, foi avaliado como o 13º melhor instituto de pesquisa num ranking de 100 instituições avaliadas. ### O reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Geraldo Ticianelli, presidiu ,ontem, a inauguração da revitalização da sede do NECAR/NHUSA. A obra foi possível por conta de uma emenda do deputado federal Hiran Gonçalves (PP). ### Está quase acertado que a vacina contra a Covid19, quando tiver no Brasil, começará a ser aplicada primeiro na população com mais de 75 anos. ### Até amanhã.