AFONSRO RODRIGUES

A política do enriquecimento

“Reconhece-se um país subdesenvolvido pelo fato de nele ser a política a maior fonte de riqueza”. (Gaston Bouthoul)

É muito difícil você encontrar algum candidato a um cargo político, sem o interesse na riqueza. É claro que ainda existe. Mas o mais difícil é que ele seja eleito. Ainda estamos na cultura da venda de votos. Mas vamos deixar esse papo fútil pra lá e vamos falar de coisas agradáveis. Mas, enquanto eu batia no teclado lembrei-me de um episódio, a que assisti, aqui em Boa Vista, há muitos anos. Eu ia saindo do Fórum e vi um amigo, lá do interior, na fila, para se alistar como candidato a Vereador. Aproximei-me e falei:

– Oi, cara, eu não sabia que você era político!

Ele deu de ombros e falou sério:

– Se todo mundo pode fazer parte dessa boquinha, por que eu também não poso?

Sorri e saí pensando em como a maioria dos brasileiros ainda vê a política. Mas podemos mudar o ritmo da prosa. É só uma questão de educação. Mas ainda estamos muito longe de atingir o desejado e necessário. Mas vamos fazer nossa parte, cuidando da educação do eleitor. Porque se prestarmos bem atenção, veremos que a culpa pelo descaminho é mais do eleitor do que do eleito. Nenhum eleitor que vende seu voto merece nosso respeito. Então vamos nos centrar mais no ponto de onde sai o problema. Vamos prestar mais atenção ao dia a dia no desenvolvimento da política no Brasil. Vamos deixar que o mundo faça sua tarefa enquanto nós, brasileiros, devemos cuidar do nosso futuro, como um País que amamos e admiramos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Estamos chegando ao final de mais um mês, no caminho pela estrada rumo a novas eleições. Então vamos abrir os olhos e tentar ver a coisa como ela realmente é. Estejamos mais atentos aos acontecimentos aparentemente mascarados que nos esconde a realidade. Vamos nos preparar para o futuro. A população continua crescendo, o que é natural, e não estamos nos preparando de acordo com o comportamento das crianças, atualmente. Estamos mais inclinados a admirar o lado engraçado dos comportamentos, quando deveríamos nos orientar para o verdadeiro. E não nos esqueçamos de que a política é um dos problemas que precisam mudar. Ela é essencial para o desenvolvimento da humanidade. E vamos prestar mais atenção a atitudes arcaicas que inda nos preocupam, em relação à educação do eleitor. Não ouvimos nenhum político falar na importância do voto facultativo. E não tenho dúvida que eles entendem do assunto. O que não querem é correr o risco de cair em balaio-de-caranguejos. Porque sabem que não há condições de usar o voto facultativo sem uma educação à altura. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460               

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.