LETRAS SABOROSAS

A premiação Latam 50 best restaurants 2023 revelou a força feminina nas cozinhas profissionais

Latin America's 50 Best Restaurants 2023 Group Shot
Latin America's 50 Best Restaurants 2023 Group Shot

O evento Latin America’s 50 Best Restaurants celebrou seus 10 anos com a cerimônia de premiação que aconteceu pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro, mais precisamente, no hotel Copacabana Palace, patrocinada por  S.Pellegrino & Acqua Panna.

O evento trouxe estabelecimentos de 23 destinos, dois a mais do que a edição de 2022, com a estréia de oito restaurantes no ranking.

O que mais me chamou atenção no evento deste ano foi o protagonismo das mulheres, que tiveram o maior destaque nas premiações.

Mas inicio falando da presidente que representa o Brasil na publicação, Rosa Moraes, que teve um trabalho desafiador de trazer a cerimônia para o país e que tornou possível esse grande sucesso para o turismo gastronômico brasileiro. Mas a força desta mulher em prol da cozinha brasileira se destaca há muitos anos. Rosa é responsável por trazer o primeiro curso de gastronomia há 23 anos atrás, sendo hoje embaixadora de Turismo e Hospitalidade do grupo Anima Educação.

Latin America’s 50 Best Restaurants 2023, Welcome Event

A premiação destacou as mulheres como a chef paulistana Janaína Torres Rueda, do restaurante A Casa do Porco (SP) que recebeu o prêmio Latin America’s Best Female Chef 2023, e se emocionou muito por estar recebendo essa distinção no seu país.

A chef curitibana  Manoella “Manu” Buffara, do restaurante Manu, que além de obter a 35ª colocação no ranking, foi vencedora do prêmio Flor de Caña Sustainable Restaurant Award. A chef  Manu Buffara promove na capital paraense diversas ações sustentáveis em seu restaurante, incluindo a  preservação das abelhas brasileiras e o incentivo a jovens produtores em áreas de pesca e agricultura  no estado do Paraná. Além de promover hortas urbanas em Curitiba, que transformaram zonas  abandonadas da cidade em áreas de fornecimento de alimentos às comunidades.  Curitiba foi eleita a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo, sendo referência internacional.

Maribel Aldaco, chef do restaurante Fauna (No.5), no Valle de Guadalupe (México), recebeu o prêmio Latin  America’s Best Pastry Chef Award 2023, patrocinado pela República del Cacao. Maribel recria sobremesas clássicas, como  churros, combinando técnicas de classe mundial com ingredientes locais. O Fauna, liderado  por Maribel e seu marido David Castro Hussong, escalou o ranking rapidamente e se tornou The Best  Restaurant in Mexico 2023.

Latin America’s Best Female Chef Award 2023

Em sua segunda edição, o Beronia Latin America’s Best Sommelier Award 2023 foi concedido  a Florencia Rey, do restaurante peruano Maido. A Head Sommelier do The Best Restaurant in Latin America 2023 e The Best Restaurant  in Peru 2023 serve uma carta com mais de 250 vinhos e saquês selecionados. Com um compromisso  especial com a promoção dos vinhos peruanos, que não costumam receber a atenção merecida, a  seleção foi pensada para complementar os ingredientes locais que o chef Tsumura usa em seus pratos  preparados principalmente com frutos do mar.  

A chef, apresentadora de TV e escritora argentina Dolli Irigoyen, foi homenageada com a premiação Icon Award. Ela conseguiu, através da televisão, divulgar a culinária argentina e seus ingredientes, resgatando práticas ancestrais de cada região do seu país.

O grande vencedor da noite foi o restaurante Maido do chef Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura, que apresenta  uma fusão de técnicas japonesas com ingredientes peruanos, chamada Nikkei, e oferece uma experiência imersiva  em sabores e tradições desses dois países. O Maido foi considerado The Best Restaurant in Latin America por três anos consecutivos, de 2017 a  2019 e voltou a ocupar a posição No.1 eleito The Best Restaurant in Latin America 2023 e ainda o título The  Best Restaurant in Peru 2023.  

Pela primeira vez, o restaurante Central do chef Vírgilio Martinez, que fica em Lima- Peru, eleito No.1 no Latin America’s 50 Best Restaurants em 2022 não pôde receber votos nesta edição do ranking regional. Desse modo, o Central  será o primeiro restaurante da América Latina a figurar no Best of the Best Hall da fama após  conquistar a cobiçada posição No.1, na The World’s Best Restaurants 2023.

O grupo de elite, que  reune os estabelecimentos que já alcançaram a posição No.1 globalmente, são celebrados como destinos gastronômicos icônicos, se torna inelegível para votações em listas  futuras da The World’s 50 Best Restaurants e dos rankings regionais, como o Latin America’s 50 Best  Restaurants. 

Latin America’s 50 Best Restaurants 2023 Flor de Caña Sustainable Restaurant Award

O Brasil tem oito restaurantes entre os 50 melhores da América Latina, sendo A Casa do Porco, dos chefs Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda, continuou em quarto lugar e com o título de melhor do Brasil.

Ainda figuram na lista os restaurantes: 14º Lasai (RJ); 18º Metzi (SP); 20º Oteque (RJ); 21º Nelita (SP); 22º Evvai (SP); 34ºMani (SP); e 35º Manu (PR).

A lista do Top 10 ficou assim:

1- Maido (Lima) –  The Best Restaurant in Peru

2 – El Chato (Bogotá) – The Best Restaurant in Colômbia

3 – Don Julio (Buenos Aires) –  The Best Restaurant in Argentina

4 – A Casa do Porco (São Paulo) – The Best Restaurant in Brasil

5 – Fauna (Valle de Guadalupe) –  The Best Restaurant in México

6 – Maito (Cidade do Panamá) –  The Best Restaurant in Panamá

7- Kjolle (Lima)

8 – Leo (Bogotá) 

9 – Boragó (Santiago) –  The Best Restaurant in Chile

10- Mayta(Lima)

Ainda figuram:  11º Nuema (Quito) The Best Restaurant in Ecuador, 23º Gustu (La Paz) The Best Restaurant in Bolivia, 24º Sublime (Guatemala City) The Best Restaurant in Guatemal, 45º Parador La Huella (José Ignacio) The Best Restaurant in Uruguai, e 47º Sikwa (San Jose) The Best Restaurant in Costa Rica.

Para outras informações e a lista completa dos 100 melhores restaurantes da América Latina, acessem as redes sociais @theworlds50best ou o site: www.theworlds50best.com/latinamerica