COLUNA PARABÓLICA

A pressão para fazer bandeiradas e o papel do Coaf contra a compra de votos

Coluna desta sexta-feira (13) ainda analisa a decisão que restabeleceu a campanha e a candidatura da deputada Catarina Guerra à Prefeitura

A pressão para fazer bandeiradas e o papel do Coaf contra a compra de votos

Bom dia,

Teratológica 1

Um dos argumentos utilizados pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marques, para devolver à Catarina Guerra (União Brasil) o direito de voltar a participar da disputa eleitoral, foi que esta teria sofrido um “dano irreparável comprovado pela decisão ilegal e teratológica do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), com pitada de usurpação de competência da Corte Superior”, na suspensão de atos de propaganda ainda sub judice.

Teratológica 2

A palavra oriunda da teratologia é um termo jurídico usado para apontar algo muito absurdo, monstruoso, e soou como uma alfinetada na Corte local da Justiça Eleitoral. Como todos sabemos que há entendimentos e jurisprudências tanto quanto sabores de sorvete, daqui até o julgamento dos pertinentes recursos especiais no TSE, muita água deve passar por debaixo desta ponte.

Perfil

Conforme dados disponibilizados pelo TRE-RR, nas eleições deste ano, nosso Estado terá 483 candidatas mulheres, o equivalente a 36% das candidaturas. Praticamente o percentual mínimo de participação exigido pela própria Justiça Eleitoral. Entre os candidatos que disputam o pleito municipal, 63,65% se declararam pardos, 6,53% pretos e apenas 13,43% indígenas.

Vetada

O Projeto de Lei, de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos), que autorizava a prorrogação do pagamento de financiamentos relacionados a operações de crédito rural em municípios ou Distrito Federal, quando neles houvesse sido declarado estado de calamidade ou emergência, em razão de situação de seca ou estiagem, foi vetado integralmente pelo presidente Lula. Vários parlamentares criticaram o ato.

Críticas

Mecias de Jesus não deixou por menos. Irritado com o veto de Lula da Silva (PT), o senador acusou o presidente petista de ser contra os pobres e humildes por enquanto veta uma lei que beneficiaria pequenos produtores concede anistia de bilhões de reais aos criminosos condenados pelas bandalheiras e corrupção reveladas nas investigações da Lava Jato. Para Mecias, Lula só concede alguns benefícios aos pobres quando quer seus votos.

La Niña

A Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu ontem uma atualização da sua previsão para ocorrência do La Niña e apontou 71% de probabilidade de ocorrência entre os meses de setembro e novembro. Na prática, isso significa chuvas no Norte do Brasil e Seca no Sul. Contudo, com menos intensidade das últimas ocorrências, ou seja, com menos impactos convencionais de inverno.

Coaf

Um fato que os entendidos na compra de votos estão esquecendo é de que há a notificação obrigatória ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do governo brasileiro que atua na prevenção e combate à lavagem de dinheiro, de todo esse dinheiro alto que vem sendo sacada nas agências bancárias. Outro dado importante é que o Coaf costuma trabalhar alinhado à Polícia Federal (PF).

Insalubre

Ainda falando das eleições deste ano, beira a insalubridade a realização de bandeiradas debaixo deste sol a pino que tem feito essa semana em Boa Vista. Não são poucas as mensagens e e-mails recebidos pelos repórteres e editores da Folha com reclamações de pressão de chefes a subordinados, de absolutamente todos os lados, para comparecimento nessas verdadeiras sessões de tortura. Não tem quem vá satisfeito!

Rápidas

Enquanto ignora a utilização de servidores públicos em campanhas eleitorais, o TSE firmou convênio com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para combater o que eles chamam de “assédio eleitoral” praticado supostamente por empresas. Pode?

###

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, comandado por Marina Silva, foi avisado desde o começo do ano do rigor da estiagem deste ano. Apesar disso, não foi tomado qualquer qualquer providência, nem mesmo o básico.

###

Em seu discurso ainda no Amazonas, o presidente Lula da Silva insinuou que boa parte dos incêndios no Brasil são provocados por empresários rurais.

###

Inerte até agora no combate aos incêndios que destroem milhares de hectares no Pantanal e na Amazônia, o governo federal terá que apresentar um plano de combate ao fogo tanto ao Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à Organização das Nações Unidas (ONU).

###

Depois da decisão do ministro Nunes Marques sobre o imbróglio da candidatura do União Brasil à Prefeitura de Boa Vista, a deputada estadual Catarina Guerra será entrevistada no programa Agenda da Semana da rádio Folha FM 100.3, no próximo domingo. Ela era a única candidata que não havia sido entrevistada.

###

A Prefeitura de Manaus decretou emergência por 180 dias devido às consequências da estiagem que vai afetar Roraima com certeza.

###

O Governo Federal quer confiscar cerca de R$ 8,5 bilhões, recursos depositados no Banco Central, que ainda não foram sacados por seus proprietários, falta apenas o Congresso aprovar. Para alguns analistas, político dizem em tom de deboche: “Então não falta nada”. Seria cômico, se não fosse triste, essa aparente subserviência ou conveniência dos nossos parlamentares.

###

E parece que a demonstração de preocupação do presidente brasileiro Lula da Silva com os imigrantes venezuelanos começa a tomar corpo. O ditador Nicolás Maduro vai utilizar o Movimento dos Sem Terra (MST) para assentar agricultores perto da fronteira com o Brasil. Tomara que dê certo.

###

Até segunda-feira.