O tambaqui (Colossoma macropomum) é um peixe da Bacia Amazônica, muito apreciado em toda a região, e a psicultura do tambaqui pode ser uma atividade sustentável, que gera emprego e renda.
Segundo dados de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o tambaqui é a segunda espécie de peixe com maior produção nacional cerca de 101,1 mil toneladas; 19,1% do total da piscicultura brasileira, ficando atrás apenas da produção de tilápia.
O estado de Rondônia é o maior produtor de tambaqui do Brasil, representando 90% da produção do estado, sendo responsável por 40,1 mil toneladas. Maranhão e Roraima também se sobressaíram, com participações de 11% e 10,6%, respectivamente.
Em 2019, a produção de tambaqui no munícipio de Amajarí (RR) foi de 4.200 toneladas, sendo que no estado de Roraima, se encontra o maior empreendedor de psicultura individual do país, o empresário Aniceto Wanderley, que é considerado o maior produtor de tambaquis em cativeiro do Brasil.
Cerca de 98,7% do peixe produzido no Estado de Roraima é o tambaqui e 70% da produção é destinada para Manaus e o restante é consumido em Roraima.
GELATINA DA PELE DO TAMBAQUI
Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pesquisadores encontraram uma alternativa para substituir a gelatina convencional que é elaborada a partir do couro bovino e suíno. Eles conseguiram obter uma gelatina extraída da pele do tambaqui a partir da pele, das escamas e da cabeça, que geralmente são utilizadas para fabricação de ração para peixes. A gelatina que produziram tem aplicações alimentícias e farmacêuticas, ou seja, transforma-se em um coproduto com maior valor agregado. As propriedades observadas indicam que a gelatina de pele de tambaqui pode servir para diversas aplicações, incluindo filmes, microcápsulas para remédios, espessantes etc. A iniciativa ainda pode contribuir para a redução de resíduos.
Como a produção do tambaqui aumentou mais de 30% da produção total, pesquisadores estudam formas de aproveitamento total do pescado.
De acordo com o pesquisador Manuel Antônio Jacintho, da Embrapa Pecuária Sudeste (SP), dependendo da espécie e do tipo de produto, até 50% das matérias-primas iniciais são descartadas, incluindo cabeças, carcaças, pele e escamas. “A conversão dos resíduos em produtos de valor torna a cadeia mais sustentável”, destaca Jacintho.
A gelatina da pele do tambaqui apresentou características adequadas aos padrões do produto convencional. O rendimento de extração foi de aproximadamente 53% (com base na pele inicial seca), poder de gelificação adequado (força de Bloom média), baixa turbidez e níveis significativos de aminoácidos, que influenciam na resistência do gel.
A gelatina da pele de tambaqui pode ser adequada para determinados produtos, para clarificar bebidas e para produção de cápsulas moles. Mais informações no site: https://bhbfood.com/noticias/embrapa-desenvolve-gelatina-a-partir-da-pele-do-tambaqui.
Receita da Semana
Torta Ratatouille
Fonte: Água Doce Sabores do Brasil
Ingredientes:
Massa:
1 xícara de chá de batata inglesa cozida e amassada
2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
3 colheres de sopa de farinha de grão de bico
½ colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de orégano
3 colheres de sopa de água
Recheio:
1 berinjela média
1 abobrinha média
1 xícara (chá) de água
3 colheres (chá) de sal
4 tomates fatiados
1 alho-poró médio
1 pimentão amarelo médio
1 cebola média
1 dente de alho grande
5 ramos de tomilho
½ xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de orégano
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes da massa e disponha sobre uma forma de 24cm de diâmetro com fundo removível untada em azeite, apertando bem. Faça pequenos furos com um garfo em toda a base e asse em forno pré-aquecido a 180º até secar (aproximadamente 10 minutos). Retire a massa ainda clarinha, pois ela retornará ao forno com os legumes fatiados.
Lave e corte a berinjela e a abobrinha em rodelas de aproximadamente 0,5cm. Transfira a berinjela para uma tigela com a água e 1/2 colher (chá) de sal e deixe de molho por 15 minutos.
Lave e corte os tomates em rodelas de aproximadamente 0,5cm. Lave e corte em tiras finas o alho-poró, descartando as folhas. Lave, retire as sementes e corte o pimentão em rodelas finas. Lave, descasque e corte em rodelas a cebola e o alho. Lave e desgalhe o tomilho.
Retire a berinjela da água e distribua as fatias por cima da massa pré-assada e intercale com a abobrinha, os tomates, o alho-poró, o pimentão, a cebola, o alho, o azeite e o restante do sal e tempere com o orégano e o tomilho. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até que os legumes fiquem macios. Cuidado para não ressecar.