Bom dia,
Ouvir a gravação de um áudio que transita nas redes sociais -a Folha publicou parte dele-, onde uma mulher grava a cena de morte do marido -executado friamente com vários tiros à queima roupa-, e na qual ela restou baleada gravemente, tendo falecido alguns dias depois no Hospital Geral de Roraima (HGR) em decorrência dos ferimentos, assusta todos que ouvem. Os fatos narrados nos diálogos que antecedem a dupla e covarde execução não deixam dúvidas de como estão sendo feitas algumas regularizações de terra.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) Soldado Sampaio (Republicanos) já havia declarado que denúncias de processos de grilhagem de terras haviam chegado à instituição, e que o assunto iria ser tratado com a devida urgência e seriedade. O anúncio é positivo, mas é preciso que mais atitudes concretas sejam tomadas por outros órgãos de fiscalização e repressão a essas atividades criminosas, inclusive do Ministério Púbico do Estado (MPE). Informações de bastidores dizem que os criminosos transitam muito próximo ao poder político e administrativo estadual.
PARECER
O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Barbosa, emitiu ontem parecer pela manutenção da cassação do diploma e aplicação de multa de pouco mais de R$100 mil ao governador Antônio Denarium (PP) na representação eleitoral que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que trata do abuso de poder econômico e político por meio do programa social de reforma de moradias, intitulado Morar Melhor.
NORMANDIA
O Tribunal de Contas do Estado suspendeu a realização de licitações da Prefeitura de Normandia, para a contratação de empresa de serviço de gerenciamento de frota de veículos. As decisões do conselheiro do Joaquim Pinto Souto Maior Neto, apontam, entre outras coisas, que o edital do pregão presencial não consta no Portal de Transparência municipal e nem foi informado no Sistema Sagres Licitações.
COSTUME
Aliás, essa é uma tecla na qual estamos sempre batendo cá na Parabólica. Embora haja decisões anteriores suspendendo licitações nas prefeituras de Bonfim, Alto Alegre e Caracaraí, todas seguem sem dar publicidade alguma aos procedimentos, dificultando a livre concorrência por meio de artimanhas processuais e se importando muito pouco com a responsabilização por parte dos órgãos de fiscalização e controle.
BONFIM 1
As prisões efetuadas pela Polícia Federal de servidores da prefeitura de Bonfim, no final de semana, foi comentada pelo deputado Armando Neto (PL) ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima. Além de criticar duramente o ocorrido, o parlamentar pediu publicamente um posicionamento sobre o caso do Ministério Público de Contas e Tribunal de Contas, além do Ministério Público.
BONFIM 2
Armando Neto adiantou ter protocolado um pedido de informações à Secretaria Estadual de Planejamento para ter acesso a todos os contratos firmados entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Bonfim, com objetivo de fiscalizar os repasses. Nas contas dele, só com o que foi supostamente desviado, daria para comprar mais de mil cadeiras de rodas e até 23 mil latas de leite da melhor marca nacional.
BONFIM 3
A Prefeitura de Bonfim informou por meio de nota que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, fornecendo todos os documentos e informações solicitadas. A administração municipal reiterou seu compromisso com a transparência e a lisura dos atos públicos.
CAROTES
Uma polêmica gerada por um decreto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que proíbe a venda de combustível em galões, mobilizou os discursos de deputados estaduais. O tema foi levantado, inclusive com muita propriedade, pelo deputado Marcos Jorge (Republicanos) que lembrou dos prejuízos que a medida tem causado para os pequenos produtores rurais e os agricultores familiares.
DENÚNCIA
O deputado Renato Silva (Podemos), um dos principais apoiadores do prefeito Valdenir Magrão (MDB), em Alto Alegre, protocolou, ontem, na Assembleia Legislativa, uma denúncia com cópias de processos judiciais que tramitam na 3ª Zona Eleitoral e que investigam suposta intervenção do governo do estado nas eleições suplementares daquele município.
VIAGEM
O promotor João Xavier Paixão, do Ministério Público de Roraima, converteu em inquérito civil um procedimento preparatório para apurar uma possível apropriação dolosa de valores de diárias pagas por uma instituição local, sem que a servidora tivesse realizado o respectivo deslocamento. A determinação deixa de orelha em pé pelos valores.
90 ANOS
A Parabólica registra com alegria os 90 anos de idade, completados ontem, pelo nosso colunista de décadas, o mestre Afonso Rodrigues de Oliveira, um ser humano especial e querido por todos que os conhecem. Escritor, e artista plástico, mestre Afonso, recebeu ontem à noite, as homenagens de seus seis filhos (cinco homens e uma mulher), de seus 17 netos e dos cinco bisnetos; ao lado da esposa Salete Oliveira, sua companheira de 65 anos. Melhor de tudo: aos 90 anos, mestre Afonso está ativo, lúcido e gozando de excelente saúde.