AFONSO RODRIGUES

A Universidade do Asfalto

“Se um homem olha a sua volta, de uma forma inteligente, descobrirá que sua posição no trabalho cotidiano é, literalmente, uma sala de aula, onde ele pode adquirir a maior de todas as formas de educação: essa que vem da observação e da experiência”. (Napoleon Hill)

Se você ainda ri quando eu falo da Universidade do Asfalto, corta essa. O asfalto a que me refiro não é esse asfalto por onde os carros circulam. Pare de rir e seja mais atento às coisas a sua volta. Mas seja um observador atento à experiência exigida para o progresso. Seja esperto nas observações para se tornar experto nas ações. E as ações positiva sempre são simples, e por isso mesmo consideradas vãs. O que já indica que não podemos progredir enquanto não prestarmos atenção às coisas simples que nos levam ao sucesso. E este pode, muito bem, estar apenas na sua felicidade trazida pelos conhecimentos que lhe enriqueceram a mente.

Já falei muitas vezes, de coisas simples que observei na minha experiência nos anos que vivi dentro da indústria paulista. Foram coisas aparentemente banais, mas se lhes dermos atenção, veremos que são riquezas que engrandecem nossas vidas. Você já prestou atenção à toalha de sua mesa, quando está almoçando? E por que não? Nunca imaginou o esmero da indústria para produzir milhares de toalhas por dia? Se isso lhe parecer banal, cuidado. Você pode não estar prestando atenção a coisas bem mais interessantes, por falta de experiência.

Nos anos sessenta e setenta, quando atuei no Controle de Qualidade, nas indústrias, naval e mecânica, vivi experiências simplíssimas e que me enriqueceram na minha felicidade pessoal. Numa visita à Fiat Lux, por exemplo, fiquei encantado com fabricação do fósforo. Você já imaginou quantos fósforos a empresa fabrica por dia, e como é simples o processo de fabricação? Tanto do fósforo quando da caixa do fósforo. Seja mais observador ou observadora das coisas simples à sua volta, para entender melhor o processo de engrandecimento na experiência.

Coisas importantes podem vir do mais simples. Certo dia, numa visita a uma grande indústria mecânica em Niterói, contaram-me o porquê do Logomarca simples da indústria: os diretores estavam numa reunião para criarem o Logomarca. A esposa do presidente estava presente e apressada para sair porque seu time iria jogar dali a pouco. De repente ela falou:

– Porque vocês não colocam o Logomarca do meu time?

Ela só disse qual era o Logomarca do time, e pronto. O Logomarca da Industria passou a ser, a partir daquele dia, uma Estrela. E se isso pode lhe parecer tolice, acredite que não. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460