SHIRLEY RODRIGUES

Academia Roraimense de Letras, fará parte da Diretoria do Fórum Nacional das Academias

Durante o Fórum Nacional de todas as Academias, ocorrido recentemente em Belém /Pará, a presidente da ARL, Cecy Brasil foi convidada a compor o Conselho Fiscal do Fórum, cuja posse acontecerá em outubro na cidade de São Paulo

Com Tudo  

*  Em breve, a Casa Freitas, em parceria com a renomada Destilaria Geest,  estará lançando  um novo produto que promete revolucionar e conquistar os apreciadores de destilados. Trata-se  do Gin Kaikusi, inspirado na força e elegância da onça, carrega em seu nome o simbolismo desse animal majestoso, já que na língua do povo Macuxi, “Kaikusi” significa onça. Esse lançamento vem para celebrar a riqueza cultural e natural da Amazônia, com um destilado que combina excelência e autenticidade, refletindo a tradição e a inovação da roraimense Casa Freitas e da consagrada Destilaria Geest.

Com Nada  

* Os hospitais locais tem estado lotados de uns tempos pra cá com uma situação sui generis, só vista antes no período da pandemia. Estamos falando de vários diagnósticos de pneumonia com longas internações, febres altas, sensação de prostração e outros sintomas, que vem acamando idosos, adultos, jovens e criancinhas. E a grande maioria dos casos tem revelado a presença de uma bactéria oportunista que afeta intestinos e músculos e priora consideravelmente o quadro clínico. Os sintomas começam como uma gripe comum e evoluem rapidamente, deixando o paciente convalescendo por semanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil e a diretora Cultural da ARL, Petita Brasil,  participaram recentemente do Fórum Nacional das Academias, com a participação de representantes dos estados e da Academia Brasileira de Letras

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Importante

* A presidente da Academia Roraimense Letras, Cecy Brasil, acompanhada da Diretora Cultural da ARL, Petita Brasil, participaram recentemente do  Fórum Nacional de todas as Academias, ocorrido Belém /Pará, com o objetivo de promover a integração das Academias Estaduais, com a presença da Academia Brasileira de Letras.

* Com o tema “ Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente”, o evento dividiu os Estados por grupos de 4 e Roraima, compôs o grupo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amapá. No final do encontro, foi  elaborada a “Carta de Belém”, com a participação de todos os Estados, que será entregue a todas as Instituições Federais  e na COP30.

Importante II

* A propósito, o tema abordado pela presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil,  durante o Fórum Nacional de Academias de Letras , foi a “Poluição dos Mananciais”. Ela falou sobre o grave problema dos garimpos ilegais nos rios de Roraima, principalmente no  Uraricoera, e suas consequências devastadoras, com a contaminação por mercúrio.

 * Cecy, explicou que essa poluição por metal pesado acaba atingindo o rio Branco, que banha a nossa capital; falou da  crise humanitária Yanomami que gera toda ordem de problema social. No final a presidente da ARL, foi convidada para compor a Diretoria Nacional  do FORUM, fazendo parte do Conselho Fiscal, cuja posse está agendada para outubro em São Paulo.

Repercussão

*Ta repercutindo pelos quatro cantos da Macuxiland, a proposta de uma deputada estadual, protocolada na Assembléia Legislativa de Roraima,  para mudar o nome do Parque Anauá para Ottomar de Souza Pinto. Na verdade, essa indicação tem dividido opiniões.

* E embora parte da população concorde que o saudoso Brigadeiro é merecedor dessa e de muitas outras homenagens, haja vista seu incontestável legado, essa mudança é – por assim dizer- inócua. Primeiro porque, Anauá foi o nome dado pelo próprio Ottomar, fundador do Parque e também porque, convenhamos, a essas alturas dos fatos , ninguém vai chamar o parque Anauá por outro nome.

Mudanças

* Aliás, seria de muito bom tom, se políticos respeitassem as denominações de prédios públicos, ruas, praças, parques, etc, ao invés de proporem leis para muda-los. Essas indicações de homenagens devem ser feitas em locais novos e  não  substituindo outros. Como se diz popularmente por aqui, “cobrir um santo pra descobrir o outro”, não é visto com bons olhos.

* Na verdade, isso além de não ser muito elegante, pois acaba sendo uma desconsideração com o homenageado antigo, ainda  causa muito transtorno para o próprio serviço público e para a população. Imagina mudar nome de uma rua ou de uma escola, que já existe ha décadas, o trabalhão com a troca de endereço.

 

O empresário roraimense Beto Freitas especial para a coluna

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas

* A coluna de hoje é dedicada a Juliana Cruz e Gabriele Fogaça, ambas trocando de data nesta sexta-feira.

* No sábado quem celebra nova idade são as colegas jornalistas, Janice Coelho, Adriana Cruz e  Luciane Sampaio.

* Também de aniversário amanhã Claudinei Lima, Sálvio Botelho e Hione da Conceição

* Neste sábado, também celebra idade nova, o acadêmico de Medicina Moisés Neto – filho do saudoso Dr. Mauro Schimitz, que também fazia aniversário na mesma data junto com o filho. 

* Domingo, recebem homenagens, DJ Neudo Amorim, Helena Martins e Ana Paula Maia. 

Dra. Maria das Graças Dias e a Dra.  Thaisy Nitis Mota Nattrodt  , lançaram essa semana  na Casa da Mulher Brasileira, o livro  “Violência Contra a Mulher: análise sociojurídica em Roraima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ta Valendo

Olimpíada

* A estudante de 16 anos, Janielly Lira Barbosa, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Militarizado João Rodrigues da Silva,  São Luiz do Anauá, foi a única aluna do estado a conquistar uma medalha  na Olimpíada de Química Norte e Nordeste 2024 e participará da etapa nacional da competição. A prova será realizada pela UFRR nesta sexta-feira, 23, às 14 horas.

Acolhimento

* Guardas civis e profissionais das secretarias municipais de Saúde  e Gestão Social (Semges) participaram de uma capacitação voltada à atenção e ao acolhimento da população em situação de rua no contexto de políticas sobre drogas. Promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública , o evento ocorreu ontem , no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).

Isaias Miliano, curador da Galeria Jaider Esbell de Arte Comporânea, ladeado por Marinês Esbell e Leda Martins, ambas do Conselho da Galeria

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE