Parabólica

Acórdão de nova cassação de Denarium é publicado

O governador de Roraima, Antonio Denarium (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O governador de Roraima, Antonio Denarium (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Bom dia,

ACÓRDÃO

Está publicado no Diário da Justiça Eletrônico de ontem, o Acórdão acerca do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ocorrido na última segunda-feira, 22, e que culminou com mais uma cassação do governador Antonio Denarium (PP), e dessa vez, também do seu vice, Edilson Damião (Republicanos). Na publicação, constam a integra de todos os votos dos juízes eleitorais.

PRAZOS

Com a publicação nessa quinta-feira, 25, conta o prazo de três dias para os advogados protocolaram os Embargos de Declaração – quando os causídicos pedem que magistrados analisem possíveis contradições, obscuridades ou omissões da decisão. Depois disso, acontece a intimação para as contrarrazões das partes, e em seguida volta para julgamento do Pleno do próprio Tribunal Regional Eleitoral. Qualquer que seja a posição dos juízes com relação ao pedido da parte requerente a decisão final permanece.

MARKETING

Um dos assuntos comentados nos bastidores da política diz respeito aos marqueteiros que devem tocar as campanhas eleitorais dos candidatos a prefeito de Boa Vista. Depois do resultado do julgamento da ação que culminou na terceira cassação do governador Antonio Denarium (PP), Marcelo Vitorino, que fez a campanha passada do prefeito Arthur Henrique Machado (MDB), anunciou no Instagram que não seguirá com o grupo.

MARKETING II

Vitorino, que é professor de marketing político em algumas instituições, fez uma postagem sobre a cassação de Denarium e em um dos comentários, afirmou que não coordenará o marketing também da próxima campanha eleitoral de Teresa Surita (MDB). Adiantou que terá como cliente em Boa Vista o deputado federal Antonio Nicoletti (União Brasil), que deve concorrer à prefeitura da capital.

MARKETING III

Já o candidato ou candidata governista, – muito provavelmente a deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil), deve ter como marqueteiro Gilberto Musto, que coordenou a comunicação das duas campanhas vitoriosas do governador Antonio Denarium (PP), e que também é professor de marketing e autor de livros. Musto já teria proximidade com a parlamentar e teria orientado alguns passos na sua última campanha.

GENTILEZAS

Aliás, Marcos Eraldo Marques, que ficou nacionalmente conhecido como “Markinhos Show”, depois de ter encabeçado a comunicação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e seria uma espécie de braço direito de Gilberto Musto, comentou pessoalmente na citada postagem de Marcelo Vitorino, chamando a narrativa de “choro de perdedor”. Os dois profissionais do marketing trocaram algumas “gentilezas” no post.

AMAJARI

O município de Amajari vai contratar uma empresa de comércio varejista de materiais de construção para produzir o tradicional Festejo do Quarto de Bode, além do Festejo da Comunidade Santa Inês, Festejo da Comunidade do Araçá e Festejo da Comunidade Juraci. O valor da empreitada será de R$ 320.400,00 e a contratada tem capital social de R$ 200 mil. Não se sabe pelas publicações o tipo de produção a que se refere o contrato.

SÃO LUIZ

O prefeito de São Luiz do Anauá, James Batista (SD) e sua esposa, Paula Batista, pré-candidata à prefeita de Rorainópolis, foram denunciados, ontem, pelo Ministério Público Eleitoral, por corrupção eleitoral e associação criminosa, por fatos ocorridos em novembro de 2020, véspera de eleição municipal naquele ano. Pelo andar da carruagem, o prefeito vai conseguir concluir o mandato antes da conclusão do processo.

IMPEDIDA 1

Sobre a esposa do prefeito de São Luiz, Paula Batista, que é pré-candidata à Prefeitura de Rorainópolis apoiada pelo marido e pelo deputado federal Duda Ramos (MDB) um experiente político disse a Parabólica que ela deve enfrentar dificuldade para registrar sua candidatura na Justiça Eleitoral. É que, segundo o político, a legislação proíbe que parentes de prefeitos sejam candidatos em municípios vizinhos, que fazem limite com aquele governado pelo prefeito/prefeita.

IMPEDIDA 2

No caso específico de Paula Batista sendo mulher do prefeito de São Luiz ela não pode concorrer pela Prefeitura de Rorainópolis porque os dois municípios são limítrofes. Essa proibição chegou à legislação eleitoral brasileira para evitar as conhecidas práticas de “coronéis” dos rincões do nordeste que dominavam politicamente até mais de dois municípios e instalavam a família inteira em suas prefeituras.

SOB CONTROLE

O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula da Silva I e ex-deputado federal José Dirceu, ideólogo e fundador do PT começa a ser reabilitado pela grande imprensa após o desmonte da operação Lava Jato. Entrevistado por uma das maiores redes da televisão aberta, Dirceu, que chegou a ser condenado a mais de 40 anos de prisão por corrupção, disse que o Congresso Nacional está sob controle do presidente Lula da Silva. Ele não descartou a possibilidade de ser candidato a deputado federal por São Paulo em 2026 e que o PT vai reeleger Lula da Silva para mais quatro anos de mandato.

POLARIZADA

Aliás, sobre eleição, um especialista em bastidores da política local diz que uma eventual eleição suplementar para o governo de Roraima ainda este ano, se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar as condenações de cassação de mandato de Antônio Denarium (PP), vai ser disputada em polarização entre a ex-prefeita Teresa Surita (MDB) e um candidato de consenso entre as forças políticas que apoiam o atual governador do estado (PP, Republicanos, União Brasil, PL, entre outros).