AFONSO RODRIGUES

Acredite que é, e será

“Você será capaz de realizar qualquer coisa que não seja contrária aos princípios estabelecidos pela Mente Universal”. (Samuel Dodson)

Todos somos capazes, o que acontece é que não acreditamos que somos, e por isso no somos. Acreditamos mais nos milagres do Santo do que nos nossos. Já falei, por aqui, do caso daquela mulher que ergueu o carro tombado, para salvar o filhinho dela, que estava preso nas ferragens. Ela passou o resta de sua vida tentando fazer o que fizera sem pensar na dúvida. Todos nós fazemos isso todos os dias. Somos admiradores dos que fazem, sem saber que poderíamos fazer o mesmo. Confie mais em você, na sua capacidade de ser capaz de viver a vida como ela deve ser vivida. E como não sabemos quantas vidas já vivemos e quantas ainda viveremos, continuamos no cochilo. Mas vamos acordar e viver nossas vidas. Sem esquecer que somos e estamos, todos no mesmo barco. E que cada um pode, e deve, ser seu próprio timoneiro. E faremos isso, não permitindo que alguém nos dirija. O timão é de cada um.

Nunca se aborreça, quando for insultado. Não se preocupe se o insultante está pensando que você é inferior. A inferioridade está nele, em não perceber quem e nem o que ele é. Todos riem quando falo dos dias em que vivi bons momentos, ouvindo as fanfarras dos marujos, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, na década dos cinquentas. Uma das coisas que eles diziam que mais me encantaram foi: “Bronca é ferramenta de otário”. Quando você se aborrece com a bronca está se igualando ao irritado. Simples pra dedéu. Mas há uma coisa que você deve levar em consideração: não se irritar com a bronca não significa ignorá-la. A grandeza está em não lhe dar atenção, mas recebê-la como uma lição. E a lição só é válida quando a aprendemos.

Vamos nos preparar para viver o novo ano com racionalidade. O que exige amor, respeito e consideração ao próximo. Afinal, somos todos da mesma origem. O problema é que estamos todos, em cada um, no mesmo grau de evolução, de acordo com a evolução da humanidade. O que nos coloca na peneira da racionalidade. O que nos torna responsáveis por nós mesmos. Você é a única pessoa capaz de fazer você se sentir feliz ou infeliz, se estiver a fim. Ninguém mais, além de você mesmo, ou mesma, pode fazer isso por você. Assim como ninguém tem o poder de amar alguém, por você. É um poder que só você tem para você. Então ame a vida e viva-a com intensidade, amando-se a si próprio ou própria. Vamos debulhar a espiga do prazer, distribuindo-a com amor, sinceridade e sobretudo muito respeito. O poder está com você, use-o com racionalidade. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460