AFONSO RODRIGUES

Adversário, não inimigo

“O maior respeito que você pode ter por um adversário é fazer de tudo para ganhar dele”. (Oscar Schmidt)

O valor da sua vitória vai depender do valor do seu adversário. Um time famoso jamais sentiria orgulho numa vitória, contra um time de várzea. Ainda indica falta de preparo psicológico, quando o time derrotado se lamenta. O que aconteceu na derrota foi que ele não fez de tudo para vencer o adversário. E fazer de tudo não significa apelar para a grosseria, o desrespeito, ou coisa assim. Infelizmente ainda estamos vivendo os velhos tempos da disputa, quando estamos na fase da competição. O Oscar Schmidt, com certeza, sabe disso.

Não importa com quem nem por que, você está competindo. O que importa é que você faça tudo para ser o melhor no que faz. Mas, nunca deixe de respeitar seu adversário. Caso você perca na competição, isso pode estar lhe dizendo que você tem que melhorar no melhor que você já é. Faça isso independentemente do trabalho que você faz. Não é o que você faz, que vai valorizar você, mas como você faz. E para você ser o melhor tem que ter em mente que você tem que ser melhor na próxima vez. A perfeição nunca é atingida. O engano é que tem feito muita gente parar, quando deveria estar cuidando do aprimoramento, em busca da perfeição. Simples pra dedéu.

Todos os grandes atletas foram os mais dedicados à atividade. Pelé, por exemplo, foi muito criticado em forma de ridicularizado, pela sua dedicação, nos treinos. Era considerado exagerado, e os mais tolos até o chamavam de puxa-saco. Aliás, considero que o Brasil já teve grandes exemplos de Mestres nas suas atividades. Mas considero que o Brasil teve dois Reis: Pelé, no futebol, e Roberto Carlos, na música. Você pode até discordar de mim, mas é o que penso. E o importante é que respeitemos os valores, independentemente da classe, profissão ou atividade. Não importa o que você faz, o que importa é como você faz o que faz como deve ser feito. Porque tudo que fazemos melhor sempre pode ser feito com mais perfeição. Porque é assim que caminhamos pelas veredas do sucesso.

Sorria sempre que a coisa estiver olhando feio pra você. O que ela está dizendo, é que você deve abrir os solhos, olhar, e procurar ver o que realmente procura. Mas para ver no que procura precisa saber o que realmente quer. Mantenha sua mente sempre aberta e ela guiará você no caminho certo da racionalidade. O importante é que você se valorize no que é, e seja. “O reino de Deus está dentro de nós”. Tudo que você quer Ele já lhe deu. É só você acreditar nisso e em você mesmo ou mesma, e ir sempre em frente. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460