FOLHABV AGRO

Agroindústrias em Roraima: Fator Preponderante para o Crescimento Econômico Regional

Atualmente, a participação das agroindústrias familiares no Estado de Roraima ainda é tímida em comparação com outros estados da federação ( Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Atualmente, a participação das agroindústrias familiares no Estado de Roraima ainda é tímida em comparação com outros estados da federação ( Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O papel do agronegócio em nível nacional e seus reflexos diretos e indiretos nas mais diversas cadeias de produção e beneficiamento têm sido, de longe, o verdadeiro motor do crescimento econômico do país nos últimos 30 anos. Atualmente, a participação das agroindústrias familiares no Estado de Roraima ainda é tímida em comparação com outros estados da federação. A necessidade de estudos de potencialidade por mesorregião e a adoção de políticas públicas, com a participação de diversos segmentos decisórios conforme as ferramentas institucionais já existentes (assim como de parcerias de centros de ensino superior e tecnológico, Embrapa e outros atores e agentes do setor público ou privado), resultariam em ganhos incalculáveis na esfera microeconômica, criando externalidades positivas que culminariam em ganhos de capital.

A organização desses arranjos produtivos por meio de cooperativas nessas mesorregiões, o registro e acompanhamento no que se refere à segurança qualitativa e também quantitativa tendem a ampliar os horizontes de comercialização. Por fim, a incorporação paulatina da tecnologia na produção elevaria ganhos de produtividade.

Considerando que Roraima está se mostrando para o mundo, com a possibilidade de abertura de mercados do Caribe e países da América Central, é crucial fomentar a agroindústria em níveis diversos, apontando para a possibilidade de agregar valor aos produtos, em vez de exportá-los “in natura”.

A disponibilidade de energia de qualidade, a garantia documental da terra, com um importante trabalho desenvolvido pelo ITERAIMA, a ADERR, o recém-criado IATERR, o Desenvolve Roraima e outros, constituem elementos necessários, além do âmbito legislativo, para o desenvolvimento do setor. Diante de tudo isso, Roraima abriga um enorme potencial, sendo considerada a última fronteira do agronegócio do país, conferindo ao estado um patamar privilegiado para um crescimento exponencial do setor primário, bastando apenas ajustes e processos criativos, como os acima descritos, e uma conscientização maior da sociedade.