AFONSO RODRIGUES

Ajude na orientação

“Não se pode ajudar os pobres, arruinando os ricos; evitar aborrecimentos, gastando mais do que se ganha; formar o caráter e a coragem, desencorajando a iniciativa e a independência; ajudar continuamente os homens fazendo por eles o que eles próprios poderiam fazer”. (Abraham Lincoln)

Estamos caminhando em passos acelerados para as próximas eleições. E como o dia já não tem mais vinte e quatro horas, estamos correndo, mas ainda não descobrimos o motivo da corrida. O que indica que ainda temos muito que aprender sobre a vida. E pelo que nos parece, estamos cada vez mais, caindo para o fundo do balaio de caranguejos. Alimentam-nos, mas não nos dão condições para sair do balaio. Continuamos dependendo do maior recurso para a salvação, mas sem condições de enriquecer. E enriquecer não significa o que nos ensinam: que é adquirir posses, mesmo através, quem sabe, da política que continua sendo considerada a maior fonte de enriquecimento.

Alguém já nos passou essa dica: “Dê um peixe a uma pessoa, e ela se alimenta por um dia; ensine-a a pescar, e ela se alimentará a vida inteira”. Simples pra dedéu. Tão simples que continuamos, como seres em lento desenvolvimento, esperando que nos deem a cestinha-básica. Pra que trabalhar, se temos a comida de hoje? E porque ainda não somos devidamente educados, ainda não descobrimos que a cestinha é comprada com o nosso dinheiro. Que o poder público está apenas fazendo as compras com o dinheiro que pagamos no imposto que pagamos na compra do pão, pela manhã. Complicado pra dedéu.

Vamos aprender a pescar na pescaria da Educação. O que está realmente faltando para que sejamos realmente competentes nas eleições dos nossos políticos, é educação. Só quando nos educarem como cidadãos, é que seremos realmente cidadãos. Porque até agora o que somos é, verdadeiros títeres da política desfigurada. E não precisamos espernear nem gritar, queimar pneus, ou coisas assim, nas ruas, como verdadeiros trogloditas. Porque é exatamente isso que interessa aos maus políticos. São os trogloditas eleitores que os garante e os mantém no enriquecimento ilícito.

Vamos nos educar para merecer a honra, na cidadania. Não se esqueça de que ainda temos bons políticos, de verdade, na nossa política. Só que ainda não somos educados o suficiente para identificá-los. E por isso, eles não conseguem atuar devidamente, porque não são caranguejos, mas estão no balaio deles. Vamos fazer nossa parte para ver se no futuro não teremos que sofrer os vexames que vivemos hoje, por conta do desmando na nossa política. Ainda não nos ensinaram a pescar. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460