AFONSO RODRIGUES

Ajude sem destruir

“Não se pode ajudar o assalariado, destruindo o patrão”. (Abraham Lincoln)

Ajude sem destruir

Nem podemos continuar nessa de arruaceiros, destruindo o trabalho que construímos. Quando somos competentes não desistimos da luta na caminhada para o sucesso. Que é o que todos nós fazemos, até mesmo quando nem sabemos que fazemos. Um dos maiores problemas do cidadão é não confiar em si mesmo e preferir seguir sempre, orientações dos outros. São os que se entusiasmam pelo poder aparente, nas desordens. Veja se você está nesse grupo, e caia fora. É seu patrão que dá, através do seu emprego, o poder para você se manter. Se seu trabalho não agrada a você, caia fora e procure algo melhor. O que faz com que você se prepare cada vez mais, especializando-se no que faz. Só assim você se valorizará mais, para procurar sempre o que lhe parecer melhor para uma vida melhor. Porque é assim que se chega aonde se quer chegar. Porque onde você está é o lugar que você sempre procurou. Se não estiver lhe satisfazendo, caia fora.

Você, com certeza, se lembra do caso que já contei, por aqui, daquele faxineiro que foi promovido pelo presidente da empresa em que trabalhava, por conta do seu bom desempenho na faxina da empresa. O acontecimento foi presenciado por mim e por todos os responsáveis por setores da empresa. O que ratifica o pensamento do Swami Vivecananda: “Não se mede o valor de um homem pela tarefa que ele executa, mas pela maneira de ele executá-la”. Não se preocupe se alguém tenta desvalorizar você pela simplicidade do trabalho que você executa. Só os despreparados fazem essa tolice. Os preparados prestam mais atenção em como você faz o que faz, e não no que você faz. Valorize-se sempre no que você é, e não no que você quer, no que os outros acham que você deve ser.

A pessoa que fica irritada quando olham para a tela com uma mulher nua, não entende que a imoralidade não está na tela, mas na sua mente. Muitas vezes as pessoas não veem o que estão vendo, mas o que não gostariam de ver. E assim vão atravessando o mundo sem encontrar o caminho que gostariam de encontrar, mas não são capazes na caminhada. O universo é rico e está ao alcance de cada um de nós. Nós é que nem sempre somos capazes para buscar o que queremos. E acabamos nos deixando levar por orientações dos que não são capazes, nem mesmo de se orientarem. Busque você em você mesmo, ou mesma, e encontrará um ser de origem racional em busca da racionalidade, para seu retorno ao seu mundo de origem. Valorize-se no que você é, e um dia alcançará o que busca. Mas esteja sempre na caminhada para a racionalidade. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460        

Leia a Folha Impressa de hoje