Bom dia,
Avisamos
A Parabólica vem alertando faz alguns dias que uma das estratégias dos aliados do governador Antonio Denarium (Progressistas) no enfrentamento aos aliados do deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos) é a anulação de reeleição do parlamentar para cumprir mais um mandato – este para o biênio 2025/2026 – à frente da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Dissemos daqui que a ideia de afastar Sampaio faz parte da intenção de evitar que o mesmo assuma o Governo do Estado numa eventual confirmação da cassação do mandato de Denarium em qualquer um dos três processos que tramitam em grau de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Adiar
Dentro dessa estratégia, os advogados de Denarium têm a esperança de adiar o julgamento desses recursos para o próximo ano e para tanto contam com a “boa vontade” da ministra Isabel Gallotti, a relatora dos três processos que tramitam no TSE de reter processos que estariam conclusos para julgamento há quase um ano em suas mãos. Se conseguirem isso – e muita gente acha que conseguem – aqui daria tempo para defenestrar Sampaio da presidência da ALE eliminando a possibilidade de ele alcançar o governo estadual e presidir a eleição suplementar para governador tampão, ele próprio na condição de candidato.
Substituto
Segundo fontes da Parabólica, a intenção dos correligionários de Denarium é eleger como substituto de Sampaio na presidência da ALE o deputado estadual Marcos Jorge (Republicanos), muito mais próximo tanto do governador quanto do presidente daquela sigla, o senador Mecias de Jesus. Marcos Jorge, no caso de tudo isso dar certo, assumiria o Governo, mas não seria candidato na eleição suplementar, abrindo a vaga para Mecias ou o vice-governador Edilson Damião, que é filiado também ao Republicanos. Damião não terá declarada sua inelegibilidade, mesmo com o mandato cassado, porque não teria responsabilidade direta no cometimento dos ilícitos praticados na eleição de 2022.
Apoio
Em qualquer das hipóteses de candidaturas para a eleição suplementar o ungido pela base governista teria o apoio irrestrito de Antonio Denárium, que mesmo cassado e inelegível, lideraria a campanha contra a provável candidata da oposição, a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, do MDB. A estratégia cairia como uma luva nos interesses do senador Mecias de Jesus, e esta seria a principal razão para as recentes declarações e andanças do presidente regional do Republicanos ao governador Denarium. Não custa lembrar que Mecias preside o partido em que o atual presidente da ALE é filiado, mas nunca deu qualquer pequeno sinal de apoio a seu correligionário. Publicamente, ele demonstra que entre Sampaio e Denarium, fica com o segundo.
Aconteceu
O tempo é o senhor da razão e mostrou que nossa análise dos próximos acontecimentos políticos em Roraima estava no caminho certo. No último dia 3 de julho (quarta-feira), a Comissão Provisória Estadual do Progressistas de Roraima, que é presidida pelo senador Hiran Gonçalves, deu entrada na 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Boa Vista de uma Ação de Conhecimento, com pedido de Tutela de Urgência, pedindo à Justiça que anule o ato de mesa diretora da ALE-RR que permitiu a reeleição do deputado estadual Soldado Sampaio para comandar a instituição no biênio 2025/2026. O escritório contratado para patrocinar a causa pedida pelo Progressistas, Aragão & Tomaz ,é um dos mais conceituados de Brasília. Não custa lembrar que Denarium é filiado ao Progressistas.
Placa
Estão cada vez mais fortes os boatos de que o governador Antonio Denarium vai exonerar o secretário estadual de Educação, Mikael Cud-Rad, para nomear sua cunhada Leila Perussolo. Segundos fontes da Coluna o motivo seria somente o fato dela fazer questão de que seu nome conste na placa de inauguração do novo prédio da pasta, na praça do Centro Cívico. É mole?
Vice
O nome do coronel Marcelo Zeitone, membro da equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro, e residente atualmente em Roraima tem sido ventilado por pessoas próximas à Prefeitura de Boa Vista para ser indicado como vice-prefeito na chapa encabeçada por Arthur Henrique (MDB). Se é verdade só o tempo dirá.
Entrevista
O economista e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Getúlio Cruz vai ser entrevistado hoje, logo mais as 14h, no programa Agromais, dentro da série “É tempo da Amazônia”. O entrevistador é o economista da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Daniel Vargas, um dos pesquisadores mais experientes em economia rural daquela instituição. O tema da entrevista vai ser a questão da Amazônia e os vieses e as narrativas sobre a região assumidas pelo governo federal.
Articulação
Por falar em economistas, alguns profissionais da área andam reclamando da inércia dos dirigentes da Conselho Regional de Economia (Corecon) que não se articulam com os órgãos públicos e as empresas privadas para valorizar seus filiados. Citam como exemplo a publicação de editais de concursos públicos onde nunca constam vagas específicas para esse tipo de profissionais especializados. Está feito o apelo.
Lixo
Um morador da vicinal do Paraquedismo, na região do Água Boa, fotografou caçambas derramando lixo nas margens daquela rodovia numa demonstração clara de crime e falta de cidadania. Esta semana, eles cansaram de esperar pelos órgãos públicos – especialmente da Prefeitura de Boa Vista – e fizeram uma campanha de arrecadação de dinheiro para pagar máquinas e fazer um reparo que ameaçava cortar o tráfego naquela região. Agora, parece que terão também de pagar para retirar o lixo deixado pelos mal-educados