AFONSO RODRIGUES

Aliando à experiência

“A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido”. (Confúcio)

Na medida em que vamos vivendo, vamos armazenando experiências, vida a fora. Mas, na verdade, elas são apenas experiências. Ficam armazenadas em nossas mentes e nos ajudam a encarar o futuro. Mas, nem sempre aprendemos com o afrontamento. Os grandes pensadores do futuro nos deixaram muitos recados que nos orientam. O Aristóteles, por exemplo, nos deixou esse recado precioso: “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”. E os que têm mais experiências aprendem com mais facilidade. E é exatamente assim que muitos chegam mais rapidamente onde muitos lutam para chegar. Vamos buscando experiências nos nossos dias a dias. Mas não fiquemos limitados a elas. Faça isso todos os dias de sua vida, porque tudo que você aprende hoje vai ter influência no seu retorno. A evolução do mundo depende da nossa contribuição no mundo em que vivemos hoje. Vamos ser mais otimistas para que possamos deixar um mundo mais otimista para nossos descendentes.

Não importa sua posição social, profissional, seja o que for. O que importa mesmo é a sua consciência no seu dever de agir e atuar na sua responsabilidade no desenvolvimento da humanidade. E cada um de nós está neste palco com responsabilidade no desenvolvimento do seu papel. Então vamos desempenhá-lo da melhor maneira que pudermos desempenhar, conscientes do poder que temos em nós mesmos, para fazer o que devemos fazer da melhor maneira, e fazer. Tudo que fazemos na vida faz parte da vida. E tanto podemos fazer para o bem quanto para o mal. Mas isso não deve nos entristecer. O que importa é que ensinemos aos nossos descendentes, que devemos aprender com os erros: tanto com os nossos quanto com os dos outros. O que já está incluído no ensino da racionalidade. E quando aprendemos com o erro, não o repetimos da próxima vez. O Thomas Edson já nos disse: “Eu não estou errando, estou aprendendo a não fazer da próxima vez”. Então vamos aprender para não errar. Mas, não nos esqueçamos que no mundo do ensino o erro está sempre presente. O importante mesmo é entendê-lo como um ensino.

Dê uma paradinha e respire fundo. Esqueça, mesmo sendo difícil, tudo que não lhe interessa para seu desenvolvimento. Sorria, e o sorriso tem o poder de afastar o mau humor. A vida só é ruim para quem não sabe viver. O universo é rico e está à nossa disposição. Tudo de bom que há nele está disponível para você no momento em que você quiser. É só você aprender a ir buscar o que lhe interessa, escolha. Pense nisso.

[email protected]

99121_1460