Afonso Rodrigues de Oliveira
“Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra”. (Gandhi)
Todos os que creditam no amor sabem que não há paz sem amor. Recentemente ouvi, pela televiso, alguém fazendo perguntas às pessoas, na rua, sobre os motivos das separações nos casais atuais. As respostas a que assisti foram todas vazias. A euforia na facilidade nas comunicações está fazendo o pessoal confundir amor com desejo. E o desejo nem sempre é duradouro. Que é o que acho que está confundindo os casais despreparados para o casamento. Mas a coisa é complicada e requer muito conhecimento sobre o assunto. Que, a meu ver, é o que está faltando. Vamos maneirar, e levar a vida numa boa e com amor. Porque sem amor não há felicidade. O melhor mesmo é prestar mais atenção a um provérbio persa, que diz: “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar”. Cuidado quando tiver que dar sua opinião sobre um assunto delicado.
Uma das maiores demonstrações de amor é respeitar as outras pessoas. E quando fazemos isso estamos construindo o mundo ao nosso redor. E é só no mundo bem construído que vivemos em paz. Porque é neste mundo que aprendemos a viver a vida como ela deve ser vivida. E não podemos vivê-la com harmonia quando nos deixamos levar pelos pensamentos dos outros. Que é quando seguimos orientações que nem sempre são orientadoras do bem. O que indica que devemos ser nosso próprio timoneiro. Se nos comportarmos na direção do nosso destino, não precisamos que nos digam que vereda tomar.
Sinta-se seguro, ou segura, na sua caminhada na procura do progresso. O Universo é rico e está à nossa disposição. Tudo de que precisamos para ser feliz está ao nosso alcance. É só acreditar e ir em frente, na vereda escolhida pela racionalidade. E tudo se resume no amor. Quando nos amamos, amamos o próximo. Porque quando damos amor recebemos amor. Só recebemos como troco, o resultado do que demos. Nunca veja as outras pessoas como inferiores. Porque, embora você não perceba, é assim que elas veem você. Nunca perca seu tempo aborrecendo-se com alguém que não cumprimentou você, quando deveria cumprimentar. Cumprimente-a, independentemente da atenção ou desatenção que vier. Nunca permita que nada nem ninguém faça você se sentir infeliz. Você é que tem que mostrar quem você realmente é no que realmente é. Nada de fingimento para convencer iludindo. Ame-se sempre no que você é. A evolução depende do seu nível de racionalidade. Não se esqueça de que todos nós viemos do mesmo Universo Racional. O que nos torna todos iguais nas diferenças. Pense nisso.
99121-1460