Com Nada
* Recentemente foi divulgado no mundo inteiro, uma publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre o novo guia para uso de adoçantes, que são substâncias, tanto naturais quanto artificiais, usadas para adoçar alimentos e que contêm menos calorias que o açúcar comum. O documento noticiado, foi: “OMS lança diretriz para que adoçantes sem açúcar não sejam utilizados no controle de peso” e, prossegue: “Evidências sugerem que esse tipo de adoçante não traz benefício a longo prazo para a redução de gordura corporal e ainda pode provocar efeitos nocivos em adultos”…(Sic)… Ou seja, não adianta se empanturrar de adoçante e continuar sem se exercitar, se alimentando mal e em excesso.
Com Tudo
* A roraimense Anne Louise Sanfoneira, participará com música inédita do Festival Forró da Lua Cheia em São Paulo, considerado o maior festival multicultural da América Latina, que está em sua 31ª edição e acontecerá no período de 8 e 11 de junho. Entre os participantes deste ano estão confirmados nomes como: Elba Ramalho, 14 Bis, Ney Matogrosso, Natiruts, Black Alien, Marina Sena, Daniela Mercury, Siba, Mestrinho e Marcelo Falcão. Apesar de muito jovem Ana Louise já coleciona prêmios e participações em grandes eventos nacionais, e ter sido selecionada para participar do tradicional Festival Forró da Lua Cheia, é sem dúvida mais uma conquista.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Apoio
* A trajetória da roraimense Anne Louise Sanfoneira, começa aos 9 anos de idade, quando começou a se apresentar em eventos públicos e desde então nunca mais parou. Multiartista, a jovem de apenas 17 anos, se inspira na também sanfoneira, Lucy Alves. Ambas compõem, tocam, cantam e atuam. As duas também já dividiram palco no Boa Vista Junina de 2017.
* Anne Louise também já se apresentou com outros artistas como grupo Fala Mansa e venceu o Banda Fest, promovido pela UFRR em 2022, e o Sesc Canta Roraima em 2019. Para do Festival Forró da Lua Cheia em São Paulo, está precisando de apoio para custear a viagem. E quem desejar colaborar, pode entrar em contato com o número (95) 99171-6015.
Marajó
* Ontem, durante reunião da Comissão do Senado que debate a situação dos Yamomami, a senadora Damares Alves surpreendeu a todos declarando que quer ser governadora da Ilha de Marajó. “A gente não pode mais deixar Roraima isolado, não pode. Não sou candidata a governadora lá. Sou candidata no Marajó” – disse ela!
* “Eu quero dividir o Marajó, construir um principado e entrar como princesa regente”, declarou a parlamentar, deixando todos impactados. Até que, a discussão era sobre povo Yanomami e não sobre os moradores da Ilha de Marajó, que aliá, não pode ter candidato a Governo, porque pertence ao Estado do Pará.
No Cine Sesc
* Nesta semana, quando a homologação da Terra Indígena Yanomami completa 31 anos em meio a tragédia humanitária sem precedentes daquela etnia, finalmente uma boa noticia. A Hutukara Associação Yanomami, estará recebendo convidados para a apresentação do Documentário “Gyuri”, sobre a trajetória da fotógrafa Claudia Andujar com os Yanomami. Será nesta quarta-feira as 19h, no Cine Sesc Mecejana.
* O longa-metragem “Gyuri”, é uma história real de luta pela sobrevivência não só dos indígenas, mas também da vida da fotógrafa suíça Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, depois de se exilar no Brasil, acolheu e foi acolhida pelo povo Yanomami, a quem dedicou grande parte de sua vida.
No Cine Sesc II
* O filme, exibido no 25º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, é o primeiro longa da diretora pernambucana Mariana Lacerda, e traz outros personagens históricos da luta pela conquista do maior território indígena do Brasil: o xamã e líder político do povo Yanomami, Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, missionário católico, defensor dos povos originários.
* Além do Documentário, que tem duração de uma hora e meia, o público vai ter a oportunidade de acompanhar um bate-papo com a diretora Mariana Lacerda, o filósofo Peter Pál Pelbart e o líder indígena Ênio Mayanawa Yanomami, diretor em saúde da Hutukara Associação Yanomami.
PUBLICIDADE
#Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, Marion Filgueiras, Karla Mariane Viegas e a Lourdinha Farias.
* O Centro Universitário Estácio estará realizando nesta quarta-feira, 24, o projeto Bem Estácio Day em que os alunos dos cursos da área de saúde estarão das 15h às 20h – no Pátio Roraima Shopping – oferecendo atendimento à comunidade.
* A parceria entre o Centro Universitário Estácio da Amazônia e o empreendimento comercial envolve mais de 15 acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.
* Dentre os diversos serviços, as pessoas vão poder fazer aferição de pressão, glicemia, pulso, temperatura e saturação, tipagem sanguínea, cálculo de Índice de Massa Corpórea, fisioterapia com alinhamento ergonômico, sendo todos orientados a procurar uma unidade de saúde, caso seja detectado algum problema de saúde.
* Uma empresa de estética parceira da instituição também estará no evento realizando limpeza de pele e massagens.
PUBLICIDADE
Tá Valendo
Seletivo
* A Prefeitura de Boa Vista divulgou o edital do Processo Seletivo para contratação de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias com 208 vagas disponíveis e 878 para cadastro de reserva. As inscrições devem ser feitas através do site www.idecan.org.br até dia 23 de junho.
Convocação
* A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, deu inicio ontem a convocação dos servidores que atuam nas unidades de saúde do Estado para a renovação de contratos e reajuste salarial. Os trabalhos seguem até a sexta-feira, 26.
PUBLICIDADE